O Coritiba encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com uma campanha de destaque. Mesmo com a derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, na última quarta-feira (22), no Couto Pereira, o Coxa encerrou a primeira metade da competição com 26 pontos, na oitava colocação.
Na temporada que marca o retorno à Série A, depois de dois anos consecutivos na Série B, o Coxa registrou a terceira melhor campanha de sua história no primeiro turno desde que o Brasileirão passou a ser disputado no atual formato, com 20 equipes, em 2006.
Os 26 pontos conquistados em 2026 igualam a pontuação alcançada pelo Coritiba em 2011, ano que o clube terminou o Brasileirão na oitava colocação, com 57 pontos; e fica atrás apenas das campanhas de 2008, quando o clube terminou o turno com 32 pontos, e de 2013, com 28.
Ao todo nesta edição de Série A, a equipe soma sete vitórias, cinco empates e sete derrotas. Um dos principais motivos para a boa campanha é o desempenho longe de Curitiba. O Coxa terminou o primeiro turno com o quarto melhor desempenho como visitante do Campeonato Brasileiro. Em 10 jogos, a equipe somou 14 pontos, sendo quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas.
Melhores campanhas do Coritiba no primeiro turno da Série A:
- 2008 – 32 pontos
- 2013 – 28 pontos
- 2011 – 26 pontos
- 2026 – 26 pontos
- 2017 – 25 pontos
- 2022 – 22 pontos
- 2009 – 19 pontos
- 2012 – 19 pontos
- 2020 – 19 pontos
- 2015 – 18 pontos
- 2016 – 18 pontos
- 2014 – 17 pontos
- 2023 – 14 pontos
Seabra faz balanço positivo da primeira parte do Brasileirão
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F07%2Fseabra-coritiba-vasco-proposta.jpg)
Depois da partida contra o Palmeiras, o técnico Fernando Seabra avaliou positivamente os números apresentados pela equipe. Para o treinador, a pontuação está dentro do planejamento estabelecido para o retorno à Série A.
“Está muito dentro do planejado. Se a gente replicar isso no segundo turno, vai para 52 pontos e consegue uma vaga na Sul-Americana sem problema nenhum”, afirmou.
Porém, apesar da possibilidade de disputar uma competição internacional pela primeira vez desde 2016, o treinador reforçou que a prioridade do Coritiba ainda é garantir a permanência na Série A.
“Não podemos esquecer que é um retorno à Série A. Quando você retorna, o primeiro e principal objetivo, até que seja concluído, é a permanência. Temos o parâmetro de que, por volta de 45 pontos, você consegue garantir isso. Neste momento, estamos dentro da nossa meta principal do ano”, explicou.
Com 26 pontos, o Coxa precisa de mais 19 no segundo turno para alcançar a marca de 45 citada pelo treinador. Se repetir a campanha da primeira metade da competição, terminará o Brasileirão com 52 pontos. O Coxa se prepara para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Cicero de Souza Marques, pela 20ª rodada, no domingo (26), às 18h30.
“Isso não quer dizer que não vamos ter que evoluir, dar a vida e lutar com unhas e dentes por cada ponto. O segundo turno do Campeonato Brasileiro é muito difícil, e temos nos preparado nesse sentido”, completou Seabra.
LEIA TAMBÉM:
- Seabra explica por que barrou Lucas Ronier contra o Palmeiras
- Seabra abre o jogo sobre Vasco e faz desabafo no Coritiba
- Ex-Flamengo marca em estreia pelo Coritiba no Brasileirão