Análise

Coritiba arranca vitória fundamental e respira, mas segue cometendo erros

Léo Gamalho em Coritiba x Fortaleza

Coritiba criou chances com Léo Gamalho no segundo tempo, mas foi acuado na etapa final.

A vitória do Coritiba por 2 a 1 sobre o Fortaleza veio em um enredo daqueles mais sofríveis possíveis. O Coxa saiu na frente logo de cara, com um gol de Léo Gamalho, mas recuou, se desorganizou e levou pressão, com o gol do empate ja aos 40 do segundo tempo.

continua após a publicidade

Mas, no último lance do jogo praticamente, José Hugo deu números finais ao confronto deste domingo (3), no Couto Pereira.

Resultado fundamental para o Alviverde, que encerrou um jejum de seis jogos sem ganhar, com quatro derrotas seguidas. Agora, chegou aos 18 pontos e pulou para o 12º lugar, mas apenas um ponto a mais que o Goiás, que é quem abre a zona de rebaixamento.

O time coxa-branca volta a campo no próximo domingo (10), quando encara o Juventude, às 11h, novamente no Couto Pereira.

continua após a publicidade
Léo Gamalho abriu o placar no Couto.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão e os próximos jogos do Coritiba

Desde o início, o torcedor já sofreu bastante no Couto Pereira. Com um problema de iluminação, alguns refletores não acenderam, com o estádio ficando totalmente escuro por muito tempo. Tanto que a partida começou com 45 minutos de atraso.

Com tudo ajustado, o Coritiba não demorou para balançar as redes. Com apenas dois minutos, Léo Gamalho aproveitou cruzamento preciso de Alef Manga e, de cabeça, abriu o placar.

Era o que a equipe precisava para colocar os ânimos no lugar, se acalmar e buscar o resultado. No primeiro tempo, o Coxa fez isso bem. Controlou as ações, foi mais ofensivo e criou boas chances de ampliar a vantagem.

continua após a publicidade

Só que veio a segunda etapa e tudo mudou. O Fortaleza, que poupou vários jogadores visando o duelo pela Libertadores, voltou com um meio-campo todo modificado, com seus principais jogadores.

Diante dos titulares do Fortaleza, Coritiba cometeu erros e recuou

E Pikachu e Hércules elevaram o nível do confronto. Com 15 minutos, só dava Leão, que passou a pressionar, chegar mais à area. O suficiente para o Alviverde se desorganizar e não conseguir mais jogar.

Os comandados de Gustavo Morínigo quase não conseguiam atacar e ficavam presos no campo de defesa. O treinador, então, mudou a formação. Tirou seu armador (Thonny Anderson) e um atacante de velocidade (Fabrício Daniel), para reforçar a marcação, com o volante Bernardo e o lateral-direito Nathan Mendes.

Expulsão de Nathan Mendes complicou o Coxa.

A tentativa de se fechar até vinha tendo resultado, quando Nathan Mendes cometeu falta dura e foi expulso. No minuto seguinte, bobeada da marcação, falha de Rafael William e gol de empate do Fortaleza, com Abraão.

Porém, em um domingo totalmente repleto de emoções, a torcida do Coxa conseguiu fazer a festa. Nos acréscimos, José Hugo arrancou, ganhou da marcação e bateu cruzado, dando a vitória ao Coritiba.

Três pontos que foram o principal da noite, mas que não escondem o fato de o time continuar cometendo erros na marcação e na criação das jogadas. O sufoco foi desnecessário e Morínigo mais uma vez em tentativas, arriscou na escalação, mexeu demais, mas tirou a característica principal do elenco. Algo que precisa ser corrigido para a sequência do Brasileirão.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
15ª rodada

03/07/2022

CORITIBA 2×1 FORTALEZA

Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Luciano Castán, Henrique e Diego Porfírio (Egídio); Willian Farias, Val e Fabrício Daniel (Bernardo); Warley (Thonny Anderson) (Nathan Mendes), Alef Manga (José Hugo) e Léo Gamalho. Técnico: Gustavo Morínigo

Fortaleza: Marcelo Boeck; Habraão, Marcelo Benevenuto e Titi (Lucas Crispim); Vitor Ricardo (Yago Pikachu), José Wellison, Ronald (Hércules), Matheus Vargas (Lucas Lima) e Juninho Capixaba; Romarinho e Moisés (Romero). Técnico: Juan Vojvoda

Local: Estádio Couto Pereira (Curitiba-PR)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA-SP)
Gols: Léo Gamalho, 2 do 1º, Abraão, 39, e José Hugo, 48 do 2º
Cartões amarelos: Alef Manga, Val; Ronald, Juninho Capixaba, Titi (FOR)
Cartão vermelho: Nathan Mendes, 38 do 2º
Público pagante: 18.655
Público total: 20.156
Renda: R$ 258.835,00

Exit mobile version