Amanda Nunes, lenda do UFC que reinou na categoria peso-galo feminino entre 2016 e 2023, pode fazer seu retorno ao octógono ainda este ano.
A brasileira já havia demonstrado interesse em voltar a competir no Ultimate, mas a intenção ficou realmente clara após Kayla Harrison conquistar o cinturão da divisão em junho, ao derrotar Julianna Peña. Depois da luta, a brasileira subiu no octógono para encarar a nova campeã peso-galo.
Treinador de Nunes, Din Thomas sinalizou que a lutadora está completamente saudável e pronta para fazer seu retorno diante da própria Kayla Harrison, com quem chegou a treinar no American Top Team, em uma disputa direta pelo título da categoria.
“Ela está mirando dezembro. Está saudável, sem lesões, e neste momento estamos organizando sua rotina, o camp e a preparação, para que ela possa chegar pronta à luta”, diz, em entrevista ao UFC Unfiltered.
Marcado para 6 de dezembro, o UFC 323 será o último pay-per-view da história do Ultimate, já que em janeiro passa a valer o novo acordo da organização com o Paramount+. Uma disputa de cinturão entre Amanda Nunes e Kayla Harrison fortaleceria bastante o card, que acontece em Las Vegas.
Amanda Nunes é uma lenda no UFC
Amanda Nunes chocou os fãs ao anunciar a aposentadoria em 2023, logo depois de derrotar Irene Aldana ao defender o cinturão peso-galo feminino, conquistado pela primeira vez em 2016 —quando finalizou Miesha Tate.
De lá para cá, a brasileira perdeu apenas uma defesa, para Julianna Peña, em 2021, mas voltou ao posto de campeã da divisão já na luta seguinte, quando fez a revanche e venceu por decisão unânime dos juízes.
Além disso, ela também se tornou a primeira campeã dupla do UFC em 2018, ao conquistar também o cinturão peso-pena; Amanda derrotou nomes lendários como Ronda Rousey, Cris Cyborg, Holly Holm, Raquel Pennington e Valentina Shevchenko, atual campeã peso-mosca feminino.
Em cerimônia realizada em junho deste ano, o nome da brasileira foi incluído no Hall da Fama do UFC na Classe de 2025; Amanda se tornou apenas a terceira mulher a receber da história a receber a honraria. Ela é considerada a maior lutadora da história do MMA feminino.