Copa do Mundo 2022
Entrevista

Tite atribui vitória da seleção ao “processo” e admite sentir falta de Neymar

Por
Estadão Conteúdo
28/11/2022 20:06 - Atualizado: 04/10/2023 23:14
Técnico Tite, da seleção brasileira
Técnico Tite, da seleção brasileira | Foto: FIFA

Habituado a enaltecer o seu grupo de jogadores, Tite atribuiu a vitória por 1 a 0 sobre a Suíça "ao processo". O triunfo que garantiu o Brasil no mata-mata da Copa do Mundo de forma antecipada só foi construído, na opinião do treinador, em decorrência de um ciclo de quatro anos que ele entende ter sido bem-feito até a disputa do Mundial no Catar.

"Quem venceu hoje foi o processo", afirmou. "O processo de construção, o tempo de quatro anos de utilização de atletas, para que eles possam desenvolver, ter naturalidade e oportunidade mesmo jovens. Senão, é muito difícil. Fora o trabalho todo, o processo venceu hoje", explicou o treinador, ao lado de seu auxiliar César Sampaio e do craque da partida, o volante Casemiro, autor do gol da vitória.

Tite não costuma comentar opiniões pessoais. Apenas diz que as respeita. Mas desta vez falou sobre uma postagem de Neymar apontando Casemiro o melhor volante do mundo "há muito tempo". "Eu concordo com ele", disse o treinador.

Neymar mais uma vez foi assunto na entrevista coletiva. O treinador reconheceu que a seleção brasileira sente falta de seu principal jogador porque o camisa 10 "tem atributos diferentes". Mas salientou que os outros atacantes deram e vão continuar dando conta do recado.

+ Confira a tabela da Copa do Mundo

"Num momento mágico, ele finta um, clareia e tem essa capacidade Outros jogadores estão nesse processo pra atingir esse nível. Sentimos sim a falta do Neymar porque ele tem um poder criativo muito grande", admitiu. Neymar continua em tratamento da lesão ligamentar lateral em seu tornozelo direito e hoje não foi ao estádio com a delegação. Assistiu à partida da sala de fisioterapia do hotel.

"Mas também temos atletas que podem dar conta do recado", avisou Tite. Ele se refere sobretudo a Vinicius Junior, que participou de todos os três gols do Brasil no Mundial, e a Rodrygo, que, porém, não foi o escolhido para começar a partida diante dos suíços. O treinador adotou uma escalação cautelosa e usou o volante Fred, avançando Lucas Paquetá para a articulação das jogadas. Depois, no segundo tempo, colocou o jovem atacante do Real Madrid.

"Bruno Guimarães entrou muito bem, Antony, Jesus e Telles também O Alex Sandro sentiu o adutor. Rodrygo entrou muito bem. Essa força da equipe ajuda o time. Os atletas que têm entrado têm ajudado o time e isso tem sido fundamental", avaliou. Segundo o comandante, a força do grupo, com mais alternativas ofensivas neste ano em relação à Copa da Rússia, fará diferença.

Artilheiros da Copa do Mundo 2022 no Catar: veja lista de todos os gols

"Temos o privilégio de ter um elenco muito qualificado. Essas opções de reposição nos dão trabalho para escolher um atleta. A confiança é muito grande", endossou César Sampaio.

Casemiro tem o mesmo pensamento. Na opinião do volante, o maior número de atletas decisivos no grupo dos 26 convocados é a principal diferença deste Mundial para o da Rússia.

Veja seleções classificadas para fase eliminatória da Copa do Mundo; lista atualizada

"Vieram jogadores novos. Temos um leque maior de jogadores, até mesmo sem trocar os nomes, conseguimos trocar o estilo de jogo. Nessa Copa, a opção de jogadores é bem maior".

Veja também:
Termos de uso
Termos de uso
Coritiba sofre mas vence; Athletico sofre mas empata
Coritiba sofre mas vence; Athletico sofre mas empata
Athletico reclama da arbitragem nas redes: "Nem falta?"
Athletico reclama da arbitragem nas redes: "Nem falta?"
Nikão reestreia com gol e agradece Petraglia: "Amo esse clube"
Nikão reestreia com gol e agradece Petraglia: "Amo esse clube"
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Copa do Mundo 2022
Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”
Mundial 2022

Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios
Mundial 2022

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador
Mundial 2022

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador