Coritiba
Finanças

A história por trás do novo patrocínio master de Athletico, Coritiba e Paraná

Por
Fernando Rudnick
19/08/2021 12:32 - Atualizado: 04/10/2023 17:35
Trio de Ferro fechou patrocínio com a Neodent.
Trio de Ferro fechou patrocínio com a Neodent. | Foto: Rodolfo Bührer/Neodent

Presidente científico e do Conselho de Administração da Neodent, o paranaense Geninho Thomé, 69 anos, poderia ter acrescentado outro desafiador cargo de chefia ao seu currículo, caso quisesse. A posição em questão, aliás, tinha tudo para mexer com o coração coxa-branca do dentista que fez fortuna produzindo implantes.

Antes de formalizar sua candidatura à presidência do Coritiba, Renato Follador tentou convencer Thomé a assumir a cabeça de chapa do grupo que venceria a eleição de dezembro de 2020 com esmagadores 75,77% dos votos.

“Você vai ser presidente, eu vou ser vice”, convidou Follador, falecido em julho deste ano por complicações da Covid-19.

A resposta ao amigo foi enfaticamente negativa. “Eu falei: Renatinho, confio muito mais em você do que em mim para o cargo. Quero apoiar, ajudar, participo de algumas reuniões, mas sou torcedor”, recorda o fundador da terceira maior empresa de implantes dentários do mundo.

Apesar de declinar a oferta, indicando Osíris Klamas para sua vaga no G5, Geninho cumpriu a promessa de ajudar o Alviverde. No último 29 de julho, a Neodent foi anunciada como patrocinadora master da equipe, com contrato válido até 2022.

O inédito investimento em futebol, contudo, não parou por aí. No mesmo dia, o Paraná Clube também divulgou acordo com a empresa, cenário que se repetiu com o Athletico no sexto dia de agosto. Tudo estrategicamente planejado por um alemão.

“Desde o início estava claro para mim que se fizéssemos algo, teria de ser em Curitiba, no Paraná, e com os três clubes, porque sentimos orgulho de ser uma empresa curitibana”, justifica, em um fluente portunhol, o CEO da Neodent, Matthias Schupp, 57 anos.

As negociações com o Trio de Ferro partiram do executivo europeu, que comanda a firma desde 2015, quando o grupo suíço Straumann adquiriu a Neodent por R$ 1,2 bilhão. “Patrocinar só o Coritiba seria um tiro no pé”, admite Geninho.

Neodent patrocina o Trio de Ferro. Foto: Rodolfo Bührer/Neodent/Divulgação
Neodent patrocina o Trio de Ferro. Foto: Rodolfo Bührer/Neodent/Divulgação

Os valores são mantidos em sigilo. No caso do Coxa, Matthias garante que o acordo está fechado até a próxima temporada, independentemente do acesso à elite se confirmar ou não. Para o Athletico, com quem as conversas se desenrolaram há mais de dois anos, ele revela que não há bônus por performance para 2021, mas a situação pode mudar na próxima temporada.

Com ambos, o plano é formar parcerias duradouras. “Tem que ser a médio-longo prazo. Não queremos aproveitar uma oportunidade da pandemia e fazer algo por cinco, seis, sete jogos, ou até o fim do ano. Tem que ser uma parceria de continuidade”, ressalta Schupp, ao mesmo tempo em que seu trejeito tipicamente alemão deixa escapar certa preocupação com o Tricolor.

“Acho que o Paraná passa por um momento muito difícil, mas independente se está na Série A, B ou C, queremos ajudar. Agora, espero também que a nova direção que vai assumir tenha a mesma perspectiva porque a última coisa que queremos como empresa é fazer parte de um escândalo, tumulto ou qualquer situação assim”.

Matthias e Geninho, da Neodent. Foto: Neodent/Divulgação
Matthias e Geninho, da Neodent. Foto: Neodent/Divulgação

Quase empresário

Enquanto Geninho Thomé se considera um membro informal da diretoria coxa-branca, Matthias Schupp, por sua vez, já atuou extraoficialmente, digamos assim, no mundo da bola. E de maneira bastante inusitada.

