colunas e Blogs
Opinião e Análise
Opinião e Análise

Opinião e Análise

Análise

Diferença técnica e bola parada decretam dura derrota do Athletico para o Flamengo

Por
Fernando Freire, especial para o UmDois Esportes
14/08/2022 20:56 - Atualizado: 04/10/2023 20:06
Athletico é goleado pelo Fla no Maracanã
Athletico é goleado pelo Fla no Maracanã | Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Em um "aquecimento" para a Copa do Brasil, o Athletico levou 5 a 0 do Flamengo em duelo de reservas pelo Brasileirão. Fabrício Bruno (duas vezes), Ayrton Lucas, Lázaro e Pedro anotaram os gols da equipe carioca, todos no segundo tempo, neste domingo (14), no Maracanã, pela 22ª rodada. O resultado derruba o Furacão para o quinto lugar, com 37 pontos, e leva o Fla para a vice-liderança, com 39 pontos.

+ Flamengo x Athletico: veja as fotos, os gols e a ficha da partida

A diferença técnica entre os dois elencos e a força do Flamengo (ou fraqueza do Athletico) na bola parada desenharam a goleada carioca. Quatro dos cinco gols saíram em cobranças de escanteio pelo lado direito.

"A gente não pode entrar do jeito desligado que a gente entrou depois de um bom primeiro tempo. Voltamos desatentos, tomamos dois gols e isso complica qualquer estratégia", resumiu Erick em entrevista à Globo.

Athletico e Flamengo voltam a se enfrentar na quarta-feira (17), às 21h30, na Arena da Baixada, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, 0 a 0 no Rio. Então, qualquer empate leva para os pênaltis, e quem vencer avança para a semifinal.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Furacão recebe o América-MG às 18h de domingo (21), na Baixada. E o Fla visita o Palmeiras às 16h de domingo (21), no Allianz Parque.

+ Veja a classificação e os próximos jogos do Athletico no Brasileirão

De olho justamente na Copa do Brasil, Dorival Júnior e Felipão pouparam titulares. O Athletico, por exemplo, só tinha dois jogadores que haviam sido titulares no 1 a 0 sobre o Estudiantes: Alex Santana e Vitor Roque, que não podem atuar na Copa do Brasil. O goleiro Bento, com dores de estômago, também ficou fora - Anderson assumiu a vaga no gol.

Primeiro tempo

Os reservas do Furacão chegavam com a credencial de terem vencido o Atlético-MG, fora de casa, na rodada passada. A diferença entre os elencos, porém, ficou evidente desde o início. Everton Cebolinha e Marinho comandavam o ataque carioca, e o Fla pressionava. O primeiro tempo terminou com 11 a 0 no quesito finalizações, mas com 0 a 0 no placar.

Anderson não jogava desde a derrota para o Londrina, em 13 de março, pelo Estadual. Apesar dos cinco meses sem uma partida oficial, o camisa 98 fechou o gol no primeiro tempo. Ele mostrou segurança em chutes de fora e operou milagres, como em cabeceio de Marinho. Já o setor ofensivo sofreu com a marcação adversária e não ameaçou o goleiro Santos nenhuma (!) vez.

Segundo tempo

O domínio do Flamengo refletiu-se no placar no início do segundo tempo. O clube carioca anotou 3 a 0 em apenas 18 minutos, com dois gols que pareciam um replay: cobrança de escanteio de Marinho e gol de cabeça de Fabrício Bruno. Depois, o Fla saiu em contra-ataque, Matheuzinho passou por Anderson, e Ayrton Lucas só completou para o fundo das redes.

O técnico Felipão colocou Matheus Fernandes e Canobbio, mas o Flamengo não tirou o pé do acelerador. Aos 27, Marinho cobrou novo escanteio. Dessa vez, Lázaro desviou de cabeça, em gol praticamente idêntico aos dois primeiros. No fim, Dorival ainda colocou Arrascaeta, Gabigol e Pedro. E o Fla ampliou também de escanteio: Arrascaeta cobrou, e Pedro fechou o 5 a 0.

O reencontro entre Athletico e Flamengo promete fortes emoções. O Furacão vai querer dar uma resposta após a goleada sofrida no Maracanã. O Fla vai querer manter o embalo. O histórico recente entre os clubes tem sido quente nos últimos anos. E, claro, o jogo vale uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. A Arena da Baixada vai ferver na quarta-feira (17).

Ficha técnica

14/08/2022
BRASILEIRÃO - 22ª rodada

FLAMENGO 5x0 ATHLETICO

Flamengo: Santos, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Diego e Victor Hugo (Vidal); Lázaro (Vitinho), Marinho (Gabigol) e Everton Cebolinha (Pedro). Técnico: Dorival Júnior.

Athletico: Anderson; Orejuela, Matheus Felipe, Nico Hernández e Pedrinho (Abner); Erick, Alex Santana (Matheus Fernandes) e Vitor Bueno (Cittadini); Vitinho, Rômulo (Canobbio) e Vitor Roque. Técnico: Felipão.

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ).
Gols: Fabrício Bruno a 10' e a 13', Ayrton Lucas a 17', Lázaro a 26' e Pedro aos 46' do 2°.
Cartões amarelos: Pablo e Thiago Maia (F); Alex Santana e Vitor Roque (A).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO).
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC).
Público pagante: 59.165
Público total: 62.716
Renda: R$ 3.319.083.75

Veja também:
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do clube
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do clube
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
Daniel Alves se apresenta a tribunal pela primeira vez após sair da prisão
Daniel Alves se apresenta a tribunal pela primeira vez após sair da prisão
Cuca elogia o Maringá FC e projeta dificuldades do Athletico na final
Cuca elogia o Maringá FC e projeta dificuldades do Athletico na final
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Opinião e Análise
O Paraná Clube é azarão na Divisão de Acesso?
Opinião

O Paraná Clube é azarão na Divisão de Acesso?

Por que o milionário Athletico não tem dinheiro para um técnico de ponta?
Opinião

Por que o milionário Athletico não tem dinheiro para um técnico de ponta?

Paraná lota ginásios na 3ª divisão de futsal: espetáculo emocionante e deprimente
Opinião

Paraná lota ginásios na 3ª divisão de futsal: espetáculo emocionante e deprimente