Coritiba tem "apagão" no segundo tempo e desperdiça chance de liderar a Série B

O Coritiba sofreu um apagão e acabou sendo derrotado de virada pela Ferroviária por 2 a 1, nesta sexta-feira (2), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Com o resultado, a equipe perdeu a chance de dormir na liderança e pode deixar o G4 nesta sexta rodada.
O jogo teve dois cenários, com um primeiro tempo mais perigoso do Coritiba e uma etapa final em que o time recuou e viu a Ferroviária crescer, dominar e virar o jogo. Quando tinha a vitória, o Coxa estava na liderança da tabela, mas com a virada vai à quarta posição e pode terminar a rodada fora da zona de classificação.
A primeira grande oportunidade do Coritiba no jogo foi aos 16 minutos, quando Lucas Ronier aproveitou um erro na saída de bola do goleiro Dênis Júnior e quase marcou, mas o arqueiro se redimiu e conseguiu espalmar.
Veja também
+ Ídolo do Coritiba relembra 8 a 0 em ano do acesso histórico com Athletico
+ Contratação do Athletico no final dos anos 90 mudou a vida de volante do Coritiba
+ Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Logo no lance seguinte, o zagueiro Guilherme Aquino recuperou uma bola no meio de campo e iniciou a jogada do primeiro gol do Coxa. O volante Filipe Machado tocou, Josué fez o corta-luz e ajudou a bola a chegar em Gustavo Coutinho, que estava sozinho na entrada da área, e abriu o placar aos 18 minutos em Araraquara.
Depois que o placar foi aberto, a Locomotiva tentou chegar mais vezes, e teve um chute no travessão de Pedro Rangel. Do lado coxa-branca, as oportunidades diminuíram, Josué criou mais uma chance e Alex Silva chutou raspando pelo gol.
Coritiba teve apagão e viu Ferroviária virar o jogo
No segundo tempo a Ferroviária teve mais uma bola no travessão e quase empatou logo nos primeiros minutos. Na jogada, a bola ainda sobrou com o time grená e Pedro Rangel salvou.
O Coxa voltou muito recuado no segundo tempo, abriu mão de atacar e deu liberdade para a Locomotiva atuar, em uma mudança na postura defensiva em relação ao primeiro tempo. Com isso, o gol da Ferroviária foi apenas uma questão de tempo e o time empatou aos 18 minutos com Carlão.
A pressão seguiu alta por parte do time da casa, que teve grandes chances de virar o jogo. Nos primeiros 20 minutos da etapa final, o Coritiba abdicou de jogar e, recuado, precisou aguentar a blitz da Locomotiva. O respiro coxa-branca veio nos lances de bola parada, quando conseguiu levar certo perigo.
Ainda assim, a Ferroviária seguiu dominando o jogo. Aos 35 minutos. Carlão fez mais um e virou o jogo dentro de casa.
Coritiba sofreu primeira derrota para Ferroviária na história
Depois de sofrer a primeira derrota para o Remo na história, o Coritiba também perdeu pela primeira vez para a Ferroviária. Os times só se encontraram três vezes desde que foram fundados, as duas primeiras em 1995, durante a disputa da Segunda Divisão daquele ano.
O Coxa teve uma vitória de goleada por 8 a 0 naquele ano, no Couto Pereira, a maior sofrida pela Locomotiva na história. No outro jogo, os times empataram em 0 a 0 em Araraquara.
Tabela e próximos jogos de Ferroviária e Coritiba
Com 10 pontos em seis jogos, o Coxa perdeu a chance de dormir na liderança da Série B ao abrir mão da vitória. O Coxa então cai para a quarta posição, mas ainda pode ser ultrapassado e terminar fora do G4. O time tem mais um jogo fora de casa e visita o Goiás, no próximo sábado (10), às 18h30.
A Ferroviária chega aos nove pontos e vai à 11ª posição. O time visita o invicto Novorizontino na próxima rodada, na segunda-feira (12), às 19h.
Gols e melhores momentos de Ferroviária x Coritiba
Ficha Técnica
Ferroviária 2 x 1 Coritiba
Série B – 6ª rodada
Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Maycon e Eric Melo (Zé Mário); Ricardinho, Alencar (Thiago Lopes) e Netinho; Juninho (Igor Bolt), Ian Luccas (Albano) e Carlão. Técnico: Vinicius Bergantin.
Coritiba: Pedro Rangel; Alex Silva, Guilherme Aquino, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado (Geovane), Sebastián Gómez e Walisson (Vini Paulista); Lucas Ronier (RUan Assis), Josué (De Pena) e Gustavo Coutinho (Brumado). Técnico: Mozart.
🗓️ Data e horário: sexta-feira, 2 de maio de 2024, às 21h35.
📍 Local: Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
🔎 Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).
🚩 Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA).
🖥️ VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO).
⚽ Gols: Gustavo Coutinho, aos 18' do 1º T (CFC); Carlão, aos 18' e 35' do 2º T (FER).
🟨 Cartões Amarelos: Eric Melo (FER); Josué, Lucas Ronier, Bruno Melo (CFC).
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum.
🏟️ Público: Em atualização.
💸 Renda: Em atualização.