Lerryan Douglas sofreu uma dura derrota no UFC Sacramento, que aconteceu no último sábado (22). O paranaense foi nocauteado ainda no primeiro round da luta contra Jamall Emmers, válida pela categoria peso-pena, e chegou a perder a visão.
O nocaute causou uma fratura orbital no brasileiro, que ficou instantaneamente sem enxergar, de acordo com Cub Swanson, seu treinador na Bloodline Combat e ex-lutador do Ultimate. Ele também afirmou que o brasileiro será avaliado por médicos especialistas ao longo da semana e que não houve outros danos além desse.
Nas redes sociais, Lerryan fez uma publicação para tranquilizar os fãs e agradecer o apoio e os desejos de melhoras após a derrota. Essa foi apenas a sua segunda luta desde que entrou para a organização.
“Sofri uma fratura na órbita ocular, mas estou bem! Agradeço à minha família, à minha equipe e a todos os meus fãs. Vou aprender com isso e voltar ao trabalho ainda melhor. Um enorme agradecimento aos meus fãs verdadeiros e leais, obrigado! Todo o apoio significa muito para mim. Muito amor! Vejo vocês em breve. Muito em breve”, prometeu.
O paranaense estreou no UFC em março com uma performance que impressionou o público: ele nocauteou Julian Erosa logo no primeiro round. Foi dessa forma, inclusive, que ganhou seu contrato ao participar do Dana White’s Contender Series em 2025.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2025%2F09%2F10173124%2Flerryan-douglas-vitoria-contender-series.jpg)
Topuria sofreu a mesma fratura
A fratura orbital sofrida por Lerryan Douglas em Sacramento foi a mesma que Ilia Topuria sofreu quando perdeu o cinturão dos pesos-leves para Justin Gaethje na Casa Branca. O espanhol, inclusive, teve a fratura constatada nos ossos dos dois olhos e, mais tarde, admitiu que não estava enxergando nada no quarto round.
Mesmo assim, Topuria queria ter continuado a luta pelo título, mas seu próprio irmão, também lutador do UFC, Aleksandre Topuria, o impediu de retornar para o quinto round após ouvir a avaliação da equipe médica. O juiz, então, decretou o nocaute técnico. Foi a primeira derrota da carreira de Ilia.
O tempo de recuperação desse tipo de lesão varia entre três semanas e três meses, dependendo da gravidade e da necessidade de cirurgia. Após uma avaliação mais detalhada, a equipe de Topuria afirmou que as fraturas foram leves, sem nenhum tipo de deslocamento e sem necessidade de cirurgia. Ele poderá voltar a treinar em outubro, mas está sob suspensão médica até dezembro.
A equipe de Lerryan Douglas ainda não deu mais detalhes sobre a gravidade da lesão sofrida no sábado ou sobre o tempo necessário para a recuperação.