A categoria peso-pesado do UFC ganhou um nome de destaque, que pode mexer no ranking nos próximos meses. O brasileiro Marcus Buchecha, 35 anos, multicampeão no jiu-jítsu, faz a sua estreia no Ultimate neste sábado (26), em Abu Dhabi, contra Martin Buday.
Em apenas quatro anos no MMA, o paulista já acumulou cinco vitórias e perdeu apenas uma vez. Todos os confrontos foram pelo One, tradicional evento japonês.
LEIA TAMBÉM:
- Do Bacacheri para o topo do mundo: Shogun revela como saiu do anonimato para se tornar lenda do MMA
- Wanderlei Silva: O “gordinho” que virou estrela no Japão e no UFC
- Como Rudimar Fedrigo transformou Curitiba na capital mundial da porrada
- Como Cristiano Marcello quebrou paradigmas e revolucionou o jiu-jítsu na Chute Boxe
Porém, a pequena quantidade de lutas estavam deixando o atleta insatisfeito. Com o término do seu contrato com o One, veio o convite do UFC e a realização de um sonho para o brasileiro.
“Eu precisava desse desafio, já tinha ganhado bastante coisa no jiu-jítsu e precisava dessa transição para o MMA. Acredito que a minha trajetória até aqui foi boa e agora é passo a passo. Não posso falar em cinturão do UFC já, mas é degrau por degrau para um dia chegar lá”, disse o atleta ao UmDois Esportes.
Apesar da mudança de modalidade, o brasileiro, conhecido pelo seu jogo de chão, deve ter a arte suave como grande caracaterística no UFC. “Todo mundo sabe o que eu estou fazendo. Estarei lá para representar o jiu-jítsu”, frisa.

Buchecha teve grande desafio e contou com ajuda de curitibano
Marcus Buchecha ressalta que o seu principal desafio no MMA foi justamente a mistura de todas as artes marciais. Acostumado com o jogo de chão, o paulista contou com a ajuda de um curitibano para afiar a luta em pé.
“O Katel é um grande parceiro. Ele me ensinou tudo da luta em pé, como andar no octógono, bloquear, golpear. Desde que eu entrei na academia ATT, ele tem me ajudado bastante”, ressalta o brasileiro.
O curitibano Katel Kubis é um dos principais treinadores de MMA da tradicional equipe American Top Team (ATT), nos Estados Unidos.
UFC
26 de julho de 2025, às 13h (de Brasília), em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)
CARD PRNCIPAL:
Peso-médio: Robert Whittaker x Reinier de Ridder
Peso-pena: Aaron Pico x adversário a definir
Peso-galo: Petr Yan x Marcus McGhee
Peso-galo: Said Nurmagomedov x Bryce Mitchell
Peso-médio: Shara Magomedov x Marc-André Barriault
CARD PRELIMINAR:
Peso-meio-pesado: Nikita Krylov x Bogdan Guskov
Peso-palha: Tabatha Ricci x Amanda Ribas
Peso-meio-médio: Muslim Salikhov x Carlos Leal
Peso-meio-pesado: Ibo Aslan x Billy Elekana
Peso-mosca: Asu Almabayev x Jose Ochoa
Peso-pesado: Martin Buday x Marcus Buchecha
Peso-pena: Mohammad Yahya x Steven Nguyen
Peso-médio: Davey Grant x Da’Mon Blackshear