Copa do Mundo 2022
Entrevista

Thiago Silva diz que Brasil tirou lições da derrota para Camarões

Por
Estadão Conteúdo
04/12/2022 14:41 - Atualizado: 04/10/2023 23:12
Thiago Silva.
Thiago Silva. | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A derrota para Camarões, na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo, ainda ecoa na seleção brasileira. Neste domingo, o capitão Thiago Silva afirmou que o resultado precisa servir como "lição". Nas entrelinhas, o jogador reconheceu que a equipe teve mais sorte do que juízo, mas ainda assim defendeu o planejamento da comissão técnica e vibrou com o fato de os titulares terem ganhado um tempo maior de descanso em comparação à Coreia do Sul, adversário desta segunda-feira pelas oitavas de final do Mundial.

"Foi tudo bem pensado pela comissão técnica. São jogos de alto nível, e o fato de termos jogado bem as duas primeiras partidas e termos nos classificado deu a oportunidade de fazer esse tipo de escolha. Sei que se tivesse saído mais um gol de Camarões ou da Suíça, estaríamos apanhando um montão aqui. Mas a gente acredita no nosso planejamento", sustentou o capitão do Brasil.

Caso Camarões tivesse marcado mais um diante da seleção, ou a Suíça anotasse mais um diante da Sérvia, o Brasil acabaria passando em segundo lugar no Grupo G. Por consequência, o duelo das oitavas seria então contra a forte equipe de Portugal, considerada mais difícil do que a Coreia do Sul.

Na avaliação do jogador, a seleção fez uma boa partida diante de Camarões. "Fizemos um bom jogo, suficiente para ter vencido em volume de jogo e oportunidades. Ficamos sujeitos a esse tipo de situação, assumimos o risco e agora é seguir em frente", disse ele. "Na Copa de 2010 eu perdi um jogo e fui pra casa, em 2014 eu perdi um jogo e fui pra casa, na de 2018 eu perdi um jogo e fui pra casa. Em 2022 eu perdi um jogo e estou aqui nas oitavas de final. A gente tem que tirar lições desses momentos, desses 'tropicões', se reerguer e continuar."

+ Tabela completa de jogos da Copa do Mundo

Thiago Silva ressaltou que, apesar da derrota, o Brasil irá a campo mais descansado que a Coreia do Sul. A última partida dos titulares aconteceu na segunda-feira passada, enquanto os sul-coreanos tiveram um jogo duríssimo com Portugal, na sexta.

"Estamos muito bem fisicamente, principalmente aqueles que não jogaram. Teoricamente estaremos mais descansados do que a Coreia, porque dois dias e meio de descanso não é suficiente para o atleta se recuperar bem. Mas aqui é Copa do Mundo e tenho certeza que eles estão muito motivados para mudar aquele resultado do amistoso", pontuou, citando a goleada do Brasil por 5 a 1 em jogo disputado em junho, em Seul.

+ Veja premiação da Copa do Mundo 2022; quanto ganha o campeão no Catar

Sobre a Coreia do Sul, o zagueiro considera que a partida será "muito difícil". "A gente sabe das qualidades da Coreia. É um time que joga pra frente, gosta de ter o controle da bola. O jogo passado (amistoso de junho) não tem nada a ver com essas oitavas de final da Copa do Mundo", considerou.

"Eles tem jogadores que atuam em alto nível. O Son está aí em Londres em campo comigo, a gente sabe como é difícil jogar contra ele", citou o capitão brasileiro. O ponteiro sul-coreano joga no Tottenham, rival do Chelsea de Thiago Silva. "O Lee (Jaeng-Sung) é um jogador muito técnico. A gente sabe a qualidade que ele tem, já experiente. Conhecemos as dificuldades que vamos encontrar no jogo."

Veja também:
Termos de uso
Termos de uso
Coritiba sofre mas vence; Athletico sofre mas empata
Coritiba sofre mas vence; Athletico sofre mas empata
Athletico reclama da arbitragem nas redes: "Nem falta?"
Athletico reclama da arbitragem nas redes: "Nem falta?"
Nikão reestreia com gol e agradece Petraglia: "Amo esse clube"
Nikão reestreia com gol e agradece Petraglia: "Amo esse clube"
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Copa do Mundo 2022
Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”
Mundial 2022

Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios
Mundial 2022

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador
Mundial 2022

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador