Charles ‘do Bronx’ Oliveira sofreu uma dura derrota ao ser nocauteado ainda no primeiro round por Ilia Topuria no UFC 317, que aconteceu sábado (28). A luta era válida pelo cinturão peso-leve da organização.
Ainda na mesma noite, o brasileiro apareceu nas redes sociais para agradecer o carinho e apoio dos fãs e avisar que estava fisicamente bem, além de pedir desculpa pelo resultado. Já no domingo (29), o ex-campeão fez um breve desabafo.
“São muitos anos fazendo o que eu amo. Essa noite não foi como queríamos, mas faz parte, é como Deus queria. Estou bem, só com alguns pontos, mas faz parte. Obrigado, de coração, a todos pela energia, torcida e carinho comigo. Vou voltar para casa e ver qual [será] o próximo passo”, escreveu ele, em seu perfil no Instagram.
My apologies.
— Charles 'DoBronxs' Oliveira (@CharlesDoBronxs) June 29, 2025
Oliveira foi campeão da categoria entre 2021 e 2022, tendo realizado duas defesas, mas o próprio UFC retirou o título quando ele não bateu o peso antes de enfrentar Justin Gaethje no UFC 274 —a balança de pesagem oficial mostrou 200g acima dos 70,3 kg permitidos em uma disputa de cinturão peso-leve.
Após vencer a luta, o título ficou vago e foi disputado entre ele e Islam Makhachev, em outubro de 2022. O russo venceu a luta por finalização no segundo round e se manteve como campeão peso-leve até decidir subir de categoria, há pouco mais de um mês, deixando o cinturão vago.
Os próximos passos de Charles do Bronx
Ilia Topuria e Charles Oliveira no UFC 317. Foto: Icon sport
Com a derrota para Topuria, Charles terá que voltar para o fim da fila para o posto de desafiante do cinturão peso-leve. Com isso, restam dois caminhos; um deles é enfrentar algum nome do topo da categoria, como Justin Gaethje ou até uma revanche com Arman Tsarukyan.
A outra opção seria disputar o cinturão BMF com Max Holloway, mas para isso, o brasileiro talvez tenha que esperar até o próximo ano, já que o havaiano vai defender o título diante de Dustin Poirier no UFC 318, marcado para o dia 19 de julho.
Aos 35 anos, o brasileiro nunca falou em aposentadoria; seu plano era recuperar o título peso-leve para depois, quem sabe, subir para a divisão dos meio-médios. Ainda sem o título em mãos, Charles e sua equipe terão que avaliar qual será o melhor caminho para sua carreira.
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7, passou pelo Quinto Quarto até chegar ao UmDois Esportes, em junho de 2024. No site, é responsável pela cobertura de lutas, especialmente de eventos de UFC e boxe.