Copa do Mundo 2022
Copa do Mundo 2022

Bola de Ouro e The Best: ganhadores jamais conquistaram a Copa após prêmio

Por
Estadão Conteúdo
20/10/2022 13:44 - Atualizado: 04/10/2023 19:55
Bola de Ouro e The Best: ganhadores jamais conquistaram a Copa após prêmio
| Foto: EFE

Alguns jogadores recebem destaque especial antes de começar a Copa do Mundo, independentemente do local ou do período em que o torneio é disputado. São os ganhadores do prêmio de melhor do mundo. Historicamente, no entanto, o vencedor da premiação concedida pela Fifa - e durante 2010 e 2016 em parceria com a revista francesa France Football -, não tem vida fácil na maior competição entre seleções do mundo.

Com os holofotes sobre si, esses craques não costumam repetir o desempenho que tiveram por seus clubes na seleção nacional. São visados e a marcação é dura. Ao analisar o histórico da premiação, instituída pela Fifa em 1991, os jogadores vencedores têm um desempenho aquém do esperado no principal palco do futebol mundial neste século e nunca ganharam a competição.

Veja a tabela da Copa do Mundo do Catar!

Neste ano, Robert Lewandowski, jogador do Barcelona e da seleção polonesa, chega ao Catar com esse "peso" sobre os ombros. Eleito no início de 2022 como o melhor do mundo no prêmio Fifa The Best, a premiação levou em consideração os feitos do atacante enquanto ainda estava no Bayern de Munique.

Foi a segunda vez que Lewandowski conquistou o prêmio. Em 2021, em cerimônia que levou em consideração o ano em que os campeonatos foram paralisados pela pandemia, o atacante já havia sido eleito como melhor do mundo. Já em sua segunda premiação, venceu após marcar 69 gols em 69 jogos pelo Bayern de Munique e pela Polônia na temporada 2020/21.

Pela France Football, Karim Benzema foi eleito, nesta semana, o melhor jogador da temporada 2021/22. Campeão da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e artilheiro do Real Madrid, o atacante voltou a ser chamado para defender a seleção francesa após polêmica com o companheiro de equipe Valbuena - ele foi considerado culpado como cúmplice de chantagem.

Tudo sobre a Copa do Mundo 2022 no Catar!

Neste levantamento do Estadão, leva-se em consideração as premiações concedidas pela Fifa e pela France Football desde 1991, ano em que a entidade máxima do futebol passou a premiar o melhor do mundo. Neste período, sete Copas do Mundo foram analisadas: 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018. Em nenhuma delas o melhor jogador do mundo foi campeão mundial.

Vale ressaltar que, antes de 1995, jogadores sem nacionalidade europeia não poderiam concorrer ao prêmio da Bola de Ouro pela France Football. Pelé e Garrincha, craques nas três primeiras conquistas da seleção brasileira, nunca venceram o prêmio de melhor jogador do mundo enquanto ainda atuavam - anos depois, a revista francesa concedeu os prêmios retroativamente aos jogadores.

COPA DO MUNDO DE 1994 - ROBERTO BAGGIO

Roberto Baggio foi eleito melhor do mundo pela Fifa e pela France Football após seu desempenho na temporada de 1992/93 pela Juventus. Meia-atacante, Baggio se destacou no início da década de 1990 pelo clube de Turim, onde conquistou uma Copa da Itália, um Campeonato Italiano e uma Copa da Uefa - antigo nome da Liga Europa.

Em sua temporada de melhor do mundo, Baggio marcou 30 gols e deu 11 assistências em 43 jogos, além de conquistar a Copa da Uefa. Seu desempenho lhe conferiu uma vaga na Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos.

No Mundial, Baggio teve um desempenho apagado na primeira fase - a Azzurra se classificou em terceiro no grupo, atrás de México e Irlanda -, mas ele foi o principal jogador da Itália no mata-mata. Nos quatro jogos, incluindo a final, marcou cinco dos seis gols da seleção, eliminando Nigéria, Espanha e Bulgária no caminho.

Na decisão, contra a seleção brasileira, Baggio dividia com Romário o posto de melhor jogador da competição. Apesar de seu desempenho ao longo da fase eliminatória, o jogador ficou marcado por sua cobrança desperdiçada na disputa de pênaltis. Em um chute por cima do travessão, Baggio foi o "responsável" pelo tetracampeonato mundial do Brasil.

COPA DO MUNDO DE 1998 - RONALDO

Para a disputa da Copa de 1998, Ronaldo chegou à França com o status indiscutível de melhor do mundo por causa de seu desempenho pelo Barcelona na temporada de 1996/97. Campeão da Supercopa da Espanha, da Supercopa da Europa e do Campeonato Espanhol (este de forma invicta), o atacante foi a escolha tanto da France Football quanto da Fifa.

