Liberação

STJD libera presença parcial de torcida do Coritiba contra o Botafogo

Por
Rafaela Rasera
28/11/2023 18:37 - Atualizado: 28/11/2023 20:29
Couto Pereira.
Couto Pereira. | Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) liberou a presença da torcida do Coritiba no jogo contra o Botafogo, nesta quarta-feira (28), no Couto Pereira, às 21h30.

De acordo com a relatoria do STJD, apenas o anel inferior ficará interditado e materiais da torcida organizada Império Alviverde e Mancha Alviverde não poderão entrar no estádio.

Pela mesma decisão, o Cruzeiro também terá torcida na partida contra o Athletico, nesta quinta (30), às 20h, no Mineirão. O clube mineiro anunciou na tarde desta terça nas redes sociais que a presença havia sido liberada.

O vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua, relator da decisão, manteve parcial interdição dos estádios nos locais destinados às torcidas organizadas. No Couto, o anel inferior estará interditado e no Mineirão, o setor amarelo.

Coritiba pede esclarecimentos ao STJD e cita Lei Geral do Esporte

O Coritiba, via nota oficial, afirmou que apresentou embargos de declaração ao STJD para entender a "abrangência da decisão", pois a Lei Geral do Esporte prevê obrigatoriedade de 48 horas de antecedência em relação ao evento para o início de vendas de ingressos.

O Coxa também citou que encaminhará o plano de segurança da partida para os respectivos órgãos competentes antes de emitir comunicado oficial aos torcedores coxas-brancas.

O julgamento entre as duas equipes, por conta da briga na Vila Capanema, na partida entre Coritiba e Cruzeiro, pela 34ª rodada, aconteceria nesta segunda (27), mas foi remarcado para a próxima semana, por conta de um erro no processo. Por conta do adiamento, os dois clubes entraram com pedido para liberação da presença de torcedores nos jogos como mandantes.

Confira a decisão do STJD, na íntegra

"Inicialmente entendo tratar-se de nova decisão diante dos pedidos vindicados por ambas as equipes, eis que agora como relator da presente Medida Inominada.

A competência para afastamento da Torcida Organizada já era matéria pacificada na Corte e com o advento da nova Lei Geral do Esporte, restou ainda mais evidente.

Todo o fato se deu exclusivamente por atitude de membros de Torcidas Organizadas identificadas pela Polícia Militar e, inclusive pelo Ministério Público do estado de Minas Gerais[1], que expediu Recomendação a Federação Mineira de Futebol de banimento das organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente por 01 (hum) ano.

Também postulou a proibição de permanência das respectivas torcidas por igual período em um raio e 5km dos Estádios.

De igual sorte, restaram identificadas as organizadas responsáveis pela confusão por parte do Coritiba SAF, são elas a Mancha Alviverde e Império Alviverde.

Diante das maiores e completas informações trazidas, na esteira de decisões similares já adotas por este Tribunal e, tendo em vista a não realização do julgamento de piso até a presente data, DEFIRO o pedido constante nas petições de fls.43 e 49 de ambos as equipes, da forma abaixo relatada.

i - A INTERDIÇÃO parcial dos Estádios nos lugares reservados a permanência das Torcidas Organizadas como mandante, sendo por parte do Coritiba (Couto Pereira) o ANEL INFERIOR, e do Cruzeiro (Mineirão) do setor denominado AMARELO;

ii - A PROIBIÇÃO do ingresso/presença/permanência das Torcidas Organizadas do Coritiba, Império Alviverde e Mancha Alviverde e do Cruzeiro, Máfia Azul e Pavilhão Independente, concernente na responsabilidade das equipes Requerentes de NÃO permitir o ingresso de qualquer indivíduo que esteja trajando vestimentas, equipamentos, acessórios e outros, com referência as torcidas citadas.

iii - Mantenho a carga de ingressos como visitante de ambos os Requerentes suspensas, eis que predominantemente adquiridas pelas Torcidas Organizadas;

iv - A decisão tem efeito imediato e tem validade até a decisão de mérito a ser proferida nos autos principais.

À Secretaria para intimação imediata das partes”, despachou o auditor Felipe Bevilacqua.

A Medida Inominada entrou na pauta da próxima sessão do Pleno, agendada para o dia 7 de dezembro, a partir das 12h" despachou o relator.

Confira a nota do Coritiba, na íntegra

O Coritiba SAF informa que, em virtude da decisão proferida nesta tarde pelo STJD, nos autos da medida inominada n⁰ 377/2023 que, entre outras questões, determina a liberação parcial de público para os jogos no Estádio Couto Pereira até a realização do julgamento, foram adotadas as seguintes medidas:

1: Apresentação de embargos de declaração ao STJD para esclarecer a abrangência da decisão em relação à partida a ser realizada nesta quarta-feira, entre Coritiba e Botafogo, no Estádio Couto Pereira, à luz do que dispõe o artigo 143 da Lei Geral do Esporte, que prevê a obrigatoriedade de disponibilização de ingressos aos torcedores com, no mínimo, 48h de antecedência à realização do evento.

2: Encaminhamento do plano de segurança da partida para aprovação pelos respectivos órgãos competentes.

O Clube aguarda manifestação do STJD a respeito do item 1 acima. Também espera confirmação dos órgãos de segurança quanto a viabilidade de realização da referida partida com a presença de público, devido a exiguidade de tempo, cuja manifestação está prevista para ocorrer somente na manhã desta quarta-feira.

Neste sentido, a eventual confirmação da realização da partida com a presença de público e a consequente adoção das medidas operacionais, tais como, abertura para realização de check in e venda de ingressos, somente poderá ocorrer após o atendimento das demandas referidas nos itens 1 e 2 acima.

Por fim, tão logo seja possível, o Clube divulgará mais informações.

Veja também:
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Time de ex-Paraná Clube elimina Cristiano Ronaldo da Champions Asiática
Time de ex-Paraná Clube elimina Cristiano Ronaldo da Champions Asiática
Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil
Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil
Destaque do Operário acerta renovação de contrato
Destaque do Operário acerta renovação de contrato

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), gosto de contar as boas histórias que o esporte proporciona....

twitter
+ Notícias sobre Coritiba
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Mudança

Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B

Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil
Titular no Brusque

Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil

O que o Coritiba e o Mirassol de Mozart na Série B têm em comum?
Campanhas

O que o Coritiba e o Mirassol de Mozart na Série B têm em comum?

STJD libera presença parcial de torcida do Coriti...