A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (1º) o calendário do futebol brasileiro para a temporada de 2026. Entre as grandes novidades estão a mudança no regulamento da Copa do Brasil, a redução dos Estaduais, o aumento no número de clubes nas Séries C e D, e a criação de mais um torneio regional.
O Campeonato Brasileiro começa em 28 de janeiro, em paralelo aos Estaduais, e termina em 2 de dezembro.
Os Estaduais foram reduzidos de 16 para 11 datas e iniciam no final de semana de 11 de janeiro. O Campeonato Paranaense, no entanto, vai ser disputado em 12 rodadas e repete os últimos anos quando utilizou uma data a mais do que o proposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
E para fechar, a entidade anunciou a criação da Copa Sul-Sudeste, além das manutenções das Copas Verde e do Nordeste. Esses torneios serão realizados entre março e junho. No entanto, os clubes classificados para a Libertadores e para a Sul-Americana não participam dos torneios regionais.
LEIA TAMBÉM:
- Athletico está perto de entrar para a história da Série B
- Coritiba divulga boletim sobre Lucas Ronier e gera preocupação
- Paraná Clube detalha valores para a venda da SAF
“Esse 1º de outubro é um dia para ficar marcado na história do futebol brasileiro. Anunciamos mudanças profundas na estrutura. Na minha posse, anunciei que os campeonatos estaduais teriam 11 datas e essa promessa foi cumprida. Essas mudanças têm dois motivos: reduzir a carga de jogos para os times da elite e aumentar acesso a competições nacionais para os times que por décadas ficam boa parte do ano sem calendário”, destacou Samir Xaud, presidente da CBF.
Copa do Brasil em fases únicas

A Copa do Brasil muda radicalmente a partir de 2026. Com 126 times, a competição nacional terá cinco fases em jogo único e todos os times da Série A do Campeonato Brasileiro entram apenas na quinta fase, a última antes das oitavas de final.
De acordo com a CBF, são 102 vagas através dos Estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C e D, Copa Verde e Copa do Nordeste, que entram em na terceira fase.
As oitavas, as quartas e as semifinais serão disputadas em partidas de ida e volta. Já a decisão será em jogo único, no encerramento do calendário do futebol brasileiro, em 06 de dezembro.

Mudanças nas Séries C e D
A CBF ainda mudou radicalmente as Séries C e D do Campeonato Brasileiro. A Terceira Divisão será disputada em 2026 por 20 clubes pela última vez e chegará a 28 equipes em 2028.
Em 2027, a Série C terá 24 times, com o atual formato e o rebaixamento de apenas dois deles. Já em 2028, a Terceirona muda o formato com a participação de 28 equipes – serão dois grupos de 14 cada, com jogos de ida e volta, e a queda de seis clubes.
Já a Série D aumenta de 64 para 96 times e tem mínimo garantido de 10 a 14 partidas por clube. Para a CBF, a expansão da Quarta Divisão estimula a performance e planejamento, além de dar um calendário mais estável e previsível.