Letal em Atletiba, ex-atacante do Coritiba quase começou carreira no Athletico

O angolado Geraldo foi um dos personagens do Coritiba entre os anos 2010 e 2014, principalmente pelos gols marcados durante Atletibas, dois deles em finais do Campeonato Paranaense. Porém, antes de estrear pelo Coxa, ele quase começou no rival Athletico.
Em entrevista ao UmDois Esportes, nesta quarta-feira (8), o jogador, que atualmente está na Turquia, contou mais sobre a história de quando foi oferecido ao Furacão.
Veja mais
+ Dez anos depois, Geraldo, ex-Coritiba, veste a carapuça de carrasco do Athletico
+ Athletico se junta ao Coritiba e anuncia patrocínio de empresa paranaense
O atacante chegou aos 14 anos no Brasil e foi para as categorias de base do Andraus. O empresário Nadim Andraus Filho conhecia a Escola Roberto de Castro, de Luanda, capital da Angola, onde Geraldo aprendeu a jogar futebol.
"Eu jogava na escola e na seleção sub-15, e tinha um treinador brasileiro, o Djalma Campos, que conhecia a escola do Nadim. Então ele entrou em contato, disse que tinha um jogador da seleção sub-15 que jogava muito bem. E perguntou se eles tinham interesse de me chamar, eu fui fazer um teste e me chamaram para jogar lá", contou.
Enquanto jogava no Andraus, Nadim o ofereceu ao Athletico. Geraldo chegou a disputar a Taça BH e a Taça São Paulo, de juniores, até chegar ao Coritiba. No Coxa, o atacante ficou um ano treinando com o elenco e estreou no futebol profissional em 2010.
"Eu fui fazer um teste na Udinese, da Itália. Fiquei lá cinco meses, não fui aprovado e voltei com 16 anos para o Brasil. Eu fui fazer um amistoso contra o Coritiba pelo Andraus e o treinador era o René Simões, gostou muito de mim, disse que era para eu treinar com o profissional, e descer sempre para jogar nos juniores", relembra.
Nadim "chorava" com gols de Geraldo, brinca atacante

Pouco mais de dez anos depois de deixar o Coritiba, Geraldo brinca com a possibilidade de ter começado a carreira no Athletico.
Dos 13 gols que marcou pelo Coxa na passagem de mais de 100 jogos, quatro foram sobre o Furacão. Em 2010, no jogo de estreia do angolano, ele marcou o gol do título do Paranaense sobre o rubro-negro e o cenário se repetiu no troféu Estadual de 2013, quando também marcou e nas duas finais.
"O Nadim era um dos conselheiros do Athletico, então ele quis muito que eu fosse para lá e não para o Coritiba. A oportunidade surgiu primeiro para o Coritiba, eu abracei e fiquei feliz por ter ido para o Coritiba. E aí a cada gol, ele ficava 'chorando', pedia para eu parar (risos)", finalizou Geraldo.