O Oscar do MMA divulgou a lista de indicados às categorias na última segunda-feira (11) e uma ausência chamou atenção: Alex Poatan Pereira, que foi eleito o Lutador do Ano em 2024. Ainda assim, o Brasil marcou forte presença com nove indicações.
A premiação levará em conta os resultados dos indicados entre o período de 1º de julho de 2024 e 30 de junho de 2025. Ao todo, são 23 categorias. A The Fighting Nerds, que foi eleita Academia do Ano em 2024, está presente em cinco delas —inclusive a de melhor academia novamente.
Jean Silva aparece duas vezes, nas categorias Revelação do Ano e Finalização do Ano (contra Bryce Mitchell). Maurício Ruffy concorre ao Nocaute do Ano (contra King Green) e Pablo Sucupira vem como Treinador do Ano.
Outro destaque brasileiro que aparece na lista de indicados pelo segundo ano consecutivo é Alexandre Pantoja, que realizou duas defesas de cinturão dentro do período, com duas vitórias por finalização. Dono do cinturão peso-pena desde 2022, ele é o campeão mais antigo entre os atuais do UFC e concorre novamente ao prêmio de Lutador do Ano —o principal do Oscar.
LEIA TAMBÉM:
- UFC vende direitos de transmissão por mais de R$ 40 bilhões e terá nova casa
- Ingressos do UFC Rio 2025: Quanto custa e onde comprar

Natália Silva, por sua vez, concorre na versão feminina da principal categoria; ela foi indicada a Lutadora do Ano com duas vitórias no período, sendo uma sobre a ex-campeã peso-mosca Alexa Grasso. Isso fez com que ela saltasse para a primeira colocação no ranking.
Em uma das categorias mais inusitadas vem Raoni Barcelos, que concorre como Zebra do Ano após derrotar a sensação Payton Talbott, favorito em todas as casas de aposta para vencer o duelo. Encerrando a participação brasileira, Everton Oliveira, da American Top Team, concorre na categoria Instrutor do Ano. Essa é a equipe de nomes como Pantoja e Renato Moicano.
Indicados ao Oscar do MMA 2025
Confira abaixo a lista de categorias e cada um de seus indicados:
- Lutador do Ano: Magomed Ankalaev, Alexandre Pantoja, Ilia Topuria, Merab Dvalishvili e Gadzhi Rabadanov.
- Lutadora do Ano: Kayla Harrison, Natália Silva, Dakota Ditcheva, Jasmine Jasudavicius e Valentina Shevchenko.
- Revelação do Ano: Jean Silva, Sean Brady, Reinier de Ridder, Dakota Ditcheva e Joshua Van.
- Lutador Internacional do Ano: Dricus du Plessis, Reinier de Ridder, Jack Della Maddalena, Phil de Fries e Paddy Pimblett.
- Luta do Ano: Jack Della Maddalena vs Belal Muhammad, Usman Nurmagomedov vs Paul Hughes, Esteban Ribovics vs Daniel Zellhuber, Nazim Sadykhov vs Nikolas Motta e Joshua Van vs. Brandon Royval.
- Nocaute do Ano: Maurício Ruffy em Bobby Green, Shara Magomedov em Arman Petrosyan, Gustavo Oliveira em Anas Azizoun, Roberto Soldic em Saygid ‘Dagi’ Arslanaliev e Fares Ziam em Matt Frevola.
- Finalização do Ano: Jean Silva em Bryce Mitchell, Khamzat Chimaev em Robert Whittaker, Virna Jandiroba em Amanda Lemos, Paddy Pimblett em Bobby Green e Stevie Ray em Lewis Long.
- Virada do Ano: Jared Cannonier vs Gregory Rodrigues, Gabe Green vs Matheus Camilo, Toshiomi Kazama vs Charalampos Grigoriou, Gerald Meerschaert vs Edmen Shahbazyan e Phil Rowe vs Ange Loosa.
- Zebra do Ano: Raoni Barcelos vs Payton Talbott, Reinier de Ridder vs Bo Nickal, Yuneisy Duben vs Shannon Clark, Gabriella Fernandes vs Wang Cong e Oumar ‘Reug Reug’ Kane vs Anatoly Malykhin.
- Treinador do Ano: Pablo Sucupira, Mike Brown, Khabib Nurmagomedov, John Wood e Mike Valle.
- Instrutor do Ano: Brandon Gallagher, Everton Oliveira, Heather Linden, Charles Hu Stull e Andrew Wood.
- Academia do Ano: Abdulmanap School, American Top Team, Syndicate MMA, The Fighting Nerds e Valle Flow Striking.
- Espírito de luta do Ano: Ben Askren, Jeff Brady (in memorian), Ryan Curtis, Adam Hicks e Francis Ngannou.
- Comentarista do Ano: Brendan Fitzgerald, John Gooden, Jon Anik, Michael Schiavello e Sean O’Connell.
- Analista do Ano: Dan Hardy, Din Thomas, Michael Bisping, Paul Felder e Laura Sanko.
- Árbitro do Ano: Herb Dean, Jason Herzog, Mike Beltran, Marc Goddard e Mark Smith.
- Ring girl do Ano: Red Dela Cruz, Kasia Kejsi, Nikola Uhlirova, Brookliyn Wren, todas as oito ring girls do Noche UFC.
- Dirigente do Ano: Dana White, Ed Soares, Graham Boylan, Nobuyuki Sakakibara e Peter Murray.
- Organização do Ano: Rizin, LFA, Cage Warriors, PFL e UFC.
- Personalidade do Ano: Bruce Buffer, Chael Sonnen, Daniel Cormier, Joe Rogan e Nina Drama.
- Programa de MMA do Ano: Contender Series, JAXXON Podcast, The Anik & Florian Podcast, The Ariel Helwani Show e The Ultimate Fighter.
- Mídia especializada do Ano: MMA Fighting, ESPN, MMA Junkie, Sherdog e Uncrowned.
- Jornalista do Ano: Mike Bohn, Aaron Bronsteter, Ben Fowlkes, Ariel Helwani e Damon Martin.