colunas e Blogs
Mauro Cezar Pereira
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Melhores Livros de Futebol

Livros de futebol que vão muito além da bola

Por
Mauro Cezar Pereira
05/05/2020 00:34 - Atualizado: 29/09/2023 16:49
Livros de futebol que vão muito além da bola

A Gazeta do Povo apresenta aos leitores textos dos integrantes da equipe de Esportes sobre os melhores livros de futebol que já leram. Relatos pessoais de viagens esportivas pela literatura. Leia e indique os seus preferidos nos comentários!

Tática, história, evolução, violência, amor, fanatismo, política: livros e futebol, por Mauro Cezar Pereira

O melhor livro de futebol que já li? A interrogação resume minha reação ante o tema proposto pela Gazeta do Povo para este fim de semana. Parei, pensei, refleti e concluí ser impossível citar um, apenas um. Como não conseguirei enumerar todos os que abordam o nosso esporte e valem a pena. Precisaria escrever mais do que uma coluna. Talvez um livro sobre tantos livros.

Seria também injusto apontar os melhores ou algo assim, afinal, são muitas obras disponíveis que valem a pena, ainda mais em tempos nos quais muitas pessoas têm mais… tempo. Como não sou fã de listas ("os 10 melhores disso", "os 50 mais daquilo"), selecionei algumas opções diversificadas, o que mostra como o futebol vai muito além do campo e bola.

"A Dança dos Deuses: futebol, cultura, sociedade", escrito por Hilário Franco Junior, tem uma pegada um tanto acadêmica, de fato, mas isso não deve assustar. Lançado em 2007, mostra como o futebol se conecta com o desenvolvimento do mundo civilizado. O prefácio destaca em suas primeiras linhas: "No Brasil, o futebol é bastante jogado, mas insuficientemente estudado". Fato.

Assim, passam pelas 433 páginas sociologia, religiosidade, linguística, antropologia, uso do esporte para fins políticos, inclusive pelo fascismo e em meio à ditadura militar brasileira. A obra arte da origem do jogo, deslancha meio ao seu incrível desenvolvimento, alastrando-se pela Europa e chegando à América do Sul, ao Brasil.

Para quem deseja entender a mente de um super-treinador, capaz de ver o futebol sob uma ótica abrangente, e até de promover uma pequena revolução no jogo, "Guardiola Confidencial" e "Guardiola: a Evolução", de Martí Perarnau, são fundamentais. Ambos trazem bastidores do trabalho do técnico catalão em sua passagem pelo Bayern Munique. Perfeito para quem deseja conhecer a mente de Pep, como funciona, trabalha e cria o que se vê em seus times.

"Eu e o Futebol", de Almir Albuquerque, o Pernambuquinho, foi lançado em 1985 a partir da coletânea de textos publicados pela revista Placar. Só se encontra em sebos ou pesquisando livros usados na internet. É a verdade nua e crua e a vida do jogador numa época menos glamurosa e mais intensa, viva, violenta até. Pelo menos para o mais polêmico entre os polêmicos da bola. É um incrível relato que vai dos aos treinos e jogos ao doping.

Sport Recife, Vasco, Santos, Corinthians, Flamengo, América (RJ), Boca Juniors e Genoa (Itália) foram camisas que vestiu. Virou “Pelé branco” usar a 10 santista em final de Mundial de clubes. Então rubro-negro, acabou com a final carioca de 1966, promovendo uma briga generalizada ao concluir que o jogo estava "armado" para o Bangu. Morreu assassinado no bar “Rio Jerez”, em frente à Galeria Alaska, Copacabana, em 1973. Um personagem rico, incomum.

Todas as colunas do Mauro Cezar Pereira; acesse!

"Como o Futebol Explica o Mundo", do jornalista americano Franklin Foer, expõe fatos e questionamentos, aborda o futebol na globalização e suas inúmeras vertentes. Trafega por diferentes universos e temas. Vai da rivalidade religiosa entre os escoceses Glasgow Rangers e Celtic aos balcãs. Passa pelo islã, aborda o hooliganismo, vai à Itália, à Catalunha e chega ao Brasil.

Do estádio como ambiente perfeito para a aproximação entre pai e filho, aos relacionamentos interrompidos por uma paixão maior, "Febre de Bola", de Nick Hornby, é um clássico. Foi escrito nos tempos em que o Arsenal, time do autor, não fracassava como hoje. Era pior. Então ele nem imaginava que os Gunners dominariam o futebol inglês tempos depois, com Arsène Wenger, época dourada que também passou. E até hoje vale.

Hornby frequentava o velho Highbury, onde seu time atuava, quando crescia o fenômeno da violência entre torcedores ingleses, os hooligans. "Entre os Vândalos", do americano Bill Buford, é um espetacular relato do jornalista que conviveu com os eles quase quatro anos. O melhor do livro é que mostra como a sensação de pertencimento, amizade, lealdade e compromisso podem transformar um homem de maneira inacreditável.

Da mesma família é “La Doce – A Explosiva História da Torcida Organizada Mais Temida do Mundo”. Autor da obra, o jornalista Gustavo Grabia relata as entranhas da "Barra Brava" do time mais popular da Argentina, suas conexões com o poder e guerras internas pelo controle. A versão brasileira, por sinal, conta com uma introdução escrita por seu colunista sobre as torcidas organizadas brasileiras. Boa leitura!

Série Melhores Livros de Futebol

Série Jogos Incríveis

Veja também:
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Mauro Cezar Pereira
Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais
Análise

Athletico pagou caro por não ter estratégias. E foi goleado pelo Galo nas finais

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians
Análise

Muricy, o áudio vazado e a defesa da gestão inconsequente do Corinthians

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol
Análise

Alemanha e Inglaterra sofrem com os antivacina e o vírus volta forte ao futebol