UFC 315: José Aldo sofre derrota dramática e anuncia nova aposentadoria

José Aldo surpreendeu o público ao anunciar uma nova aposentadoria após sofrer uma derrota dramática para Aiemann Zahabi, no UFC 315, na noite de sábado (10).
A luta, que foi a terceira do card principal, começou com maior agressividade por parte do brasileiro, mas empurrado pela torcida de Montreal, o canadense logo reagiu e tentou controlar a distância, apesar da velocidade do ex-campeão peso-pena.
Quando Zahabi encurtou o espaço, os dois baixaram a guarda e tiveram um minuto final de trocação equilibrada no primeiro round, que terminou com leve vantagem para Aldo.
Aiemann começou o segundo assalto com bastante pressão para cima de Junior, que se defendeu bem ao andar para trás e desacelerou o ritmo em relação ao começo da luta. Houve mais um momento de trocação equilibrada entre os dois, mas desta vez, a vantagem ficou com o canadense, empatando o combate.
O carioca começou o terceiro e último round com bastante agressividade e conseguiu aplicar um knockdown com uma joelhada, que derrubou Zahabi, seguida de uma sequência de socos.
A luta parecia se encaminhar para o fim, mas o canadense se recuperou, levantou e tirou vantagem de um escorregão do brasileiro, aproveitando para dominá-lo no chão.
O embate permaneceu assim nos três minutos finais, com Aldo sangrando e completamente sem fôlego para reagir de forma contundente.
Diante do cenário, os três juízes deram vitória para o canadense, que viu a torcida de Montreal explodir ao gritar seu nome, enquanto José Aldo tirava as luvas.
José Aldo se aposenta de novo
Sem luvas e ainda em cima do octógono, José Aldo, de 38 anos, decidiu anunciar uma nova aposentadoria do UFC, de forma completamente inesperada.
O Rei do Rio agradeceu sua equipe e principalmente sua família. Em seguida, contou que passou por uma semana muito difícil no sentido emocional.
"Eu estava brigando com a minha mente para tentar ser campeão de novo, mas acho que está na hora de parar. Quero aproveitar minha família, meus filhos. É a última vez que vão me ver aqui dentro, isso aqui não faz parte da minha vida mais", declarou ele.
Além da dúvida entre continuar ou não, Aldo também teve problemas no corte de peso. O próprio UFC alterou a luta de peso-galo para peso-pena ao notar que o brasileiro não atingiria o número limite.
Essa é a segunda vez que José Aldo se despede do UFC. Após perder para Merab Dvalishvili em agosto de 2022, o carioca fez uma pausa e foi se aventurar no boxe. Em maio de 2024, porém, o Campeão do Povo retornou ao octógono com uma vitória sobre Jonathan Martinez.
Depois disso, com o resultado desta noite, foram duas derrotas na decisão unânime dos juízes. O brasileiro não deu detalhes sobre planos futuros.