Alexandre Pantoja deu um salto no ranking peso-por-peso do UFC após fazer sua quarta defesa de título, mas para Renato Moicano, o campeão peso-mosca deveria estar ainda mais para cima.

Antes mesmo de a luta acontecer, quando o brasileiro ocupava a nona colocação no ranking geral, Moicano soltou o verbo em uma entrevista para o UmDois Esportes sobre o ranqueamento e a carreira de Pantoja.

“Para mim, o Pantoja deveria estar, pelo menos, na frente do Dricus Du Plessis. O campeão mais dominante, quatro defesas de título. Foi o cara que mais bateu em adversários ranqueados no UFC inteiro. Ele já tinha batido em todo mundo na divisão antes de ser campeão, já varrido a divisão. Mas sinceramente? F***-se ranking!”, disparou o brasiliense.

Dos 15 nomes que estão no ranking peso-mosca, Pantoja já enfrentou e derrotou seis —alguns mais de uma vez, como Brandon Royval e Brandon Moreno. Na visão de Renato, isso fala muito mais alto que o ranking peso-por-peso.

“Ranking não quer dizer nada, não. O que quer dizer é popularidade, dinheiro, exposição. O Pantoja vai ganhar muito dinheiro nesse pay-per-view. Está com a boa exposição, Semana Internacional da Luta. Eu acho que o problema do Pantoja é a categoria, essa categoria sempre foi assim”, explicou Moicano.

Alexandre Pantoja no UFC 317. Foto: Divulgação/UFC
Alexandre Pantoja no UFC 317. Foto: Divulgação/UFC

O salto de Pantoja no ranking

Depois de finalizar Kai Kara-France na luta co-principal do UFC 317, Pantoja deu um salto da nona para a quinta colocação no ranking peso-por-peso —atrás de Dricus Du Plessis. Essa foi a quarta defesa do título peso-mosca, que ele conquistou em julho de 2023.

Mesmo com o salto, no entanto, Pantoja ainda fica atrás de atletas com menos defesas de cinturão; Merab Dvalishvili e Du Plessis fizeram duas defesas cada, enquanto Ilia Topuria fez apenas uma, mas conquistou o título em duas categorias diferentes e agora é o primeiro colocado.

Dos nomes acima do fluminense, apenas Islam Makhachev é campeão há mais tempo e tem o mesmo número de defesas, mas ele mesmo deixou seu título vago para subir de categoria e ainda não realizou a disputa do novo cinturão.

Siga o UmDois Esportes