Mauro Cezar Pereira

Futebol na virada do ano, por que não?

Furacão foi campeão brasileiro no dia 23 de dezembro.

Na Inglaterra a bola não para mesmo no período de festas. É assim desde sempre. Em 25 de dezembro de 1889, portanto há 131 anos, o Preston North End venceu o Aston Villa por 3 a 2. No dia de Natal! Portanto, quando os times jogam partidas da Premier League no período de festas ou no primeiro dia do ano, ninguém repara.

continua após a publicidade

Aqui não temos esse hábito, tal tradição. Mas jogos disputados perto do Natal ou ano novo não são exatamente uma novidade. A final do Brasileiro de 1998, com o título do Corinthians diante do Cruzeiro, foi em 23 de dezembro. Na mesma data, três anos mais tarde, o Athletico ganhou o Campeonato Brasileiro na final em São Caetano. Já a Copa Mercosul de 1999 teve a final, Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro, no dia 29 do mesmo mês.

O torneio internacional voltou a ser decidido nessa época nas duas temporadas seguintes, ambas também envolvendo os palmeirenses. Em 1999 com o Flamengo campeão no 3 a 3 em 20 de dezembro, no antigo Palestra Itália. Exatamente um ano depois, os paulistas perderam mais uma decisão em casa no já extinto torneio sul-americano, quando o Vasco virou para 4 a 3 depois de levar 3 a 0.

Dez dias depois da virada épica comandada por Romário e Juninho Paulista, os vascaínos foram a São Januário decidir o título brasileiro com o São Caetano. Em 30 de dezembro, isso mesmo, no penúltimo dia do século passado. A superlotação do estádio gerou o rompimento da grade com o campo invadido por torcedores, feridos entre eles. O jogo não aconteceu.

continua após a publicidade

Apenas em 18 de janeiro o Vasco assegurou seu último título da primeira divisão nacional, vencendo o time do ABC paulista no Maracanã. São muitos os exemplos de pelejas realizadas em período de festas. Não há essa tradição por aqui, mas existe aceitação. O interesse do torcedor pelos jogos em andamento por Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro comprovam isso.

Fica evidente que a não adequação do calendário do futebol no país ao jogado no exterior, especialmente na Europa, não acontece muito mais por interesses diversos e resistência do que devido a uma inviabilidade. Nem a desculpa do calor cola mais, afinal, em temporadas sem pandemia, os campeonatos estaduais começam no auge do verão, na segunda quinzena de janeiro.

*
Desnecessário dizer o quão difícil foi o ano de 2020. Que a partir dessa sexta-feira possamos viver melhor, ou levar a vida de maneira menos sofrida. Feliz 2021 a todos.

continua após a publicidade

Exit mobile version