Mackenzie Dern é a mais nova campeã peso-palha feminino do UFC; a dona do cinturão superou Virna Jandiroba depois de cinco rounds muito disputados no UFC 321, que aconteceu neste sábado (25) em Abu Dhabi.

Desde o primeiro round, a luta seguiu quase o mesmo ritmo; Mackenzie levando vantagem na trocação por causa de sua agilidade, que lhe garantiu um maior volume de golpes significativos, enquanto Virna dominou os momentos de luta agarrada, tanto no chão, quanto na grade.

A baiana conseguiu nove quedas em 17 tentativas, mas todas as vezes que foi derrubada, Dern se manteve ativa mesmo no chão, disparando o maior número de golpes possíveis. Na luta agarrada, Jandiroba teve domínio, só que não investiu no ground and pound tanto quanto sua oponente.

Ao final de cinco rounds com um alto nível de jiu-jítsu, os três juízes decidiram, de forma unânime, pela vitória da brasileira nascida nos Estados Unidos, que demonstrou muita evolução na luta em pé.

Mackenzie Dern faz história com cinturão

Além de ser a segunda brasileira da história a conquistar o cinturão peso-palha feminino do UFC —e a primeira depois de seis anos—, Mackenzie se tornou a primeira lutadora do mundo a vencer o Campeonato Mundial da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro, o ouro do Abu Dhabi Combat Club e um título do Ultimate.

“Me sinto incrível, não acredito que é real! [A luta] Não era o que eu esperava, pensei que seria mais fácil, para ser sincera. Acho que fiz o suficiente, entreguei um pouco de tudo”, avaliou ela, já com o cinturão em mãos.

A nova campeã também confessou que prestou muita atenção na luta entre Alexander Volkov e Jailton Malhadinho mais cedo e viu que o russo venceu, de forma bastante apertada, por ter se mantido ativo mesmo quando era dominado no chão —ela adotou a mesma estratégia.

Siga o UmDois Esportes