Seleção

Tite convoca Daniel Alves, Bremer, Pedro e Martinelli para Copa do Mundo

Daniel Alves.

O técnico Tite convocou nesta segunda-feira a lista de 26 convocados para a Copa do Mundo. Sem maiores surpresas, o treinador chamou o lateral Daniel Alves, o zagueiro Bremer e os atacantes Pedro e Gabriel Martinelli, que eram as principais dúvidas para o Mundial do Catar. Por outro lado, ele deixou fora o meia Philippe Coutinho, machucado, e o atacante Roberto Firmino.

continua após a publicidade

Como de costume, a maioria do grupo atua na Europa, onde a temporada está apenas começando, o que quer dizer que todos os jogadores do Mundial chegarão ao país-sede mais inteiros. Apenas três atletas que atuam no Brasil foram convocados.

O nome que mais chama a atenção na lista anunciada nesta segunda foi o de Daniel Alves. Aos 39 anos, o lateral está sem jogar há quase dois meses porque o seu time, o Pumas, foi eliminado de forma precoce no Campeonato Mexicano. Antes disso, já havia ficado semanas sem jogar porque estava sem clube.

+ Confira a tabela da Copa do Mundo

Tanto Tite quanto Fábio Mahseredjian, preparador físico da seleção, garantiram que o jogador tem condições físicas de disputar o Mundial. “A qualidade técnica e individual que o Dani Alves empresta neste quesito de criação é impressionante, para ser um organizador, um articulador. Não temos nele um jogador de 60, 70 metros de ida e volta. Esta é a função dele, fora outras virtudes”, disse Tite.

continua após a publicidade

O setor com o maior número de convocados foi o ataque, com nove jogadores. Ao ser questionado sobre a escolha por Gabriel Martinelli e não por Roberto Firmino, do Liverpool, Tite destacou não só o bom momento do jogador do Arsenal, mas também as características do atleta no encaixe do esquema da seleção brasileira.

Gabriel Martinelli. Foto: Divulgação/CBF.

“É um jogador do lance individual, da transição em velocidade. Teve duas convocações e se manteve em alto nível. Poderiam ter outros convocados e existem argumentos para outros. São escolhas Dentro das características da equipe, do modelo, precisamos de jogadores agudos pelos lados. Assim a equipe se estruturou. É o caso do Martinelli”, disse o comandante.

Na defesa, o nome escolhido foi o de Bremer. Ele disputava vaga com Ibañez e Gabriel Magalhães, este com menos chances. Havia a expectativa de Tite optar por apenas três zagueiros ou o mesmo número de laterais. Neste caso, poderia improvisar Éder Militão na lateral-direita, como foi testado nos últimos amistosos.

continua após a publicidade
Bremer.

Os convocados vão se apresentar à seleção no dia 14, diretamente em Turim, na Itália, onde o time brasileiro treinará para a Copa Cinco dias depois, a delegação embarcará para Doha, capital do Catar, onde a equipe encerrará sua preparação para o Mundial, entre os dias 20 e 23.

A seleção vai estrear no dia 24, quatro dias após a abertura da Copa. O primeiro adversário será a Sérvia, em Lusail. O segundo confronto está marcado para o dia 28, contra a Suíça. E o Brasil encerrará sua participação na fase de grupos diante de Camarões, em 2 de dezembro, novamente em Lusail.

Confira abaixo a lista completa dos convocados da seleção brasileira:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

Laterais: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas), Danilo (Juventus) e Alex Telles (Sevilla);

Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Chelsea), Éder Militão (Real Madrid) e Bremer (Juventus).

Meio-campistas: Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham), Everton Ribeiro (Flamengo);

Atacantes: Vinicius Junior (Real Madrid), Neymar (PSG), Raphinha (Barcelona), Antony (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Pedro (Flamengo).

Exit mobile version