A lutadora Mackenzie Dern acaba de escrever seu nome na história do UFC. Com uma atuação impecável no octógono, a brasileira conquistou o cinturão peso-palha e confirmou o que muitos já sabiam: a brasileira-americana é uma das atletas mais talentosas do MMA mundial.
Nascida nos Estados Unidos, mas criada entre seu país natal e o Brasil, Mackenzie é filha do lendário faixa-preta Wellington “Megaton” Dias, referência mundial no jiu-jítsu. Desde cedo, ela mostrou talento para a arte suave, e não demorou para se tornar um dos maiores nomes do grappling feminino.
Antes de brilhar no MMA, Mackenzie acumulou títulos em praticamente todas as competições importantes do jiu-jítsu. Ela foi campeã mundial pela IBJJF, conquistou o ADCC, o torneio mais prestigiado do esporte, e chegou a ser considerada a melhor faixa-preta do mundo.
LEIA TAMBÉM:
- Ranking do UFC: Veja a lista completa de todas as categorias
- UFC fecha acordo histórico para transmissões em 2026
- Jon Jones aceita desafio e quer superluta com Alex Poatan na Casa Branca
A transição para o MMA aconteceu em 2016, e rapidamente Mackenzie chamou a atenção pela combinação rara de carisma, técnica refinada e agressividade dentro do cage. Foram cinco vitórias consecutivas até chegar ao UFC em 2018.
Pelo maior evento de MMA do mundo, Mackenzie venceu duas consecutivas, até perder a primeira na carreira para a mineira Amanda Ribas. Depois do tropeço ela embalou quatro triunfos seguidos. Na sequência, ela alternou bons e maus resultados. Até chegar ao cinturão, conquistado no último fim de semana, diante de Virna Jandiroba, Mackenzie havia conquistado dois triunfos seguidos.
A vida pessoal de Mackenzie Dern
Mackenzie Dern é mãe da pequena Moa, de seis anos, fruto do seu relacionamento conturbado com o surfista brasileiro Wesley Santos. Em 2023, a lutadora revelou ter sido vítima de abuso físico e psicológico em seu casamento.
“Fui entendendo que fui uma vítima de abuso. Você não tem noção, acha que abuso é só bater, uma coisa extrema, que você vai para o médico, que você vai à polícia – e já teve polícia envolvida. Eu, como lutadora, jamais pensei que seria vítima de abuso, que ficaria presa em alguma coisa tóxica, desse ponto de não conseguir sair. Muitas pessoas não acreditavam que eu, uma lutadora, que sei me defender, poderia estar em uma situação dessas”, disse a atleta em entrevista na ocasião.

“Se eu conseguir inspirar mulheres a saírem de relações tóxicas, eu vou falar. Isso pode dar coragem para muitas que estão lá e não conseguem sair”, completou Mackenzie.
No ano passado, já quando estava se relacionando com o lutador Antônio Trocoli, Mackenzie acabou ficando no meio de uma briga entre ele e o seu ex-marido. Na ocasião, Trocoli chegou a ser detido.