Conheça o tipo de poker que está sendo observado para Olimpíada

Será que ainda veremos o Match Poker na Olimpíada?

No começo de outubro uma notícia surpreendeu o mundo do poker. A Associação Global das Federações Esportivas Internacionais (GAISF), com sede na Suíça, concedeu o status de “observador” para o jogo. Também foram enquadrados neste aspecto o pole dance e o pebolim. Este é o primeiro passo em uma loga jornada para uma modalidade esportiva participar da Olimpíada.

continua após a publicidade

Porem, o poker que está sendo observado não é o mais conhecido, jogado individualmente. Trata-se do Match Poker, uma espécie de poker por equipes que reduz muito a variância do jogo.

Siga o Resenha do Poker no Facebook

Neste jogo, cada integrante de uma equipe joga em uma mesa diferente e em posições diferentes. Detalhe: as cartas que são distribuídas e as comunitárias são as mesmas em todas as mesas. Como seria praticamente impossível fazer isso com baralhos reais, o jogo foi pensado para ser jogado de forma eletrônica.

continua após a publicidade

A cada rodada são somadas as perdas e ganhos de cada equipe para assim ser dado uma pontuação geral. Na próxima mão, a quantidade de fichas volta a ser igual para todos.

Assim, vence a equipe que conseguir mais fichas que o time adversário utilizando a sua habilidade.

O Match Poker, que também já foi conhecido como Duplicate Poker, já foi usado em um torneio de seleções em 2011, segundo a Gazeta Esportiva. Na ocasião, o Brasileiro foi o segundo lugar, atrás apenas da Alemanha.

continua após a publicidade

Para se tornar um esporte na Olimpíada, é necessário que seja praticado por homens em 75 países e mulheres em 40, além de alcançar pelo menos três continentes. Mesmo que isso seja pouco provável, só o fato de ser cogitado já mostra o crescimento do poker mundialmente.

Veja abaixo uma explicação em vídeo de como jogar o Match Poker:

Novidades

Quer receber antes de todo mundo as novidades do Resenha do Poker? Sugestões de matérias, críticas? Mande um e-mail para robsonm@gazetadopovo.com.br

Leia mais nas últimas do Resenha do Poker:

Aposentado crava torneio de poker e pode ir de graça para Vegas pela quarta vez
Cinco paranaenses ganham juntos R$ 1 milhão e se destacam no poker online
Apesar do sucesso, volta do Brasileiro de poker para Curitiba é incerta
Coxa-branca crava maior torneio de poker gratuito do sul do país

Exit mobile version