A paixão do alemão pelo futebol começou logo na infância, quando viajava até Frankfurt para assistir, ao lado do pai e o avô, ao rubro-negro Eintracht Frankfurt jogar no Waldstadion. Mas foi na Suíça, já adulto, que o executivo observou o futebol por outra perspectiva.

Por acaso, o filho de Matthias se tornou amigo de dois jogadores do FC Basel, ambos sul-americanos, no início da década de 2010: o defensor chileno Marcelo Díaz, formado na Universidad de Chile, e o zagueiro argentino Gastón Sauro, cria Boca Juniors.

“Eu me tornei como um segundo pai para eles, especialmente para o Gastón”, conta.

Como os atletas chegaram ao novo clube sem falar uma palavra de alemão ou inglês, a amizade criada com a dupla levou o hoje CEO da Neodent a fazer as vezes de empresário.

“Eu vi de perto como funciona um clube profissional que jogava a Champions League, conversava com o treinador – nem o agente deles falava inglês. Eu ia aos jogos, treinos, coletivas de imprensa”, lembra o alemão, que até conduziu a negociação de Sauro para o Columbus Crew, dos Estados Unidos, em 2015.

“Não ganhei nada. A única coisa era a entrada VIP no estádio, mas já estava bom, não queria ganhar dinheiro com aquilo”, diz o executivo, que hoje nutre um carinho especial pelo Furacão.

Geninho é coxa-branca roxo. Foto: Rodolfo Bührer/Neodent/Divulgação| RODOLFO BUHRER
Geninho é coxa-branca roxo. Foto: Rodolfo Bührer/Neodent/Divulgação| RODOLFO BUHRER

Futebol até os dentes

Torcedor do Coxa desde 1970, Geninho Thomé também realizou um sonho da juventude na recente aproximação com o clube do coração. Antes mesmo do patrocínio da Neodent, ele fez um empréstimo de R$ 1 milhão ao clube – valor quitado em março sem cobrança de juros.

O suporte financeiro, que pode se repetir no futuro, é recompensado de forma simples. “A relação de ir ao vestiário, de sentir o cheiro do zigue, de ver a energia dos caras, a concentração… Essas coisas ali que me movem”, explica Thomé, que assiste aos jogos no Couto Pereira com a diretoria e não esconde a animação com liderança da Série B após o fim do primeiro turno.

“Jamais poderia imaginar que pudesse ajudar o Coritiba de uma forma diferente do que indo ao estádio e vestindo a camisa”, prossegue o dentista, ainda mais orgulho por outro motivo.

A Neodent também alinhou uma parceria para dar atendimento odontológico gratuito aos jogadores das categorias de base de Athletico, Coritiba e Paraná.

Acho bonito, acho que é de se aplaudir, ver o nome da Neodent nas camisetas dos times, mas por trás disso têm coisas muito mais sensíveis, como o cuidado que queremos ter com os meninos da base, dar um atendimento digno a eles.

Geninho Thomé

Veja também:
Athletico vence o Danubio e mantém 100% na Sul-Americana
Athletico vence o Danubio e mantém 100% na Sul-Americana
Acusações de Textor: CPI convida primeiro árbitro para depôr
Acusações de Textor: CPI convida primeiro árbitro para depôr
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
Guardiola revela planos de se tornar presidente do Barcelona
Guardiola revela planos de se tornar presidente do Barcelona
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Coritiba
No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta
Preparação

No aguardo do STJD, Manga completa seis meses sem jogar e terá desafios na volta

Paraná confirma primeiros jogos da Divisão de Acesso na Arena e no Couto
Série Prata

Paraná confirma primeiros jogos da Divisão de Acesso na Arena e no Couto

Coritiba inicia Série B com desafio na defesa e Guto cita desatenção no setor
Bolas paradas

Coritiba inicia Série B com desafio na defesa e Guto cita desatenção no setor