O Coritiba anunciou, nesta quarta-feira (16), a contratação do lateral-direito argentino Fabricio Bustos, de 30 anos, que estava no River Plate. O jogador chega ao Alto da Glória após rescindir antecipadamente o contrato com o clube argentino, que era válido até dezembro de 2027.

Bustos estava no River desde 2024 e assinou com o Coxa até o final de 2026, com opção de renovação. Pelo clube argentino, o jogador disputou 53 partidas, com duas assistências. Nesta temporada, porém, perdeu espaço e entrou em campo dez vezes. A última atuação foi no dia 27 de maio, na vitória por 3 a 0 sobre o Blooming, pela Copa Sul-Americana.

O argentino é o quarto reforço do Coritiba nesta janela de meio de temporada. Antes dele, o clube contratou o atacante Brian Ocampo, e os volantes Richard e Nicolás Fonseca.

Coritiba ganha “segurança” na lateral-direita

A chegada de Bustos aumenta as alternativas do técnico Fernando Seabra em um setor que sofre com problemas físicos nas últimas semanas.

Tinga se recupera de uma lesão muscular na parte posterior da coxa, enquanto o jovem Lucas Taverna também está afastado pelo mesmo problema muscular, na coxa esquerda. JP Chermont, que vinha sendo o titular da posição, passou a preocupar depois do clássico contra o Athletico.

O jogador emprestado pelo Santos sofreu um trauma no tornozelo direito após uma dividida com Viveros e precisou ser substituído no intervalo do empate por 3 a 3. Chermont deixou o Couto Pereira utilizando uma muleta e será reavaliado pelo departamento médico.

Desta forma, Bustos chega para aumentar a experiência e dar maior segurança a Seabra na lateral direita. O argentino também representa uma opção de longo prazo para uma posição em que Chermont está emprestado pelo Santos somente até o fim da temporada e pode ainda ser alvo da janela de transferências.

Bustos reencontra William Thomas no Coritiba

A contratação também marca o reencontro de Fabricio Bustos com William Thomas, atual head esportivo do Coritiba. Os dois trabalharam juntos no Internacional entre abril de 2022 e maio de 2023, período em que o dirigente comandava o departamento de futebol colorado.

Bustos defendeu o Inter entre 2022 e 2024. Foram 132 partidas, seis gols e 13 assistências antes da transferência para o River Plate. Thomas também participou da montagem do elenco nesta janela, que trouxe nomes como Richard, Nicolás Fonseca e Brian Ocampo.

Fabricio Bustos disputou jogos pela Seleção Argentina

Além da experiência em grandes clubes da Argentina e do futebol brasileiro, Bustos também acumula passagem pela seleção argentina principal. O lateral disputou quatro partidas pela Albiceleste, todas em 2018.

Sob o comando de Jorge Sampaoli, participou dos amistosos contra Itália e Espanha durante a preparação para a Copa do Mundo da Rússia. Posteriormente, já com Lionel Scaloni, voltou a ser chamado e atuou contra Colômbia e Iraque.

Revelado pelo Independiente, Bustos iniciou a trajetória profissional em 2016 e se consolidou no time principal a partir de 2017. Pelo clube de Avellaneda, foram 172 jogos, cinco gols e 16 assistências, além do título da Copa Sul-Americana de 2017.

Mercado da Bola do Coritiba
ENTRADAS
JOGADOR NAC. ORIGEM
Brian Ocampo — Atacante
Uruguai
Cádiz CF Espanha La Liga
Richard — Volante
Brasil
Internacional Brasil Série A
Nicolás Fonseca — Volante
Uruguai
León México Liga MX
SAÍDAS
JOGADOR NAC. DESTINO
Wallisson — Volante
Brasil
Mirassol Brasil Série A
Willian Oliveira — Volante
Brasil
Sport Brasil Série B
Thalisson — Zagueiro
Brasil
Ceará Brasil Série B
Geovane Meurer — Volante
Brasil
Londrina Brasil Série C
Gabriel Leite — Goleiro
Brasil
Aposentadoria

Siga o UmDois Esportes