Dicas do Cartola
Dicas do Cartola

Cartola da Copa do Mundo: como jogar, scouts, regras e abertura do mercado

Por
UmDois Esportes com assessoria do Cartola
18/11/2022 18:18 - Atualizado: 04/10/2023 19:47
Cartola da Copa do Mundo: todas as informações
Cartola da Copa do Mundo: todas as informações | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Copa do Mundo 2022 começa neste domingo (20) e, com ela, a nova versão do Cartola Express, que traz a oportunidade de os torcedores transformarem os seus conhecimentos sobre a maior competição de futebol do mundo em prêmios em dinheiro.

Após o sucesso do lançamento oficial no Campeonato Brasileiro deste ano, o fantasy game expandiu a operação para o Mundial do Catar, dando a chance dos cartoleiros escalarem os maiores craques da atualidade em seus times do game. Já na primeira rodada de disputas estarão em jogo R$ 150 mil.

O Cartola Express da Copa do Mundo está disponível apenas na versão web, acessando cartolaexpress.com.br pelo celular ou computador. E o mercado para a estreia já está aberto!

+ Veja a tabela completa de jogos da Copa do Mundo

As disputas / Regras de escalação

Para uma competição tão especial, as regras do jogo terão algumas alterações em relação às praticadas no Brasileirão. Mas o modelo segue igual, com um valor pré-determinado para ingressar na disputa e prêmios em dinheiro para os melhores pontuadores.

A tática se mantém com o esquema 4-3-3 para todos, que seguirão sem escalar treinadores em seus times e também poderão continuar fazendo a troca pré-jogo até um minuto antes do início da partida.

Dentre as novidades, destaque para o patrimônio para escalar os jogadores, que será de 160 cartoletas. Outra alteração é a escolha da defesa: os laterais e zagueiros fazem parte de um único grupo de defensores, possibilitando a escolha, por exemplo, de quatro laterais ou quatro zagueiros, sem distinção entre eles.

Formato Jogo Único

Os jogos da Seleção Brasileira em busca do hexacampeonato são sempre especiais e, por isso, terão um formato diferente: a de jogo único, onde será válida apenas a pontuação dessa partida.

Neste modelo, serão muitas as diferenças, começando pelo valor total disponível de 80 cartoletas. Serão escolhidos apenas cinco atletas, sendo quatro meias ou atacantes e um defensor, que pode ser zagueiro ou lateral. Não haverá escalação de goleiro.

O cartoleiro escolherá o craque do time, que terá a pontuação multiplicada por 1.5x. Por fim, nas disputas de jogo único, será obrigatório escolher ao menos um jogador de cada equipe.

Abertura do mercado

Na fase de grupos, o mercado será aberto a cada dois dias, valendo os jogos do período para a pontuação. Na primeira rodada, devido ao jogo isolado entre Catar e Equador no domingo, a disputa terá três dias de duração, englobando as partidas dos grupos A, B, C e D, se encerrando no dia 22.

Na sequência, serão abertas as disputas que contemplam os grupos E, F, G e H, disputadas nos dias 23 e 24 de novembro, e assim por diante nos demais jogos.

Nova Pontuação

Durante a Copa do Mundo, os scouts do Cartola Express serão feitos pela empresa Opta, que atende às áreas de análise de desempenho de grandes seleções e clubes do futebol mundial. Diferentemente do que acontece no Brasileirão, não haverá revisão da pontuação pela equipe editorial.

Entre as principais diferenças, está a pontuação dos goleiros, que terão algumas formas de marcar pontos com scouts exclusivos e um bônus maior do que o distribuído para os defensores para jogos sem sofrer gols.

Já nas estatísticas ofensivas, o gol passa a valer 15 pontos, enquanto a assistência sete. Nas chances criadas, será computado o passe para finalizações que não resultam em gol. A finalização considera apenas aquelas na direção da meta, defendidas pelo goleiro ou espalmadas, seja para a trave ou escanteio. Este modelo não considera finalizações direto na trave ou para fora - portanto, elas não pontuam no game.

Nos fundamentos defensivos, mais diferenças na forma de pontuar. Desarme e interceptação são marcados separadamente, mas com o mesmo valor de 1.3 ponto, assim como a rebatida e o bloqueio de finalização, quando um jogador impede a finalização de um adversário.

O bônus de jogo sem sofrer gol, conhecido no Cartola como SG, será de 5 pontos para os defensores e 10 para os goleiros. O jogo sem sofrer gol só será válido para as posições de defesa. No entanto, para ganhar o bônus é obrigatório atuar a partida inteira. Jogadores substituídos, expulsos ou que saiam do banco de reservas durante a partida não recebem o SG, mesmo que sua seleção termine o jogo sem sofrer gol.

Por fim, serão concedidos 7 pontos extras a todos os jogadores em caso de vitória. Contudo, é necessário que o atleta atue o jogo inteiro ou pelo menos 90 minutos - caso a partida vá para a prorrogação. Disputas por pênaltis após a prorrogação não serão consideradas.

Confira abaixo a pontuação do Cartola Express para a Copa do Mundo:

Pontuações exclusivas para goleiros:
Defesa: 3
Extra de vitória: 7
Gol sofrido: -2.5
Jogo sem sofrer gol: 10

Pontuações defensivas:
Jogo sem sofrer gol (SG): 5
Rebatida (RBA): 1.3
Interceptação (INT): 1.3
Desarme (DS): 1.3
Bloqueio de finalização (BF): 1.3

Pontuações ofensivas
Assistência (A):  7
Chance criada (CH):  3
Gol (G): 15
Finalização a gol (FG): 5

Veja também:
Athletico perde em Porto Alegre e Osorio não era o técnico
Athletico perde em Porto Alegre e Osorio não era o técnico
Cuca vê "jogo atípico" do Athletico e até oito jogadores abaixo da média
Cuca vê "jogo atípico" do Athletico e até oito jogadores abaixo da média
Athletico perde para o Grêmio e encerra sequência de vitórias com Cuca
Athletico perde para o Grêmio e encerra sequência de vitórias com Cuca
Confederação Brasileira de Esgrima vê erro grave na final do Pré-Olímpico e recorre à entidades internacionais
Confederação Brasileira de Esgrima vê erro grave na final do Pré-Olímpico e recorre à entidades internacionais
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Dicas do Cartola
Veja os palpites para os jogos da 38ª rodada do Brasileirão 2023
Série A

Veja os palpites para os jogos da 38ª rodada do Brasileirão 2023

Cartola: Dicas para pontuação, valorização e mais escalados para a 38ª rodada
Dicas do Cartola

Cartola: Dicas para pontuação, valorização e mais escalados para a 38ª rodada

Veja os palpites para os jogos da 37ª rodada do Brasileirão 2023
Série A

Veja os palpites para os jogos da 37ª rodada do Brasileirão 2023