Análise

Fluminense, Botafogo e, principalmente, Vasco fazem papelão no Carioca

Caso derrote o Nova Iguaçu, domingo, jogando em casa, o Volta Redonda chegará aos 19 pontos na Taça Guanabara, que é a fase de classificação às semifinais do Campeonato Carioca. Seria a pontuação máxima que o Vasco (ainda) ainda pode alcançar, caso vença os quatro jogos que lhe restam. Hoje, o Voltaço tem nove pontos de vantagem (16 a 7) sobre o time de São Januário.

continua após a publicidade

A enorme diferença entre as campanhas da equipe do interior do Estado do Rio de Janeiro e o clube grande da capital escandaliza. Em apenas sete rodadas, ou seja, cada time teve 21 pontos em jogo; o Volta Redonda abriu toda essa vantagem em relação ao Vasco. É muita coisa, mesmo com o clube prestes a encarar sua quarta temporada na Série B nacional.

E não é só. Fluminense e Botafogo também estão atrás do Volta Redonda, como também vão perdendo a corrida pelas vagas na semifinal para Portuguesa e Madureira. No momento, alvinegros e tricolores somam 10 pontos cada, enquanto a Lusa da Ilha do Governador, em terceiro lugar, tem 13 e o tricolor suburbano soma 11. Os dois pequenos estão na zona de classificação.

Hoje, o Flamengo, líder com a mesma pontuação do Volta Redonda, o próprio time da Cidade do Aço, é claro, além de Portuguesa e Madureira estariam nos confrontos mata-mata que apontarão os dois finalistas do Campeonato Carioca. Com dois de seus mais tradicionais clubes na segunda divisão do Brasileiro, o futebol do Rio vê equipes de investimento bem menor dominando o certame.

continua após a publicidade

Curiosamente, o Estado terá dois representantes na Copa Libertadores, a dupla Fla-Flu. Mas os tricolores estão de técnico novo, Roger Machado, e ainda não engrenaram. Há tempo, mas não muito. No caso de Botafogo e Vasco, claro que a Série B tem prioridade, mas sequer se classificar no campeonato de nível técnico mais fraco, convenhamos, será melancólico e desanimador.

As chances de os quatro grandes do Rio de Janeiro se enfrentarem na fase decisiva do Carioca são mínimas. Pelo menos um pequeno, o Volta Redonda, está virtualmente classificado, assim como o Flamengo. O Vasco depende de uma reação improvável, enquanto Fluminense e Botafogo patinam. Com metas diferentes, a corrida contra o tempo já começou. Para os três.

continua após a publicidade
Exit mobile version