O técnico Fernando Seabra destacou a importância da preparação do Coritiba para o confronto com o Fluminense, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam na próxima quinta-feira (8), às 21h30, no Maracanã.
Depois de utilizar a pausa da Data Fifa para recuperar jogadores e ajustar o condicionamento do elenco, o treinador espera um Coxa mais fortalecido diante de um adversário que ocupa o G4 da competição.
“Sabemos que temos pela frente um adversário muito duro e um jogo muito importante para nós, que é contra o Fluminense”, afirmou Seabra, em entrevista coletiva.
O Coritiba tenta reagir após a goleada por 5 a 0 sofrida para o Vasco antes da paralisação. O Alviverde ocupa a nona colocação, com 38 pontos, e está a sete dos 45 estabelecidos internamente como primeira meta para garantir a permanência na Série A.
Já o Fluminense vive uma situação diferente. O Tricolor carioca é o quarto colocado, com 48 pontos, e tenta se consolidar na zona de classificação direta para a Libertadores. Na última rodada, a equipe venceu o Corinthians por 3 a 1, fora de casa.
Fernando Seabra aproveita pausa para recuperar jogadores
A interrupção do Brasileirão veio em boa hora para o Coritiba. Antes da Data Fifa, o clube chegou a ter oito jogadores entregues ao departamento médico, além de atletas que vinham atuando com limitações físicas. Segundo Seabra, alguns jogadores não conseguiam cumprir normalmente a rotina de treinamentos durante a semana.
“Foi muito importante para a gente ter esse momento. Tínhamos alguns jogadores — até comentei o caso do Thiago [Santos] na última coletiva — que vinham jogando com sacrifício e encontrando dificuldades para manter uma rotina normal de treinamentos durante a semana”, explicou.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F09%2Ffernando-seabra-coritiba-vasco.jpg)
O treinador também citou a situação dos reforços contratados durante a temporada. Alguns deles precisaram entrar em campo antes de atingir a condição física considerada ideal pela comissão técnica.
“Alguns jogadores chegaram ao clube ainda sem ritmo de treino e de jogo e já estavam precisando entrar. Havia também muitos atletas em processo de transição do departamento médico. Eles trabalharam durante os dias em que o elenco que vinha jogando e viajando teve folga”, disse.
Conforme o UmDois Esportes noticiou, os laterais Tinga e Felipe Jonatan e o atacante Brian Ocampo voltaram a participar das atividades com o grupo principal. O atacante Keno também retornou aos treinamentos após se recuperar de uma tendinopatia no joelho, mas não poderá enfrentar o Fluminense por uma questão contratual.
Coritiba controla cargas em atividade coletiva
Para encerrar uma das etapas da preparação, a comissão técnica promoveu uma atividade coletiva com três equipes. O trabalho foi dividido em três períodos de 35 minutos, com a carga individualizada de acordo com a condição física de cada atleta.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F09%2Frichard-coritiba.jpg)
“Cada jogador teve seu volume ajustado ao momento e à fase em que se encontra, seja de condicionamento ou de recuperação. Alguns fizeram 70 minutos; outros, 35; e outros, 15 ou 20 minutos”, detalhou Seabra.
A programação permitiu que os jogadores em recuperação fossem reintegrados gradualmente ao elenco. Ao mesmo tempo, reforços como Richard, Nicolás Fonseca e Fabrício Bustos ganharam mais ritmo e entrosamento com os companheiros.
“Aos poucos, durante esta semana, puderam fazer o processo de transição e reintegração às atividades normais do grupo. Existe todo um processo de recuperação desses diferentes casos e de readaptação aos treinamentos”, acrescentou.
Coritiba trabalha velocidade antes de enfrentar o Fluminense
Além da recuperação física, Fernando Seabra aproveitou o período sem partidas para retomar princípios do modelo de jogo do Coritiba. Um dos focos foi aumentar a velocidade na execução das jogadas.
“Também pudemos passar por algumas situações do nosso jogo, por aspectos nos quais precisamos retomar um ritmo importante e pela capacidade de fazer as coisas com velocidade”, afirmou.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F09%2Fjosue-coritiba-recorde-assistencias-brasileirao.jpg)
O treinador aprovou a resposta dos jogadores durante os treinamentos e acredita que a equipe aproveitou bem o período de preparação. “Isso foi colocado em prática durante a semana e na atividade de hoje. Aproveitamos muito bem e fomos muito assertivos, tanto no conteúdo quanto na atitude nos treinamentos, para otimizar esta preparação”, completou.
O duelo também abre uma sequência importante para as pretensões do Coritiba no Brasileirão. Depois de visitar o Fluminense, o Coxa recebe o Botafogo no dia 12 de outubro, aniversário do clube, e encara o Atlético-MG na Arena MRV.