A premiação da entidade máxima, por considerar o ano civil para a premiação, elegeu Ronaldo por seu desempenho no ano de 1997 - reta final da temporada de 1996/97 e início da 1997/98, na qual havia se transferido para a Inter de Milão. Em seu único ano no Barcelona, marcou impressionantes 47 gols em 49 jogos.

Na Copa do Mundo de 1998, tanto Ronaldo quanto o Brasil chegaram como favoritos ao título. Atuais campeões mundiais, a seleção brasileira, comandada por Zagallo, teve algumas dificuldades na fase de grupos - sofreu na estreia contra a Escócia e perdeu para a Noruega -, mas se classificou em primeiro do grupo A.

Nos seis primeiros jogos, Ronaldo marcou quatro gols nos seis primeiros jogos, que levaram o Brasil a disputar a decisão contra a França. Antes da partida, o atacante era a principal peça ofensiva da equipe de Zagallo, mas uma convulsão na véspera da final limitou o seu jogo.

Zagallo chegou a escalar Bebeto para a decisão, mas voltou atrás minutos depois ao colocar Ronaldo como titular. Limitado e sem estar em sua melhor condição física, não conseguiu evitar a derrota brasileira diante da França.

Apesar da derrota, Ronaldo foi eleito como melhor jogador do torneio, à frente do próprio Zidane e do croata Davor Suker, artilheiro, com seis gols. Na Copa seguinte, em 2002, o "Fenômeno" daria a volta por cima, conquistando sua segunda Copa do Mundo.

COPA DO MUNDO DE 2002 - LUÍS FIGO/MICHAEL OWEN

Em 2002, foi a primeira vez em que uma Copa do Mundo teve dois países-sede (Coreia do Sul e Japão). Da mesma forma, a competição teve dois melhores do mundo: Luís Figo e Michael Owen, eleitos pela Fifa e pela France Football, respectivamente

Português, Figo viveu uma polêmica nos início dos anos 2000: sua transferência do Barcelona, em que era ídolo e havia disputado cinco temporadas com o clube, para defender o Real Madrid, seu arquirrival.

Em seu primeiro ano no Real, marcou 14 gols e deu 26 assistências, em 50 jogos, conquistando um Campeonato Espanhol no período. Foi eleito melhor do mundo pelo seu desempenho no ano de 2001 - final da temporada 2000/01, início da 2001/02 -, mas não teve o mesmo nível na Copa do Mundo. Com Portugal, foi eliminado ainda na fase de grupos, em uma chave composta por Coreia do Sul, EUA e Polônia, com apenas uma vitória - e sem marcar gols.

Já Owen obteve um melhor resultado no Mundial. Enquanto defendia o Liverpool, alcançou as quartas de final com a Inglaterra - acabou eliminado pelo Brasil, derrota por 2 a 1. Marcou dois gols naquela edição, ambos no mata-mata - contra Dinamarca e Brasil.

COPA DO MUNDO DE 2006 - RONALDINHO GAÚCHO

Antes de chegar ao Mundial na Alemanha, Ronaldinho Gaúcho havia alcançado o ápice da sua carreira no Barcelona. Eleito melhor do mundo em 2005, conquistou duas edições do Campeonato Espanhol, em 2004/05 e 2005/06, e uma Liga dos Campeões, em 2005/06, o meia chegou como o camisa 10 de uma seleção brasileira estrelada: era membro do "quadrado mágico", composto por Adriano, Kaká e Ronaldo Fenômeno.

Nas temporadas de 2004/05 e 2005/06, o meia teve um destaque especial durante o ano de 2005, que lhe conferiu o prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e a Bola de Ouro. Nestas duas temporadas, disputou 87 jogos, com 39 gols e 40 assistências. Já na Copa do Mundo, Ronaldinho não repetiu seu desempenho no Barcelona com o Brasil.

Em cinco jogos na Alemanha, Ronaldinho - assim como toda a seleção brasileira comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira - não encantou. Em cinco jogos, passou em branco em todos, sem marcar um gol sequer. O Brasil foi eliminado nas quartas de final, contra a França de Zidane e Henry.

COPA DO MUNDO DE 2010 - LIONEL MESSI

Em 2009, foi a primeira vez que Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo, tanto pela Fifa quanto pela France Football. Entre 2009 e 2012, o argentino foi unânime na premiação, com quatro títulos seguidos. Pelo Barcelona, conquistou no ano de 2009, ao lado do técnico Pep Guardiola, todos os títulos possíveis: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Mundial de Clubes e Liga dos Campeões.

Antes de chegar à África do Sul, disputou, entre 2008 e 2010, 104 jogos, 85 gols e 31 assistências. Os números o credenciaram à Bola de Ouro e ao Melhor do Mundo da Fifa em 2009, mas o argentino não conseguiu repetir o desempenho com a seleção argentina.

