Coritiba
Linha do tempo

100 dias de crise: relembre o que aconteceu no Coxa desde a homologação da venda da SAF

Por
UmDois Esportes
30/09/2023 18:24 - Atualizado: 05/10/2023 12:24
CEO do Coritiba, Carlos  Amodeo
CEO do Coritiba, Carlos Amodeo | Foto: Divulgação/Coritiba

Há exatos cem dias a juíza Luciana Pereira Ramos, da 2ª Vara de Falências de Recuperação Judicial de Curitiba, homologou a negociação que vendeu 90% da SAF do Coritiba para o fundo de investimentos Treecorp.

De lá para cá, o Coxa teve baixas no elenco, contratou reforços, realizou trocas no comando técnico e investiu em feng shui e coaching para tentar colocar o clube no prumo, mas nada disso adiantou para melhorar a situação na temporada.

+ Receba as notícias do UmDois Esportes no WhatsApp

No Brasileirão, o que já era ruim, piorou. Em maio, quando a SAF foi homologada, o Coritiba era lanterna do campeonato e, com três pontos, ainda não havia vencido. Agora, o clube segue na última posição, mas tem sequência pior: 8 derrotas seguidas.

De acordo com o CEO do clube, Carlos Amodeo, esse é um momento de avaliação das ações da SAF, que chega ao clássico Atletiba deste domingo (1º), no Couto Pereira, com uma pressão absurda da torcida.

O próprio dirigente é alvo das críticas, assim como o head esportivo Artur Moraes – ambos não deve continuar no clube, segundo manifestações de torcedores.

"Futebol é algo que a gente precisa medir todos os dias, e o mais importante é que a gente precisa enxergar evolução em tudo o que estamos fazendo. Esse é momento que estamos vivendo, um momento de aferição e avaliação de todas as modificações que nós estamos fazendo para que a gente possa ter a certeza que a gente segue no caminho certo", disse Amodeo à Rádio Transamerica.

Embora tenha participação anterior na contratação de atletas e treinadores, a primeira medida oficial da SAF foi afastar os atacantes William Pottker e Matheus Cadorini, o volante Juan Diaz, o zagueiro Jhon Chancellor e o goleiro Sidnei dos treinamentos do elenco principal.

Isso aconteceu em maio, quando o Brasileirão ainda estava no início.

Chancellor foi dispensado pelo Coritiba após a venda da SAF.

Pouco mais de um mês da homologação da SAF, o técnico Antônio Carlos Zago foi demitido pela diretoria coxa-branca. Zago deu uma entrevista explosiva após a derrota por 5 a 1 contra o Grêmio.

Na ocasião, o treinador criticou os comandados: "Se não chegarem reforços para qualificar o elenco, vai para a Série B rapidinho". Com a queda de Zago, Thiago Kosloski assumiu o Coritiba interinamente.

Urso teve passagem melancólica pelo Coxa em 2023

Naquele mês, o Coritiba rescindiu o contrato com os atletas Júnior Urso, Juan Díaz, Jesús Trindade e William Pottker. Jesús Trindade era investigado pela Operação Penalidade Máxima e, por isso, foi afastado. O atleta foi absolvido pela Justiça Desportiva na última quinta (28).

Com o jejum de vitórias que o Coritiba passava, a Treecorp Investimentos contratou a terapeuta corporal e consultora de feng shui, Katia Gonzalez, que visitou o CT da Graciosa e o Couto Pereira para sugerir mudanças baseadas na técnica milenar chinesa. A terapeuta sugeriu a mudança na cor do fosso do estádio, que se tornou verde claro.

Em julho, o Coritiba teve um respiro no campeonato e, com Kosloski no comando, teve a primeira sequência positiva no Brasileirão. Interino, o técnico emendou três vitória e um empate e chegou a ficar a um ponto de deixar a zona de rebaixamento. Com a sequência, Thiago Kosloski foi efetivado.

Com a abertura da janela de transferência, a SAF contratou oito jogadores: o zagueiro Reynaldo, o lateral-direito Hayner, os volantes Fransérgio e Sebastian Gómez, e os atacantes Edu, Maurício Garcez, Diogo Oliveira e Lucas Barbosa.

Foi em julho também que o atacante Alef Manga foi emprestado ao Pafos FC, depois de virar réu na Operação Penalidade Máxima. O atleta está suspenso por 360 dias do futebol brasileiro, punição que foi mantida na última decisão da Justiça Desportiva, divulgada na última quarta-feira (27).

Depois do fim da janela brasileira, a SAF foi atrás de reforços no mercado internacional. Com a busca, o clube trouxe o atacante Islam Slimani e Andreas Samaris para compor o elenco.

Slimani foi recebido no Coritiba com festa da torcida no aeroporto do Bacacheri

Slimani foi recebido pela torcida no aeroporto com festa. Na última partida, fez seu primeiro gol com a camisa coxa-branca, na derrota por 2 a 1 contra o São Paulo.

Em agosto, iniciou a série de resultado negativos, que chegaram a oito derrotas seguidas no último jogo, contra o São Paulo. A torcida organizada do Coritiba, Império Alviverde, chegou a convocar um protesto na frente do CT da Graciosa, mas ele foi cancelado depois que o elenco recebeu folga na mesma data.

Neste mês, o Coritiba chegou à pior marca de derrotas da hitória, com oito seguidas. Desde 2005, a equipe não tinha resultados tão ruins. Depois da última derrota, contra o São Paulo, a torcida pichou o Couto Pereira em protesto à péssima fase.

Com o cenário negativo, o CEO do Coxa, Carlos Amodeo, afirmou que é a última vez que o clube vai sofrer na Série A.

"Este será o último Campeonato Brasileiro que o Coritiba vai jogar para não cair para a Série B ou para se manter na Série A. Se a gente tiver que dar um passo para trás e trabalhar no ano que vem pela retomada na Série A, nós vamos trabalhar isso de forma consistente para transformar esse clube num clube sólido, forte e competitivo", afirmou em entrevista ao ge.

Em setembro, a SAF também contratou o coach mental Evandro Mota, que voltou ao clube depois de seis anos. Mota integrou a comissão do Flamengo de Jorge Jesus, que foi campeão do Brasileirão e da Libertadores, em 2019. Ele também esteve na campanha do Tetra da seleção brasileira, em 1994.

Veja também:
Contacto
Contacto
Multidões, alegorias, falhas, protestos e gols na festa do futebol
Multidões, alegorias, falhas, protestos e gols na festa do futebol
Athletico, em três versões, ganha do Vasco
Athletico, em três versões, ganha do Vasco
Cuca vê primeiro tempo "maravilhoso" do Athletico na vitória sobre o Vasco
Cuca vê primeiro tempo "maravilhoso" do Athletico na vitória sobre o Vasco
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Coritiba
Multidões, alegorias, falhas, protestos e gols na festa do futebol
Opinião

Multidões, alegorias, falhas, protestos e gols na festa do futebol

SAF do Coritiba emite nota após acusação de violência em protesto de torcedores
Polêmica

SAF do Coritiba emite nota após acusação de violência em protesto de torcedores

Após derrota no Couto Pereira, Guto Ferreira não é mais técnico do Coritiba
Série B

Após derrota no Couto Pereira, Guto Ferreira não é mais técnico do Coritiba