Balanço

Vice-líder, Coritiba usa 32 atletas na primeira fase do Estadual e termina etapa em baixa

Coritiba x Athletico Atletiba Paranaense 2024

Em meio a um momento conturbado, o Coritiba finalizou a primeira fase do Campeonato Paranaense em baixa, mas com a vice-liderança. Nos 11 jogos, o time de Guto Ferreira teve vitórias importantes, mas encerrou a etapa somando três partidas sem vencer na competição.

continua após a publicidade

No total, o Alviverde teve seis vitórias, três empates e duas derrotas. Somou 22 gols e tomou 11. A eliminação precoce na Copa do Brasil, para o Águia de Marabá, e a sequência sem vencer no Paranaense, no entanto, mostram que a equipe ainda tem muito a evoluir.

Guto Ferreira utilizou 32 atletas diferentes para compor o elenco coxa-branca durante a maratona. Entre os usados, dez são da base alviverde, o que mostra que o Coxa quer explorar os jovens neste ano. Por outro lado, os reforços contratados para a temporada também tiveram protagonismo nas escalações.

+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024

continua após a publicidade

Logo nas primeiras rodadas do Estadual, o meia Matheus Frizzo e o atacante Figueiredo se tornaram o diferencial da equipe. Frizzo foi o vice-artilheiro, com três gols, e Figueiredo foi o segundo com mais assistências, duas no total, além de um gol.

O meia foi o mais utilizado por Guto Ferreira na temporada e jogou todos os 12 jogos. Robson, artilheiro da equipe com nove gols, foi o segundo mais usado, em 11 partidas.

Dos reforços, Vini Paulista também foi bastante utilizado na primeira fase, chegou até a ganhar o apelido de “motorzinho” de Guto Ferreira em uma coletiva de imprensa. Ao todo, fez nove jogos, sendo oito como titular.

continua após a publicidade

Surpresas

Matheus Frizzo, jogador do Coritiba

Além de Frizzo e Figueiredo, que surpreenderam pela facilidade de adaptação, outros dois jogadores do Coxa também ganharam mais minutos e mostraram habilidade na primeira fase do Paranaense.

Criado na base coxa-branca, o volante Geovane Meurer, de 21 anos, estreou no profissional alviverde e soma 430 minutos jogados em nove jogos desde então.

Outro destaque no elenco é o zagueiro Maurício Antônio. Diferente de 2023, quando jogou apenas três partidas, o defensor ganhou protagonismo nesta temporada e completou nove jogos.

Na primeira fase da Copa do Brasil, quando o Coxa foi eliminado pelo Águia de Marabá, a ausência do zagueiro, que ficou no banco, gerou reclamação por parte dos torcedores. O atleta foi poupado por risco de lesão grave.

Apareceram menos

Rodrigo Gelado, lateral do Coritiba

O lateral Rodrigo Gelado é o que menos teve minutos em campo até agora entre os reforços contratados.

Reserva de Jamerson, o jogador de 20 anos compete com a força física e experiência do titular. Ao todo, Gelado fez seis jogos, sendo quatro como titular.

Contratado no início de fevereiro, o zagueiro Marcelo Benevenuto ainda não teve muitas oportunidades na zaga. No Paranaense, jogou duas partidas, no empate com o Maringá e na derrota para o Cascavel.

Lesões marcaram primeira fase

Em 41 dias de temporada e 12 jogos, o Alviverde acumula nove atletas no DM. Tantas lesões em pouco tempo, da defesa ao ataque, são motivos para ligar o alerta no clube.

Os desfalques na fase mais importante do Estadual contemplam atletas em todos os setores do campo: os zagueiros Thalisson e Maurício Antônio, os volantes Andrey, Fransérgio e Geovane Meurer, o meia Vini Paulista e os atacantes Brandão, Figueiredo e Éberth.

Maurício Antônio está sendo poupado há dois jogos por risco de lesão grave. O caso mais sério foi de Thalisson, que precisou fazer cirurgia no ombro e está em recuperação. O restante dos atletas sofreu lesão muscular e está em tratamento com fisioterapia.

Fransergio e Éberth: Lesão muscular na coxa direita. Tratamento com fisioterapia.
Vini Paulista: Lesão muscular na posterior esquerda. Tratamento com fisioterapia.
Brandão: Lesão muscular na posterior direita. Tratamento com fisioterapia.
Andrey e Figueiredo: Edema muscular. Tratamento com fisioterapia.
Geovane Meurer: Lesão muscular. Ainda sem confirmação sobre o tratamento.

Veja todos os atletas utilizados

Exit mobile version