O UFC 318, marcado para o próximo sábado (19), a partir das 19h15 (horário de Brasília), em Nova Orleans, nos Estados Unidos, contará com uma disputa de cinturão na luta principal. Mas, trata-se de um título meio alternativo criado pela organização: o BMF (Baddest Motherfucker).
LEIA TAMBÉM:
- Do Bacacheri para o topo do mundo: Shogun revela como saiu do anonimato para se tornar lenda do MMA
- Wanderlei Silva: O “gordinho” que virou estrela no Japão e no UFC
- Como Rudimar Fedrigo transformou Curitiba na capital mundial da porrada
- Como Cristiano Marcello quebrou paradigmas e revolucionou o jiu-jítsu na Chute Boxe
Traduzindo para um português mais claro, trata-se de o “filho da p*** mais durão do UFC”. Um cinturão que enaltece um lutador com estilo mais agressivo, popularmente, conhecido como “casca-grossa”.
O atual detentor deste título é o havaiano Max Holloway, que terá pela frente uma trilogia com o veterano Dustin Poirier. Nos dois primeiros encontros entre os atletas, quem levou a melhor em ambos foi Poirier, que venceu o primeiro em 2012, com uma finalização ainda no primeiro round, e o segundo em 2019, na decisão unânime dos árbitros.

O que é o BMF do UFC?
Ex-campeões de outras categorias, a dupla se reencontra em um duelo muito aguardado pelos fãs de MMA. Em jogo está o BMF, que foi criado em 2019 para o confronto entre Jorge Masvidal e Nate Diaz.
Diaz já era conhecido por seu jeito polêmico. Em entrevistas antes do confornto com Masvidal, o norte-americano já vinha provocando e ressaltando que era o “filho da p*** mais durão do UFC”.

E não é que o UFC comprou a ideia? Assim como o próprio Jorge Masvidal. Dana White, CEO do Ultimate, criou o cinturão para os dois disputarem. Na ocasião, Masvidal moeu o olho de Diaz e o médico interrompeu o combate no terceiro round, com Masvidal levando o título e se aposentando logo na sequência.
Em 2023, o título voltou a ser disputado. Desta vez, pelos americanos Dustin Poirier e Justin Gaethje, com o segundo levando a melhor. Porém, Gaethje perdeu o título logo depois para Max Holloway, que agora defende o cinturão.
UFC 318: Card completo
Peso-leve: Max Holloway x Dustin Poirier
Peso-médio: Paulo Borrachinha x Roman Kopylov
Peso-meio-médio: Kevin Holland x Daniel Rodriguez
Peso-pena: Dan Ige x Patrício Pitbull
Peso-leve: Michael Johnson x Daniel Zellhuber
CARD PRELIMINAR:
Peso-galo: Kyler Phillips x Vinicius ‘Lok Dog’
Peso-médio: Brendan Allen x Marvin Vettori
Peso meio-médio: Francisco Prado x Nikolay Veretenniko
Peso-médio: Ateba Gautier x Robert Valentin
Peso-meio-médio: Adam Fugitt x Islam Dulatov
Peso-médio: Jimmy Crute x Marcin Prachnio
Peso-pesado: Ryan Spann x Lukasz Brzeski
Peso-médio: Jackson McVey x Brunno Ferreira
Peso-mosca: Carli Judice x Nicolle Caliari