Após Charles “do Bronx” Oliveira afirmar que Dan Hooker teria recusado enfrentá-lo no UFC Rio, em 11 de outubro, o neozelandês decidiu se pronunciar —e aproveitou para provocar também.
O sexto colocado no ranking dos leves já vem desafiando o brasileiro há alguns meses, mas a luta na capital fluminense ficou para Rafael Fiziev, que ocupa o décimo lugar. Charles alegou que Hooker é um dos que sempre o desafiam, mas “na hora do vamos ver”, foge.
“Ele disse que me ofereceram uma luta com ele em outubro no Brasil, e que eu recusei. Nunca me ofereceram. Você acha realmente que foi assim aquela ligação? Você acredita, de coração, que eu recebi uma ligação do UFC dizendo: ‘Você quer enfrentar um semiconsciente Charles Oliveira em oito semanas?’. E eu disse: ‘Ah não, estou com medo do corpo sem vida de Charlie Olives flutuando ao redor do octógono’. Não foi assim que aconteceu. Nunca me ofereceram essa luta”, declarou Dan, em entrevista ao Sky Sports, da Nova Zelândia.
Nas provocações, o neozelandês estava se referindo ao nocaute sofrido por Charles no final de junho durante o primeiro round da luta contra Ilia Topuria, que valia o cinturão da categoria.
“Eu nem consigo imaginar por que ele vai lutar em outubro. Quem assistiu a última luta dele, viu a nuca dele quicar no chão como uma bola de basquete. Isso não faz o menor sentido. É sério? Como um fã, eu nem consigo ver alguém querendo fazer essa luta acontecer contra um cara como Fiziev”, completou.
Por que Dan Hooker não vai lutar no UFC Rio?
Como sexto colocado e alguém que não perde a chance de desafiar Oliveira, faria muito mais sentido trazer Dan Hooker do que Rafael Fiziev para lutar no UFC Rio. O brasileiro, no entanto, explicou que a maioria dos nomes do topo da categoria não aceitariam esse confronto.
O próprio Hooker, por sua vez, afirmou que tem ordens médicas para voltar a lutar apenas em novembro, convenientemente um mês depois do card no Brasil, por causa de uma lesão na mão.
“Preciso de autorização médica para minha mão. Fui ao cirurgião, e ele não me liberou para outubro, me liberou para novembro”, afirmou.
O neozelandês tinha uma luta marcada com Justin Gaethje para o UFC 313, em março, mas precisou se retirar depois de sofrer uma fratura na mão esquerda durante um treino, passando até por cirurgia. A última vez que Dan Hooker entrou no octógono foi em agosto de 2024, quando derrotou Mateusz Gamrot por decisão dividida.