O Cartola FC já está disponível e com o mercado aberto para os jogadores montarem seus times. Em 2021, porém, o fantasy game terá algumas mudanças para melhorar o desenvolvimento do jogo.

A grande novidade, tão esperada pelos cartoleiros, é o banco de reservas. Mas algumas pontuações também sofreram mudanças como os goleiros, que tiveram o score totalmente repaginado.

O blog Dicas do Cartola FC detalhas as mudanças para você mitar em 2021!

Banco de reservas

O banco de reservas é a grande novidade. Antes dele, acontecia muito de um jogador disponível, acabar não atuando na rodada, assim o time escalado acabava jogando com menos atletas. Nessa nova ferramenta, o cartoleiro poderá escolher um atleta para ser o suplente de cada posição: goleiro, lateral, zagueiro, meia e atacante. Ou seja, serão cinco jogadores no banco de reservas.

Mas é bom se atentar aos valores, o jogador do banco de reservas precisa ter valor igual ou inferior ao mais barato da mesma posição para que seu saldo de cartoletas não seja ultrapassado. A utilização do banco de reservas é opcional e a troca do jogador é automática. A entrada do reserva só acontecerá se o seu titular da posição não entrar em campo (seja desde o início ou no decorrer da partida).

Pontuações dos goleiros

Polêmica em 2020, pontuação de goleiros foi remodelada
Polêmica em 2020, pontuação de goleiros foi remodelada | Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes

Não haverá mais a defesa difícil, que rendia 4 pontos. Agora, toda defesa feita pelo goleiro passa a valer 1 ponto (apenas goleiros). Já cada gol sofrido deixa de valer -2 pontos e passa a ser -1. Também não haverá mais o passe incompleto para goleiros, tão criticado pelos cartoleiros na temporada passada, que rendia -0.1 (este score segue valendo para os jogadores de linha).

Pontuação para pênalti sofrido e cometido

Em 2021, o jogador que sofrer um pênalti passará a ganhar 1 ponto, já aquele que cometer a penalidade terá -1 ponto retirado da pontuação.

Fechamento do mercado

O mercado do Cartola FC agora passa a fechar 30 minutos antes do primeiro jogo da rodada da Série A - antes era 1h antes. Por exemplo, a abertura do Brasileirão será no sábado (29), às 19h, com a partida entre Bahia e Santos, desta forma, o fechamento do mercado será às 18h30.

Siga de olho no blog Dicas do Cartola FC para saber tudo sobre o game que movimenta o Brasileirão!

Participe da conversa!
0