Coritiba
Primeiro reforço

Auge na Ponte, três gols em 2022: conheça Pottker, primeiro reforço do Coritiba

Por
Monique Silva
19/12/2022 20:28 - Atualizado: 04/10/2023 23:08
Atacante William Pottker, primeiro reforço anunciado pelo Coxa para 2023
Atacante William Pottker, primeiro reforço anunciado pelo Coxa para 2023 | Foto: Rafael Ianoski/Coritiba

O primeiro reforço anunciado pelo Coritiba para 2023 é o atacante William Pottker, de 28 anos. O paranaense de Foz do Iguaçu chega ao Alto da Glória para dividir a missão ofensiva principalmente ao lado de Alef Manga, Fabrício Daniel e Matheus Cadorini.

Com passagens por clubes do exterior, Pottker estava no Avaí e vem emprestado pelo Cruzeiro, com quem tem contrato até o final de 2024. O vínculo com o Coxa vai até o final da próxima temporada.

"Minha característica é força, velocidade, de arrasto. Espero poder usar da melhor forma possivel dentro das características que o professor vai pedir, e fazer gols, que é o que eu gosto, de estar marcando", disse à TV Coxa.

O UmDois Esportes traz mais sobre a carreira, trajetória e números do jogador!

+ Mercado da Bola: veja todas contratações do Coritiba em 2023

Início em escolinha de São José dos Pinhais e profissionalização no Figueirense

Pottker deu os primeiros passos no futebol em uma escolinha de futebol de São José dos Pinhais, a "ASMIRIN", projeto social de moradores da região, onde esteve dos 12 aos 14 anos. Ele jogava toda semana na Copa Metropolitana, campeonato regional em Curitiba, sob os olhares do professor Doca Grein.

"Ele era um menino muito esforçado. Desde pequeno dava pra notar que tinha potencial. Ele treinava no pré-infantil e depois ficava esperando pra treinar com o juvenil. Se deixasse, ele treinava com todas das categorias. Ele dizia que precisava melhorar para um dia conseguir ajudar a família dele. A gente se sente orgulhoso com a trajetória porque sempre foi batalhador", contou ao UmDois Esportes.

Pottker: destaque na Ponte Preta e começo em escolinha paranaense
Pottker: destaque na Ponte Preta e começo em escolinha paranaense

+ Mercado da Bola 2023: quem chega, quem sai, as contratações do futebol!

Em seguida, fez um teste e foi aprovado para jogar na base do Figueirense. Em 2011, alcançou a profissionalização na equipe catarinense. De lá, foi emprestado a clubes como Gandzasar FC, da Armênia, Ventforet Kofu, do Japão, e Sporting de Braga, de Portugal, fora do Brasil, além do Linense.

Auge e artilheiro do Brasileirão 2016 - e com gol no Coxa

Pottker teve o seu principal momento na carreira em 2016, quando terminou o Brasileirão como um dos artilheiros do campeonato, com 14 gols, ao lado de Fred (Atlético-MG) e Diego Souza (Sport). O atacante vestia a camisa da Ponte Preta. Na época com 22 anos, disputou 31 jogos daquela competição.

O destaque pela Macaca fez despertar o interesse do Corinthians, mas o clube paulista acabou desistindo da negociação pela demora da Ponte.

"Na época, o Pottker veio como uma aposta do Linense, onde tinha feito um bom Paulista e foi artilheiro do Brasileiro. Ele jogou aberto e até centralizado em alguns momentos. Não era um cara tão veloz, mas tinha muita força. Na canhota, ele melhorou muito a finalização, e se tornou um líder. O auge foi quando ele formou o ataque junto com o Lucca e o Clayson, e às vezes eles alternavam de posição. Ele consegue arrastar marcador e tem uma boa presença de área pelo chão", avalia o jornalista Lucas Rossafa, que acompanha o dia a dia da Ponte Preta.

Pottker foi um dos artilheiros do Brasileirão 2016
Pottker foi um dos artilheiros do Brasileirão 2016

Curiosamente, um dos 14 gols marcados naquele ano foi sobre o Coritiba, de pênalti, na vitória por 2 a 0, no Moisés Lucarelli, na última rodada. Veja abaixo:

Após se destacar pela Ponte, o atacante assinou em 2017 um contrato de quatro temporadas com o Internacional, onde disputou 108 jogos e marcou 26 gols. Veja o vídeo:

Indicado por Felipão no Cruzeiro e Avaí como último clube

Em 2020, Pottker foi contratado pelo Cruzeiro a pedido do então técnico Luiz Felipe Scolari, atualmente diretor técnico do Athletico, que gostava do estilo de jogo "com explosão" do atacante. Na época, o jogador tinha vindo do Inter na troca que envolveu o meia Maurício.

Após sair do Cruzeiro, o jogador defendeu o Al Wasl, da Arábia Saudita, onde trabalhou com o técnico Odair Hellman. Fez dois gols e deu quatro assistências em 15 partidas. Seu último clube foi o Avaí, onde disputou 27 jogos e marcou três gols (dois no Athletico e um no Atlético-GO), além de uma assistência.

Ficha técnica

Nome completo: William de Oliveira Pottker
Nascimento: 22/12/1993 (Foz do Iguaçu-PR)
Posição: atacante
Altura: 1,80m
Carreira: Figueirense, Gandzasar-ARM, Ventforet Kofu-JAP, Red Bull Brasil-SP, Sporting de Braga-POR, Linense, Ponte Preta, Internacional, Cruzeiro, Al Wasl-UAE e Avaí.

Veja também:
Cuca responde se atacante que custou quase R$ 15 milhões pode sair do Athletico
Cuca responde se atacante que custou quase R$ 15 milhões pode sair do Athletico
Cuca transformou o Athletico em um time sério e muito competitivo
Cuca transformou o Athletico em um time sério e muito competitivo
Athletico 4 x 0 Cuiabá. Estaria nascendo o Furacão III? 
Athletico 4 x 0 Cuiabá. Estaria nascendo o Furacão III? 
Jogador detona árbitro de jogo do Flamengo: "Só fez cagada"
Jogador detona árbitro de jogo do Flamengo: "Só fez cagada"
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Coritiba
Coritiba vence jogo-treino contra o Operário: veja como foi
Preparação

Coritiba vence jogo-treino contra o Operário: veja como foi

Tcheco leva ídolos de Coritiba e Paraná para motivar elenco e valorizar história
Divisão de Acesso

Tcheco leva ídolos de Coritiba e Paraná para motivar elenco e valorizar história

Coritiba tem superávit em 2023, mas valor cai em relação a 2022; veja detalhes
Finanças

Coritiba tem superávit em 2023, mas valor cai em relação a 2022; veja detalhes