Brasileirão

Falhas da zaga e limitações do Coritiba definem a 14ª derrota em 16 jogos como visitante

Por
UmDois Esportes
21/10/2022 00:59 - Atualizado: 04/10/2023 19:55
Coritiba perde para o São Paulo fora
Coritiba perde para o São Paulo fora | Foto: Flavio Corvello/Futura Press

A proximidade da zona de rebaixamento assustava o torcedor do Coritiba, mas o fato de o clube ter um jogo a menos em relação aos concorrentes diretos dava confiança. As falhas da zaga e a apatia do time, porém, transformaram a esperança em pesadelo no Morumbi. O Coxa levou 3 a 1 do São Paulo e chegou à 14ª derrota em 16 partidas como visitante.

+ São Paulo 3x1 Coritiba: veja as fotos, os gols e a ficha da partida

Calleri (duas vezes) e Luciano marcaram os gols desta quinta-feira (20), em jogo adiado da 29ª rodada do Brasileirão - Matheus Cadorini descontou. O resultado deixa o Coritiba na 15ª posição, com 34. A distância para a ZR segue em três pontos - o Cuiabá, 17º, tem 31. O São Paulo, por sua vez, ultrapassa Botafogo e Santos e sobe para 10º, agora com 44 pontos.

O Coritiba volta a campo diante do Internacional, às 18h de domingo (23), no Couto Pereira, pela 33º rodada.

Uma vitória nesta quinta (20) faria o Coritiba chegar aos 37 pontos e abrir seis pontos para a ZR. Logo aos dois minutos, porém, o atacante Calleri desviou o chute cruzado de Rodrigo Nestor e abriu o placar. Para um time que buscava a primeira vitória como visitante, o gol no início representou um duro golpe e um balde de água fria.

Além do gol relâmpago, a ausência de Alef Manga também pesou. O atacante, que vinha sendo uma válvula de escape nas últimas partidas, desfalcou o time por suspensão. Com Boschilia, Warley e companhia em noite de pouca inspiração, o Coritiba não mostrou forças para reagir e praticamente não ameaçou o gol de Felipe Alves.

+ Confira a tabela do Brasileirão e os próximos jogos do Coritiba

Para buscar a reação, o técnico Guto Ferreira promoveu três mudanças logo no intervalo, com as entradas de Matheus Alexandre, Diego Porfírio e Matheus Cadorini. O Coxa até mostrou uma ligeira evolução, mas longe de representar uma ameaça ao adversário. O Coritiba rondou a área tricolor e, nas raras oportunidades criadas, pecou na pontaria.

O São Paulo, que chegou a fazer dois gols anulados por impedimento, não precisou de muito esforço para ampliar. Calleri - completamente livre - cabeceou no canto após o cruzamento de Patrick e anotou 2 a 0. Depois, Luciano - também sem ser incomodado pela marcação - teve tempo para dominar, ajeitar e bater. Foi o 37º gol sofrido em 15 jogos como visitante.

O Coritiba conseguiu apenas descontar, já aos 38 do segundo tempo. Régis cobrou a falta da esquerda, e Cadorini desviou de cabeça no cantinho. Restam seis rodadas, e o Coritiba precisa de pelo menos nove pontos para se livrar. Até por isso, o jogo contra o Inter, às 18h de domingo (23), no Couto Pereira, ganha ares de decisão.

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO
29ª rodada
20/10/2022

São Paulo 3x1 Coritiba

São Paulo: Felipe Alves; Rafinha, Luizão, Léo e Reinaldo (Wellington); Pablo Maia (Luan), Rodrigo Nestor (Galoppo), João Moreira (Igor Gomes) e Patrick (André Anderson); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

Coritiba: Gabriel; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Diego Porfírio); Jesús Trindade, Bruno Gomes e Boschilia (Régis); Warley, Fabrício Daniel (Matheus Cadorini) e Adrián Martínez. Técnico: Guto Ferreira

Local: Morumbi.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado.
Assistentes: Eder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro
Gols: Calleri (SPFC) aos 2/1ºT e aos 17/2ºT, Luciano (SPFC) aos 26/2ºT e Matheus Cadorini (CFC) aos 38/2ºT.
Cartões amarelos: Luizão e Luciano (SPFC); Natanael, Diego Porfírio, Chancellor e Adrián Martínez (CFC).

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Opinião e Análise
Coritiba: Por que Mozart trocou a Série A pelo problemático Coxa?
Análise

Coritiba: Por que Mozart trocou a Série A pelo problemático Coxa?

Dispensa de Alef Manga é primeiro acerto do Coritiba para 2025
Opinião

Dispensa de Alef Manga é primeiro acerto do Coritiba para 2025

Athletico, Flamengo e quando o superávit não entra em campo
Análise

Athletico, Flamengo e quando o superávit não entra em campo

Falhas da zaga e limitações do Coritiba definem a...