Em sua segunda Copa do Mundo, Messi foi subutilizado por Maradona, então treinador da Argentina. Em cinco jogos, o meia não marcou um gol sequer, sendo utilizado em uma posição diferente daquela em que jogava no Barcelona - um falso nove, enquanto foi um meia-atacante, por vezes um ponta, com Maradona

Mesmo assim, foi eleito melhor do mundo pelo ano de 2010 - primeira premiação unificada entre a Fifa e a France Football. Em janeiro de 2011, superou Xavi e Iniesta, campeões mundiais com a Espanha e seus companheiros de Barcelona.

COPA DO MUNDO DE 2014 - CRISTIANO RONALDO

Na década de 2010, Cristiano Ronaldo e Messi dominaram as premiações de melhor jogador do mundo. Mas em 2014 - premiação que levou em consideração o ano de 2013 -, foi apenas a primeira do português na década e a segunda de sua carreira.

Mesmo sem ganhar nenhum título pelo Real Madrid em 2013, seu desempenho em números no ano o fez superar Lionel Messi e Franck Ribéry na eleição da Fifa e da France Football. Ao todo, foram 69 gols marcados ao longo de todas as competições - artilheiro do mundo e chuteira de ouro da Uefa.

Já na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, CR7 chegou como campeão da Liga dos Campeões, na temporada 2013/14, mas repetiu a performance de seu compatriota Luís Figo. A seleção portuguesa foi eliminada ainda na fase de grupos, em uma chave com Estados Unidos, Gana e Alemanha - campeã do mundo naquela edição.

Jogando como um ponta-esquerda, marcou apenas um gol, diante da Gana, e sofreu uma goleada de 4 a 0 da Alemanha, que consolidou a eliminação da equipe na fase de grupos. Apesar disso, assim como Messi na Copa de 2010, foi eleito o melhor jogador do mundo em 2014, muito por conta de seu desempenho no Real.

COPA DO MUNDO DE 2018 - CRISTIANO RONALDO

O atacante foi o único atleta dessa lista que disputou duas Copas do Mundo na condição de melhor jogador do mundo. Entre 2016 e 2018, conquistou o tricampeonato da Liga dos Campeões pelo Real Madrid (temporadas de 2015/16, 2016/17 e 2017/18, esta um mês antes do início do Mundial).

Diferentemente de 2014, Cristiano atuou como um centroavante com a seleção portuguesa. Nessa nova posição, na primeira partida da Copa, marcou os três gols do empate com a Espanha em 3 a 3. No segundo jogo, anotou o único gol da vitória sobre Marrocos, por 1 a 0.

Com quatro gols em duas partidas, ele superou seu número de gols nos outros três Mundiais que disputou - em 2006, 2010 e 2014, somou três gols ao todo. Apesar desse início como artilheiro e principal jogador da Copa do Mundo até a segunda rodada, CR7 não conseguiu seguir com seus números na Rússia. Contra o Irã, na terceira rodada, e Uruguai, partida da eliminação nas oitavas de final, passou em branco. No Catar, disputará sua última Copa como jogador por Portugal.

Lista de vencedores da Bola de Ouro antes de 1991 e seleção campeã da Copa no ano seguinte:

1957 - Di Stefano (ESP) - Brasil

1961 - Sívori (ITA) - Brasil

1965 - Eusébio - Inglaterra

1969 - Rivera (ITA) - Brasil

1973 - Cruyff - Alemanha

1977 - Simonssen (DIN) - Argentina

1981 - Rummenigge (ALE) - Itália

1985 - Platini (FRA) - Argentina

1989 - Van Basten - Alemanha

Veja também:
Athletico bate recorde de superávit; veja detalhes do balanço financeiro
Athletico bate recorde de superávit; veja detalhes do balanço financeiro
Torcida presente, equipe tricolor… os bastidores do vídeo do Paraná Clube que viralizou
Torcida presente, equipe tricolor… os bastidores do vídeo do Paraná Clube que viralizou
Coritiba se pronuncia sobre caso de injúria racial contra jornalista no Couto Pereira
Coritiba se pronuncia sobre caso de injúria racial contra jornalista no Couto Pereira
José Aldo revela torcida por rival histórico no UFC
José Aldo revela torcida por rival histórico no UFC
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Copa do Mundo 2022
Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”
Mundial 2022

Quarto de Messi durante Copa do Mundo será transformado em “minimuseu”

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios
Mundial 2022

Organização da Copa do Catar diz que reciclou 80% do lixo gerado nos estádios

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador
Mundial 2022

Fifa elege gol mais bonito da Copa do Mundo do Catar 2022; veja ganhador