O maior plano de Dana White para o UFC este ano é finalmente realizar a luta entre Jon Jones e Tom Aspinall, mas o próprio campeão peso-pesado parece ter outros planos para si mesmo.
Inicialmente, o combate deveria acontecer no UFC 317, em 28 de junho, na Semana Internacional da Luta, mas sem conseguir um acordo, a organização acabou escalando Ilia Topuria e Charles Oliveira para o evento principal da noite.
Surgiu, então, a dúvida: quando acontecerá a luta entre Jones e Aspinall para decidir, de uma vez por todas, o dono do cinturão dos pesados? Aparentemente, isso está fora de cogitação. Bones afirmou, em suas redes sociais, que já dividiu seus planos com o Ultimate, que pode até tirar seu cinturão caso a luta não aconteça.
“Me tirarem o cinturão? Eu pareço o tipo de pessoa que liga para isso? Estão falando com a pessoa errada. Já contei meus planos ao UFC faz tempo. Não sei por que ainda não compartilharam com vocês”, debochou ele, em seu perfil no X (antigo Twitter).
Veja também:
+ Como Cristiano Marcello quebrou paradigmas e revolucionou o jiu-jítsu na Chute Boxe
++ Cristiano Marcello relembra surra em gringo nos bastidores do Pride
Além disso, em uma conversa com Gadzhiev, Jon Jones afirmou que já se sente um aposentado —mas isso nunca foi anunciado oficialmente por ele ou pelo UFC. Em outra publicação nas redes sociais, no entanto, ele afirmou ter deixado o esporte “por conta própria”.
“Jon Jones – o campeão mais jovem da história do UFC. O mais dominante, com o reinado mais longo. Ganhou milhões, deixou o esporte por conta própria. Sim… que legado terrível (não lutar com Tom Aspinall)”, debochou ele, ao responder um fã que o acusou de fugir do embate.
Por que Jon Jones não anuncia aposentadoria?
Apesar das declarações que mostram total desinteresse em continuar defendendo o cinturão peso-pesado do UFC, o próprio Jones parece não ter muita certeza de seu futuro.
Em uma publicação mais recente no X, o campeão voltou atrás e disse que ainda não sabe se está pronto para deixar as luvas no centro do octógono, mas deu a entender que está dando uma pausa em sua carreira.
“Não sei se quero me aposentar, sinto que sempre terei a capacidade de aparecer e mostrar. Tive muitas pausas ao longo da minha carreira e minha identidade fora da luta continua intacta. Estou curtindo a vida”, declarou ele.
A última luta de Bones aconteceu em novembro de 2024, quando ele derrotou Stipe Miocic por nocaute no terceiro round, mantendo o cinturão que conquistou em 2023, após dominar a categoria dos meio-pesados durante nove anos.
Na ocasião, o campeão descartou a ideia de se aposentar e afirmou que tentaria entrar em um acordo com Dana White, que já tinha a luta contra Tom Aspinall nos planos. Jon, por outro lado, preferiria enfrentar Alex Poatan Pereira pelo cinturão BMF, algo que foi prontamente descartado pelo presidente da organização. Desde então, as conversas estão travadas.