Com a nota 9,3, o goleiro Pedro Morisco, do Coritiba, foi eleito o melhor jogador da primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A pela plataforma Sofascore. A alta pontuação aconteceu mesmo com a derrota do Coxa por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, na estreia da equipe na competição.

Sendo o goleiro que mais realizou defesas na rodada, com nove, e também o que mais acertou passes longos, com dez, Morisco ficou à frente de jogadores de linha, como Danilo, do Botafogo, que teve nota 8,9, e Gabriel Menino, do Santos, com 8,7.

A atuação, que caminhava para ser praticamente perfeita, teve um único “arranhão” aos 47 minutos do segundo tempo, quando o Bragantino marcou o gol da vitória no Couto Pereira.

Essa foi a terceira maior nota recebida por Morisco desde que estreou pelo profissional do Coritiba, em dezembro de 2023, de acordo com os dados da plataforma. Em 2024, o goleiro alcançou a nota perfeita de 10 na vitória sobre o CRB, pela 16ª rodada da Série B, a maior já registrada por um atleta do clube no Sofascore, além de um 9,8 diante do América-MG, na 11ª rodada da competição.

https://twitter.com/SofascoreBR/status/2017221260606947553?s=20

Coritiba não pensa em saída

Depois de encerrar 2025 em alta, como um dos principais nomes da campanha do título do Coritiba na Série B, Morisco iniciou as férias valorizado e passou a ser alvo de sondagens de clubes do mercado nacional. Flamengo e Bahia foram equipes que demonstraram interesse no goleiro.

Em 2025, ainda com 21 anos, Morisco foi o goleiro titular mais jovem entre os clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Agora com 22 anos, completados em janeiro, o jogador repete a marca na Série A em 2026, já que os goleiros titulares incontestáveis mais jovens da elite são Gabriel Brazão, do Santos, de 25 anos, e Hugo Souza, do Corinthians, de 26.

Internamente, o Coritiba trata Morisco como um ativo estratégico e planeja fazer, no futuro, a maior venda da história do clube com o jogador. A diretoria acredita que a disputa da Série A pode valorizar ainda mais o atleta, que tem contrato com o Coxa até o fim de 2027.

Ao término da última Série B, o head esportivo do Coritiba, William Thomas, reforçou que uma eventual saída de jovens destaques só acontecerá mediante um “preço justo”, de acordo com o desempenho e o margem de evolução de cada atleta. Na ocasião, a declaração fazia referência direta a Morisco e também ao atacante Lucas Ronier.

Aos 22 anos, Morisco entrou de vez no radar de grandes clubes após a campanha do título. Ele terminou a Série B como o goleiro com mais jogos sem sofrer gols na competição com foram 17 partidas sem ser vazado em 30 jogos disputados. O número é ainda mais expressivo considerando que o atleta perdeu os oito primeiros jogos do campeonato após sofrer uma lesão na fase final do Campeonato Paranaense.

https://twitter.com/SofascoreBR/status/2017311856101363897?s=20

Siga o UmDois Esportes