Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil

O jogo entre Brusque e Athletico, primeiro desafio da terceira fase da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (1º), terá um embate com uma antiga promessa do Coritiba dentro da Arena Joinville.
O meia Biel já foi considerado um jogador promissor na base alviverde, mas acabou deixando o clube com poucos jogos no profissional.
Antes de ir para o Brusque em definitivo, o jogador foi emprestado pelo Coxa entre as temporadas de 2023 e 2024 para ganhar rodagem. Sem se firmar no Alviverde, foi contratado pelo time catarinense, onde tem contrato até o fim da Série C.
Veja mais
+ Coritiba investe pesado e fecha 2024 com prejuízo milionário
Pelo Quadricolor, o meia tem tido protagonismo e deve ser titular no jogo contra o Furacão. Em toda a temporada, Biel iniciou 15 dos 17 jogos do Brusque, 10 pelo Campeonato Catarinense, três na Série C e os dois da Copa do Brasil.
Na Terceira Divisão, o jogador tem feito a diferença para a campanha invicta da equipe até o momento e marcou o gol da vitória sobre o Guarani, na segunda rodada. O Brusque é o quinto colocado, com 2 vitórias e um empate.
Biel chegou ao Coritiba aos nove anos

O meia curitibano chegou ao Coxa com nove anos, quando ingressou nas categorias de base e passou a frequentar o CT da Graciosa.
O atleta foi formado ao lado de jogadores que seguem no Coxa, como o goleiro Pedro Morisco, o zagueiro Thalisson, os atacantes Lucas Ronier e Ruan Assis, entre outros.
Em 2021 ele foi campeão da Copa do Brasil sub-20 com a vice-artilharia entre os jovens do Coxa. Foram cinco gols em oito jogos. A conquista inédita foi um marco para a base alviverde.
Junto ao Coritiba, Biel ainda levantou outras taças durante a formação na base, conquistando o Campeonato Paranaense sub-20 em 2022 e o sub-15 em 2016.
Meia teve pouco espaço no Coritiba pelo profissional

Apesar de uma trajetória vitoriosa durante as categorias de base, Biel teve poucas chances no profissional e não conseguiu corresponder dentro de campo. Ele fez apenas 17 jogos pelo Coxa.
A temporada que ele mais apareceu foi em 2022, quando fez 11 jogos e fez parte da campanha do título paranaense do Coxa sobre o Maringá. Ainda assim, ele foi titular só duas vezes durante o Estadual. Em 2023, foi emprestado ao Novorizontino, mas só jogou 13 partidas.
Os primeiros gols de Biel no futebol profissional só apareceram quando ele esteve emprestado ao Paysandu, em 2024. No Papão, ele disputou 21 jogos e marcou cinco gols, mas perdeu espaço durante a disputa da Série B.
Adversário do Athletico, Brusque tem outros ex-Coritiba
Além de Biel, o Brusque tem outros atletas que passaram pelo Coritiba. O que mais se destaca é o meia Robinho. Camisa 10 do Brusque, ele não vem sendo titular nos últimos jogos, mas já soma duas assistências em oito partidas.
Além dele, o time conta com o meia Thomaz, que passou pela base do Coxa, e o atacante Paulinho Moccelin, que teve uma passagem discreta de 10 jogos no Alto da Glória em 2015.