Reforço

Números, perfil e carreira: conheça Guillermo, novo zagueiro do Coritiba

Guillermo de los Santos, o novo uruguaio coxa-branca

O torcedor do Coritiba tem mais um reforço para acompanhar de perto na temporada 2022. O zagueiro uruguaio Guillermo é a quinta contratação da diretoria para o ano. Anunciado na última quarta-feira (12), o jogador chega ao Brasil para a sua primeira experiência no país, depois de defender a Universidad Católica nas últimas cinco temporadas.

continua após a publicidade

O defensor assinou contrato até o final de 2022, com possibilidade de renovar por mais um ano. Ele agora aguarda o nome ser regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

O UmDois Esportes apresenta mais sobre o perfil e as características do jogador de 30 anos que chega para brigar por uma vaga na zaga alviverde.

Guillermo de los Santos, novo reforço do Coritiba

Quem é Guillermo

Nascido em Montevidéu, no Uruguai, Guillermo Daniel de los Santos Viana tem 1,81m e foi revelado pelo Cerro, do Uruguai, onde ficou de 2011 a 2013. De lá seguiu para o Nacional-URU, clube no qual foi campeão na temporada 2014/2015.

continua após a publicidade

Em setembro de 2015, quando já defendia o Defensor Sporting, sofreu uma lesão no ligamento do joelho, aos 25 anos, e ficou afastado por seis meses. A chegada à Universidad Católica-EQU veio em agosto de 2017, onde se transformou em um dos líderes da equipe.

Em quatro temporadas, ele disputou 116 jogos e marcou quatro gols – o último anotado na Libertadores 2021, na partida contra o Liverpool-URU, pela primeira fase da competição. A temporada onde mais esteve em campo foi em 2018, quando disputou 39 partidas na temporada.

Guillermo também defendeu o Uruguai jogando pela seleção sub-22 nos Jogos Pan-Americanos em 2011 e também no Mundial sub-20. Antes de acertar com o Coxa, ele tinha uma proposta do Barcelona de Guayaquil.

continua após a publicidade
https://www.youtube.com/watch?v=wQMqvzF2nTY

Perfil

A jornalista Carlita Ayala, da Goltv Ecuador, acompanhou de perto os passos de Guillermo em sua passagem de 2017 a 2021 na Universidad Católica-EQU e falou mais sobre as características do jogador.

“Muito bom jogador, e foi muito regular nos quatro anos em que esteve na Universidad Católica. Um líder muito aguerrido na defesa. Acredito que ele pode brigar pela titularidade, a depender, obviamente, de muitos fatores, principalmente na adaptação em seu novo clube”.

A boa antecipação e jogo aéreo são alguns dos pontos fortes do uruguaio.

“Aqui no Equador ele deixou uma impressão muito boa em termos de regularidade, bom ritmo de jogo e contribuição para o time. Em uma temporada, por uma necessidade da equipe, jogou como lateral e se saiu bem, mesmo jamais tendo jogado nessa posição. Acredito que se possa, sim, ser um bom reforço, ele oferece muita segurança em seu setor e, se mantiver o nível futebolístico que mostrou na Católica, e por sua experiência, pode contribuir muito.

+ Mercado da bola: siga o vai e vem do Coritiba e do futebol brasileiro

O jornalista Stalin Cobeña, da Rádio Cobertura 104.1 Fm, de Quito, também acompanhou a passagem do zagueiro pelo Equador.

“É um jogador forte, muito aguerrido, com muita gana de atuar bem. Chega bem por cima, e costuma ir bastante à área nos escanteios, ataca e defende bem. É um pouco lento no um contra um, não é tão rápido, mas tem boa técnica. É um jogador típico central forte, sobretudo no jogo aéreo e posicionamento, e também tem bom comportamento”.

Drama familiar

O zagueiro passou por um drama familiar no dia 2 de outubro de 2014. Aos 23 anos, quando jogava no Nacional, ele perdeu a sua esposa, que faleceu vítima de um câncer. Na época, a filha do jogador, Ainara, tinha apenas um ano e meio. No dia do falecimento, o Nacional, de luto, suspendeu todas as atividades.

“Tudo começou em 2012, quando minha filha nasceu e ela (esposa) foi diagnosticada com tumores nos ovários. A partir daí as coisas pioraram. E era uma questão de tempo, esperar um milagre ou o que aconteceu, infelizmente”, disse o jogador em entrevista ao jornal Referí, na época do falecimento.

Reportagem do jornal Referí, sobre o falecimento da esposa de Guillermo, em 2014
https://www.youtube.com/watch?v=PBGkWECJcps

Guillermo de los Santos, temporada a temporada

2016 – Defensor Sporting-URU – 16 jogos
2017 – Defensor Sporting-URU – 35 jogos e Universidad Católica-EQU – 15 jogos
2018 – Universidad Católica-EQU – 39 jogos
2019 – Universidad Católica-EQU – 33 jogos
2020 – Universidad Católica-EQU – 24 jogos
2021 – Universidad Católica-EQU – 25 jogos

Exit mobile version