Coritiba
Pressão

A duas semanas da Série B, Guto Ferreira encara desafios no Coritiba: veja análise

Por
Vinícius Cordeiro, especial para UmDois Esportes
05/04/2024 09:36 - Atualizado: 05/04/2024 09:36
Guto tem desafios no Coxa
Guto tem desafios no Coxa | Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

O técnico Guto Ferreira foi mantido no Coritiba para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Mirando o acesso, o Coxa vai ter quase um mês de treinamentos entre a eliminação no Campeonato Paranaense e a estreia no torneio nacional. 

A estreia contra a Ponte Preta será no fim de semana do dia 20 de abril, mas ainda não teve data e horário definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em entrevista, o diretor de futebol William Thomas destacou que a continuidade de Guto "é um reforço", mas admitiu que é obrigação da equipe ter um rendimento melhor. Com isso em vista, o UmDois pontua quatro desafios do treinador alviverde. Confira:

A lesão de Robson

O atacante foi o artilheiro do Estadual com 11 dos 30 gols marcados pela equipe neste ano. No entanto, Robson passou por cirurgia nesta semana após sofrer uma lesão meniscal no joelho direito.

Com retorno previsto para maio, Guto terá de superar a ausência do principal jogador ofensivo da equipe nesses primeiros meses da temporada. Contratado para ser o principal goleador alviverde, o atacante Leandro Damião pode ser uma opção.

Ele marcou dois gols nos quatro jogos que fez pelo Coxa. Contudo, o técnico Guto Ferreira já disse que o centroavante não estava na melhor forma. Ou seja, esse período de preparação pode ser importante para o camisa 9. Há ainda a expectativa pelo retorno de Alef Manga.

Falhas do setor defensivo

O setor defensivo do Coritiba causa preocupação. Apesar do jovem goleiro Pedro Morisco ter se firmado no time titular, a equipe não sofreu gols em apenas cinco dos 16 jogos da temporada.

O Coxa foi vazado até nos jogos contra PSTC e Galo Maringá, rebaixados para a segunda divisão do Estadual.

O time não sofreu gols apenas nos três jogos contra o Cianorte (um na primeira fase e dois no mata-mata), nas vitórias sobre São Joseense e Operário. O mesmo ocorreu no empate sem gols com o Maringá, sendo que o Coxa precisava marcar dois no duelo de volta da semifinal.

Confiança da torcida

Parte dos torcedores foi contra a manutenção de Guto Ferreira. Na esteira das eliminações no Estadual e na Copa do Brasil, a torcida coxa-branca tem dúvidas sobre a capacidade do experiente técnico de formar um time vitorioso na Série B.

O recente fracasso do técnico português António Oliveira também pesa na memória do torcedor. Em 2023, com Oliveira, o Coritiba foi eliminado nas quartas de final do Paranaense. 

Apesar de ter sido mantido no cargo, com tempo para trabalhar, o atual técnico do Corinthians foi demitido do Coxa após a derrota por 3 a 0 para o Flamengo, já na estreia do Brasileirão. O temor é de filme repetido com Guto na Série B.

Formação do time titular

Ficou claro que Guto ainda não tem uma escalação ideal. As mudanças da dupla de zaga, o rodízio na lateral esquerda e as diferentes formações do meio campo mostraram que testes foram feitos, mas nenhuma formação convenceu. 

O mês de treinamentos pode dar mais segurança ao treinador. São esperados pelo menos seis caras novas no Alviverde para a Série B, com prioridade para a defesa, laterais e o ataque.

A única contratação confirmada é do volante Morelli, que ganhou destaque no Brasileirão 2023 pelo Goiás e defende o Maringá FC no Estadual.

Bastidores quentes

Após as eliminações precoces no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil, a temperatura nos bastidores do Coritiba subiu, com críticas não apenas à comissão técnica de Guto Ferreira, mas também à atuação do CEO da SAF, Carlos Amodeo.

O trabalho do gestor ainda não rendeu os resultados prometidos e esperados. Além disso, uma suposta restrição orçamentária da SAF para investimentos na equipe abalou o Alto da Glória. O diretor William Thomas e o representante do Coxa, Vilson Ribeiro de Andrade, precisaram vir a público negar o cenário financeiro negativo.

Uma boa campanha nesta Série B será crucial para a SAF finalmente começar a conquistar a confiança do torcedor.

Veja também:
Casagrande diz que recusou convite para receber Lula
Casagrande diz que recusou convite para receber Lula
Athletico, Flamengo e quando o superávit não entra em campo
Athletico, Flamengo e quando o superávit não entra em campo
Último reforço da janela, Gabriel estreia pelo Athletico
Último reforço da janela, Gabriel estreia pelo Athletico
Cuca volta a contestar elenco do Athletico após derrota de virada
Cuca volta a contestar elenco do Athletico após derrota de virada
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Coritiba
Coritiba já teve 16 lesionados em 2024 e média de tempo no DM é de quase 40 dias
Raio-X

Coritiba já teve 16 lesionados em 2024 e média de tempo no DM é de quase 40 dias

Coritiba deve ter retornos do departamento médico contra o Sport
Série B

Coritiba deve ter retornos do departamento médico contra o Sport

Jogo do Coritiba hoje: onde assistir ao vivo
Transmissão

Jogo do Coritiba hoje: onde assistir ao vivo