A vitória sobre o América-MG, nesse domingo (15), no Couto Pereira, foi estratégica para o Coritiba na temporada de retorno à Série A. O placar de 1 a 0, com gol de cabeça do volante Andrey (48/1º), é o que menos importa no fim das contas.

Com mais três pontos na tabela de classificação, o Coxa agora é sexto colocado e soma dez nas primeiras seis rodadas do Brasileirão. São seis acima da zona de rebaixamento no momento – um respiro de tranquilidade depois de derrotas com baixo desempenho diante de Avaí e Santos, sem contar o impacto da eliminação na terceira fase da Copa do Brasil.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão

O time de Gustavo Morínigo conseguiu responder a seu primeiro momento de questionamento em 2022. Outros virão, é normal. Mas a vitória sobre o Coelho era fundamental no campeonato à parte disputado pelo Alviverde, que é a permanência na elite.

O objetivo nunca foi velado, pelo contrário. Sempre foi tratado com transparência pela diretoria, comissão técnica e jogadores. E nessa linha, ganhar em casa, como havia feito contra Goiás e Fluminense, está no planejamento, especialmente quando se enfrenta rivais de nível técnico/investimento similar.

Contra o Coelho, o Coxa não deixou o passado recente afetar. Impôs seu jogo desde o começo, apostando em uma forte bola parada. As coisas ficaram mais fáceis a partir da expulsão do ex-paranista Iago Maidana (38/1º). Os espaços apareceram e Andrey achou um buraco para se infiltrar e fazer, de cabeça, nos acréscimos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o domínio paranaense continuou. Seguro na defesa, o time sofreu poucas investidas, com exceção de boa finalização de Henrique Almeida defendida por Muralha.

Não ampliou o placar, mas criou oportunidades ofensivas, transformou o goleiro Jaílson no melhor em campo, além de rodar o elenco com Fabrício Daniel, Warley e até Neílton. O jovem José Hugo, ex-Azuriz, ganhou chance como titular, no lugar do lesionado Igor Paixão.

O Coritiba tem mais 32 jogos na temporada. O desempenho/resultado nos próximos três, contra Atlético-GO (fora), Botafogo (casa) e Ceará (fora), vão balizar o restante do ano para o Coxa. Depois o nível de adversários muda. A sequência tem São Paulo, Palmeiras e Red Bull Bragantino, antes do clássico contra o Athletico.

Ficha técnica

Campeonato Brasileiro - Rodada 6
Coritiba 1 x 0 América-MG


Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Neílton), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey e Régis (Robinho); José Hugo (Fabrício Daniel), Alef Manga (Warley) e Léo Gamalho (Clayton). Técnico: Gustavo Morínigo.

América-MG: Jailson; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, Conti, Éder e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho (Juninho Valoura) e Índio Ramírez (Arthur); Pedrinho (Kawê) e Aloísio (Henrique Almeida). Técnico: Vágner Mancini.

Local: Couto Pereira (Curitiba).
Data: 15/5/2022.
Horário: 17h30.
Gol: Andrey (CFC), aos 48/1º.
Amarelos: Iago Maidana, Índio Ramírez, Patric, Arthur (AME); Willian Farias, Gustavo Morínigo (CFC);
Vermelho: Iago Maidana (AME);
Público total: 20.818.
Renda: R$ 255.450,00.
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA-RJ).
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).

Participe da conversa!
0