O cinturão peso-palha feminino do UFC pode voltar a ficar em mãos brasileiras neste sábado (25), quando Virna Jandiroba e Mackenzie Dern disputarem o título que Zhang Weili deixou vago para subir de categoria.
O duelo será o evento co-principal do UFC 321, realizado em Abu Dhabi, com a luta principal entre Tom Aspinall e Ciryl Gane pelo cinturão peso-pesado.
A primeira e última vez que uma brasileira foi campeã da categoria foi em maio de 2019, quando Jéssica Andrade, a “Bate-Estaca”, nocauteou Rose Namajunas na disputa do título. O reinado, no entanto, não durou muito; a paranaense perdeu o cinturão logo em sua primeira defesa, justamente para Weili.
LEIA TAMBÉM:
Jandiroba x Dern

Virna Jandiroba assumiu a primeira posição no ranking peso-palha feminino em abril passado, quando derrotou a então primeira colocada Yan Xiaonan por decisão unânime dos juízes. Mesmo que Zhang não vagasse o cinturão, ela já seria a próxima na fila.
Mackenzie Dern é a quinta colocada, mas ganhou a oportunidade porque os outros nomes entre ela e Virna ou sofreram derrotas nas lutas mais recentes, ou lutaram há pouco tempo e não conseguiriam se preparar para disputar um cinturão.
Apesar de ter nascido no Arizona, Mackenzie é naturalizada brasileira pois passou sua infância viajando entre os dois países; seu pai, Wellington “Megaton” Dias, é um lutador brasileiro de jiu-jítsu altamente premiado. Sua madrasta e seu namorado também são brasileiros, e ela prefere falar português do que inglês.
Jandiroba, por sua vez, é brasileira raiz, nascida em Serrinha, na Bahia, e carrega o apelido de “Carcará”, uma ave de rapina comumente vista no nordeste e símbolo de proteção. Essa será a primeira vez que ambas disputam um cinturão do UFC.