Série D do Brasileiro

Paraná é eliminado na Série D e fica sem calendário nacional por pelo menos dois anos

Por
UmDois Esportes
13/08/2022 21:56 - Atualizado: 04/10/2023 20:06
Drama sem fim: Paraná é eliminado na Série D
Drama sem fim: Paraná é eliminado na Série D | Foto: Chiarini Jr/Roma Comunicação e Marketing

O Paraná Clube escreveu mais um capítulo de um drama que parece não ter fim. Com uma atuação apática, o Tricolor perdeu para o Pouso Alegre por 1 a 0 neste sábado, no Manduzão, e acabou eliminado nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro - o jogo de ida tinha sido 1 a 1. Com isso, o clube ficará sem calendário nacional por pelo menos dois anos.

+ Pouso Alegre x Paraná Clube: veja a ficha e as fotos da partida

Rebaixado no último Estadual, o Paraná terá que voltar à primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2023 e terminar entre os primeiros colocados na edição 2024 para, aí sim, ter a chance de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. Ou seja, na melhor das hipóteses, o Tricolor ficará dois anos jogando só o Estadual.

A eliminação na Série D representa mais um triste episódio na recente história tricolor. O clube conquistou o acesso para a Série A de 2017 e disputou a elite nacional em 2018. De lá para cá, porém, o Paraná sofreu uma queda livre. Caiu para a Série B em 2018, para a Série C na edição de 2020 (que terminou em 2021) e para a Série D em 2021.

+ Confira a tabela completa da Série D do Campeonato Brasileiro

Primeiro tempo

Neste sábado (13), o Paraná precisava vencer para conquistar a vaga ou pelo menos empatar para levar para os pênaltis. E, desde o início, o Tricolor parecia satisfeito com o 0 a 0. Com uma postura defensiva e em alguns momentos até covarde, o time de Omar Feitosa recuou as linhas, cedeu campo ao Pouso Alegre e ficou à espera de um contra-ataque que não vinha.

Para piorar, o comandante tricolor precisou trocar Moisés Gaúcho por Evandro aos 22 do primeiro tempo. O Pouso Alegre nem teve que fazer muito esforço, mas o domínio do clube mineiro refletiu-se no placar aos 40 minutos. O atacante Alisson bateu da entrada da área. A bola desviou no meio do caminho e "matou" o goleiro Felipe - 1 a 0.

Segundo tempo

Apesar da atuação na etapa inicial e da desvantagem no placar, o Paraná voltou com a mesma escalação para o segundo tempo. O time até adotou uma postura mais ofensiva, mas sofreu para criar lances. Nomes como Rafael Silva e Iacovelli tinham atuações discretas, e o goleiro Edson parecia um espectador dentro das quatro linhas.

Omar Feitosa, então, começou a mexer no time. Ele colocou Everton Brito, Carlos Henrique, Ueslei Brito e Marcelinho. Na sequência, Rafael Silva cabeceou, mas viu a defesa do Pouso Alegre salvar em cima da linha. O jogo virou um ataque contra defesa, mas o Tricolor pecou pela falta de pontaria e pelo excesso de nervosismo.

Paraná ficará dois anos sem calendário nacional
Paraná ficará dois anos sem calendário nacional

Com a eliminação, o Paraná terá que ressurgir das cinzas para conquistar o acesso à elite estadual em 2023 e terminar entre os primeiros colocados do Campeonato Paranaense de 2024. Uma situação dramática e melancólica para um time que há 15 disputava a Libertadores e que há quatro anos jogava a Série A.

Ficha técnica

13/08/2022
Oitavas de final
SÉRIE D

Pouso Alegre 1x0 Paraná

Pouso Alegre: Edson; Léo Gobo, Victor, Thuram e Foguinho; Gledson, Matheus Roldan e Paraíba; Iago, Ingro e Alisson. Técnico: Paulo Roberto.

Paraná Clube: Felipe; Lucas Oliveira, Franklin, Dirceu e Rael; Moisés Gaúcho (Evandro), Buchecha e Albano; Rafael Silva, João Felipe e Iacovelli. Técnico: Omar Feitosa.

Local: Estádo Manduzão (Pouso Alegre-MG).
Data: 13/08/2022.
Gol: Alisson a 39' do 1°.
Amarelos: Everton Brito e Rael (PR) e Igor Pereira (PO).
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP).
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Robson Ferreira Oliveira (SP).

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Opinião e Análise
Coritiba: Por que Mozart trocou a Série A pelo problemático Coxa?
Análise

Coritiba: Por que Mozart trocou a Série A pelo problemático Coxa?

Dispensa de Alef Manga é primeiro acerto do Coritiba para 2025
Opinião

Dispensa de Alef Manga é primeiro acerto do Coritiba para 2025

Athletico, Flamengo e quando o superávit não entra em campo
Análise

Athletico, Flamengo e quando o superávit não entra em campo

Paraná é eliminado na Série D e fica sem calendár...