Alex Poatan Pereira inaugurou, no último sábado (12), o Instituto Poatan, que tem como principal foco investir na vida de crianças e adolescentes através do esporte.

O instituto fica localizado no bairro do Batistini, em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo — local onde o ex-campeão meio-pesado do UFC nasceu e cresceu. E a inspiração para o projeto veio da volta por cima que o próprio Alex deu ao se livrar do alcoolismo através da luta.

“Sei um pouco das necessidades da população, e o esporte mudou minha vida. Estar no meio da comunidade, tem droga, bebida… Estou tentando ajudar, fazer algo pela criançada. Eu consegui vencer, mas nem todo mundo vai ter esse mesmo interesse, então vamos apresentar para as crianças. Tenho certeza que isso vai ter uma grande mudança na vida de todos”, disse ele, em entrevista exclusiva ao UmDois Esportes.

66fd548e-65e4-4809-a42b-fc6d89152233

O local terá aulas de jiu-jitsu, kickboxing e inglês e conta com estrutura para tudo isso; incluindo uma sala de aula e uma sala com tatames e todo o material necessário para a prática desses esportes. E até mesmo a aula de inglês foi pensada para facilitar a vida de crianças que sonham com uma carreira profissional no mundo da luta.

“Eu não aprendi inglês e vejo a dificuldade que tenho em algumas coisas. Pensando no futuro das crianças que querem ser campeãs, tenho certeza que vai ser completo para elas. Não saber [falar inglês] é algo que me incomoda, queria que elas tivessem essa oportunidade”, explicou.

Logo na inauguração, muitas crianças já se mostraram interessadas no esporte. É o caso de Manuella Fernandes, que com apenas 11 anos já é campeã brasileira de kickboxing e agora irá treinar jiu-jitsu no Instituto Poatan.

“A gente ficou super feliz quando viu que que ia ter o Instituto Potan, porque vai dar maior visibilidade para artes marciais, acho que vai incentivar outras crianças. E a gente nem dormiu esperando dar o horário para ela vir aqui conhecer ele, ela é fã dele”, contou Débora Fernandes, mãe da Manu.

bd19f275-b7f3-4fd6-b290-ea9acd5d4e5d
Manuella Fernandes. Foto: Divulgação/Instituto Poatan.

Motivação para continuar

Enquanto o instituto ainda estava em reforma, Poatan usou as redes sociais para fazer um desabafo depois de saber que haviam pichado o muro do local e admitiu até pensou em desistir, mas seu objetivo é muito maior que um ato de vandalismo —na verdade, é justamente para acabar com esse tipo de coisa. O ex-campeão não guarda rancor e fez até um convite para que os responsáveis conheçam o instituto.

“Fiquei muito triste, de verdade, me deu aquele desânimo. Mas não devo me abalar por algumas pessoas, acho que sempre vai acontecer, ou parecido, e minha cabeça é mais forte que isso. Vem conhecer o projeto, se tornar uma pessoa melhor, assim como eu me tornei. Traga crianças, filho, sobrinho, que aqui vai ser bem recebido, bem tratado. A gente vai mudar a vida das pessoas”, declarou ele.

Para tornar esse sonho realidade, Poatan investiu cerca de R$ 3 milhões. A unidade de São Bernardo é, hoje, o principal foco de Pereira, mas assim que possível, ele planeja expandir o projeto para outras cidades e alcançar o maior número de crianças possível.

“Meu foco é aqui, achei um grande começo. Sozinho, a gente está fazendo as coisas, mas com outros parceiros vindo, ajudando financeiramente, porque é importante, com certeza vai ficar melhor. Então vou dar continuidade. Me sinto muito melhor em ajudar as crianças, é um investimento na vida delas”, afirmou.

Siga o UmDois Esportes