A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou de 92 para 126 clubes participantes na Copa do Brasil do ano que vem. Essa decisão favorece ao Coritiba, que não se classificou para a competição nacional através do Campeonato Paranaense?
Mesmo com o novo formato, o Coritiba ainda não garantiu a vaga para a Copa do Brasil de 2026, mas as chances aumentaram bastante. A principal possibilidade é com o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro – antes, apenas o campeão era beneficiado.
A partir da próxima temporada, todos os 20 times que disputam a Primeira Divisão entram diretamente na quinta fase da Copa do Brasil.
O Coxa ainda pode se classificar em caso de acesso de Athletico e/ou Operário. Com isso, o Alviverde, que terminou em quinto lugar no Campeonato Paranaense, ficaria com a vaga aberta através do Estadual.
Outra alternativa é em caso de título da Taça FPF, disputada pelo Coritiba com a equipe sub-20. Se for campeão, o clube poderá optar entre a Copa do Brasil ou a nova Copa Sul-Sudeste.
Nos últimos dois casos, o Coxa entraria ainda na segunda fase da Copa do Brasil.
Paraná pode ter até nove vagas na Copa do Brasil de 2026

O futebol paranaense já tem quatro classificados para a Copa do Brasil: Operário, Maringá, Londrina e Athletico, todos pelo Campeonato Paranaense. A quinta vaga da Federação Paranaense de Futebol (FPF) vai para o campeão ou vice da Taça FPF.
No entanto, essa lista pode aumentar com as novas vagas distribuídas pela CBF. Além dos 20 clubes da Série A, os campeões das Séries C e D também terão vaga, entrando na terceira fase.
Existe a possibilidade de até nove paranaenses disputarem a próxima Copa do Brasil. Isso só ocorrerá se Athletico, Coritiba e Operário subirem juntos para a Primeira Divisão e o Londrina ganhar a Série C.
Se isso acontecer, as vagas de Athletico, Operário e Londrina via Campeonato Paranaense vão para Cianorte, Azuriz e São Joseense.
“Com acesso do Athletico, Coritiba e Operário, como a Federação tem cinco vagas garantidas e eles terão essa vaga eventualmente garantidas na Série A, nós teremos um desmembramento de mais vagas para os demais participantes do Campeonato Paranaense”, explicou o presidente da FPF, Hélio Cury Filho.
“A gente pode chegar a oito ou talvez nove vagas, caso o Londrina seja campeão [da Série C], porque também nessa nova regra da CBF, os campeões da Série C e da Série D também terão direito a uma vaga na Copa do Brasil. A gente pode ter de cinco a nove vagas na Copa do Brasil”.