Coritiba na Copinha | O Coritiba espera ir mais longe na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. Com uma base forte e bons resultados no ano passado, o time entra como favorito do Grupo 16 – que tem Guarulhos-SP, São José-RS e Flamengo-SP -, com sede em Guarulhos.

Em sua 33ª participação no torneio, o Coxa teve sua melhor campanha em 2004 quando alcançou a semifinal, mas perdeu nos pênaltis para o Corinthians. O lateral-direito Rafinha e o zagueiro Miranda estavam naquele torneio.

+ Confira a tabela completa da Copinha

Na última edição, no entanto, o elenco que chegou como campeão da Copa do Brasil da categoria decepcionou. O Coxa passou como líder do grupo, mas já na segunda fase acabou eliminado pelo Juventus-SP.

Tabela e onde assistir ao Coritiba na Copinha:

O Coxa está no Grupo 16, com sede em Guarulhos, e enfrentará o Guarulhos-SP, o São José-RS e o Flamengo-SP na primeira fase.

  • Coritiba x São José-RS: 3 de janeiro (terça-feira), às 15h15 – YouTube (FPF – @paulistao)
  • Guarulhos x Coritiba: 6 de janeiro (sexta-feira), às 15h15 – FPF TV
  • Flamengo-SP x Coritiba: 9 de janeiro (segunda-feira), às 13h – YouTube (FPF – @paulistao)

+Veja todos os grupos e as sedes da Copinha 2023

Fala, treinador!

O técnico do Coxa é Thiago Kosloski, 41 anos, que chegou ao elenco nesta temporada depois de passagem como auxiliar técnico da Chapecoense. Kosloski já conhece bem os atletas e, inclusive, foi campeão Paranaense 2022 no comando do sub-20.

O grupo da Copinha terá uma mescla de jogadores que já atuaram na competição, como os laterais Alec e Diogo Batista e o atacante Lucas Ronier, e de atletas estreantes, como o meia Rafa Fonseca, que recém renovou contrato, e os atacantes Matheus Dias e Whalacy.

Algumas novidades neste elenco também se devem às promoções dos destaques da base. Jovens como o goleiro Sidnei, o zagueiro Jean Pedroso e o atacante Kaio Cesar já estão no elenco profissional. O técnico Kosloski comentou sobre o assunto.

“A expectativa é a melhor possível. A gente vem de um ano bastante produtivo, um ano onde nós conquistamos títulos e tivemos grandes resultados. Logicamente, com os grandes resultados, por méritos, alguns dos nossos jogadores já estão integrando o elenco profissional e isso abre caminho para uma nova geração que está chegando. Mas nós vamos com uma equipe bastante forte, equilibrada e a nossa perspectiva é fazer uma grande taça”, disse ao UmDois Esportes.

“Nós também sabemos das dificuldades que a competição tem, as particularidades, então vamos encarar cada jogo como uma final e esperando primeiro que a gente passe de fase, para chegar aos mata-matas e aí sim ver quem serão nossos adversários para trabalharmos situações dos mata-matas de uma forma mais individualizada para irmos o mais longe possível nessa edição da Copa São Paulo”, completou Thiago Kosloski.

Vale lembrar que o treinador deixará o grupo coxa-branca durante a Copinha para viajar com a seleção brasileira sub-20 para o Sul-Americano. Ele será o auxiliar do técnico Ramon Menezes no campeonato, que começa no dia 19 de janeiro. O auxiliar – e ídolo – Reginaldo Nascimento assume o time na ausência de Kosloski.

Fique de olho!

Lucas Ronier, do Coritiba

O atacante Lucas Ronier é o grande destaque deste Coritiba. O jovem de 18 anos já mostrou seu potencial na Copinha passada – e durante todo 2022 – e mais maduro deve comandar o time nesta edição. Em 2022, Ronier marcou seis gols.

Fique de olho também no atacante Marcos Sátiro, artilheiro em 2022 com nove gols, no lateral-direito Diogo Batista, com 10 assistências na temporada, além de Rafa Fonseca, 17 anos, que é irmão de Biel, se destacou na Copa Galo sub-17 e renovou contrato com o clube na semana passada.

Elenco completo do Coritiba na Copinha

Goleiros: Pedro Morsico e Márcio Adriano;
Defensores:
Alec, Diogo Batista, Felipe Guimarães, João Pedro, João Vitor, Nathan e Leonardo;
Meias:
Douglas, Geovane Meurer, Henrique Melo, Jean Gabriel, Jorge, Pedro Arthur, Pedro Peres, Rafa Fonseca e Sávio;
Atacantes:
Eberth, Kauê, Lucas Ronier, Matheus Dias, Marcos Sátiro, Ruan Assis e Whalacy.

Coritiba na Copinha