Shara Magomedov é um dos nomes que está no card principal do UFC Abu Dhabi, que acontece neste sábado (26). O russo irá enfrentar Marc-André Barriault na categoria peso-médio.

Apesar de ter um cartel impressionante, a coisa que mais chama a atenção quando ele sobe no octógono é seu olho direito, com a íris completamente azul e sem nenhum movimento. Na verdade, trata-se de uma prótese que lhe rendeu o apelido de “Pirata” do UFC.

Shara perdeu a visão pouco antes do início de sua carreira no MMA, em 2016, enquanto treinava na Tailândia; ele sofreu uma lesão no olho e demorou muito para tratar. Enquanto isso, os danos aumentaram tanto que o russo precisou passar por oito cirurgias, mas não conseguiu reverter o quadro e acabou até perdendo o olho.

Mas não ter a visão de um olho não atrapalha em nada seu desempenho em cima do octógono. No Ultimate desde outubro de 2023, Magomedov sofreu sua primeira derrota da carreira apenas em fevereiro passado, para Michael Page, por decisão unânime dos juízes.

Ao falar sobre o resultado, o russo não usou a falta de visão como justificativa; ele afirmou que estava sentindo as pernas e braços fracos, além de um enjoo que lhe deu até medo de vomitar durante a luta. Ele ainda contou ter um problema de saúde que não quer revelar.

Shara Magomedov não pode lutar nos EUA

Se dentro do octógono a falta da visão do olho direito não é um problema para Shara Magomedov, fora dele as coisas são bem diferentes. As comissões atléticas de muitos países, incluindo os Estados Unidos, sequer permitem que ele lute por causa da condição.

Então, desde sua entrada no UFC, o russo tem feito apenas lutas nos cards que acontecem no Oriente Médio, onde as comissões atléticas o autorizam a competir com a prótese ocular.

Mesmo com a dificuldade em agendar uma luta, Shara tem participado de cards bastante rentáveis, o que fez seu nome crescer dentro da organização. Ele tem sido um lutador frequente nos eventos realizados em Abu Dhabi e Arábia Saudita e deverá estar presente também no UFC Qatar, que acontece no final de novembro.

Siga o UmDois Esportes