A 33ª temporada do The Ultimate Fighter (TUF) começa na noite desta terça-feira (27), com o brasileiro Rodrigo Sezinando como um dos participantes do reality show e os ex-lutadores Daniel Cormier e Chael Sonnen como técnicos dos dois times. O programa está completando 20 anos.
Aos 27 anos, Rodrigo vive no Canadá e já foi campeão de duas categorias do Battlefield Fight League, liga de MMA canadense. A oportunidade de entrar para o elenco do TUF 33 veio através de inscrição, mas seu nome também já estava sendo sondado para o Dana White Contender Series.
“Foi algo muito especial. Meu foco total estava no Contender, mas aconteceu de outra forma. Fazer parte doe reality show, daquela vibe de lutadores… Eu fiquei muito feliz com essa oportunidade, foi a melhor experiência da minha vida até hoje”, disse, em entrevista ao UmDois Esportes.
Veja também:
+ Como Cristiano Marcello quebrou paradigmas e revolucionou o jiu-jítsu na Chute Boxe
++ Cristiano Marcello relembra surra em gringo nos bastidores do Pride
O programa foi gravado em Las Vegas, onde os lutadores participantes ficaram confinados em uma casa. Como já mora no Canadá há alguns anos, a convivência em outros idiomas não foi uma barreira para Sezinando —mas não deixou de ser um desafio estar lá.
“A casa faz você ficar meio louco, sabe? Imagina mudar sua rotina da noite para o dia, com uma câmera 24/7 com você e outros 15 atletas que você nunca viu na vida. Cada um tem seus costumes, seu tempo. Eles fazem isso para que realmente as pessoas vejam quem é você no dia-a-dia”, contou ele.
Inspiração em José Aldo
Rodrigo começou sua carreira no MMA em 2020; seu cartel conta com nove lutas, sendo oito vitórias —sete pela via rápida— e apenas uma derrota. Mas sua introdução no mundo da luta aconteceu através do jiu-jítsu, com o objetivo de perder peso, e acabou pegando gosto pela competição.
Ao se formar em faixa preta aos 19 anos, o brasileiro começou a fazer a migração para o MMA e começou a treinar na Nova União, mesma equipe de José Aldo, que hoje é sua maior inspiração no esporte.
“José Aldo, para mim, é um dos maiores ídolos. Fiquei surpreso [com a aposentadoria], porque eu vi aquela luta e vi ele ganhando, mas os juízes viram outro resultado. Fiquei um pouco triste, ele merecia essa vitória. Mas ele já fez muito por nós, então está na hora de começar a fazer por ele”, refletiu Sezinando.
Com o Brasil nos holofotes do UFC, Rodrigo, que luta na categoria meio-médio, sabe que é um ótimo momento para entrar na organização, principalmente tendo um estilo de luta mais explosivo. E o atleta já pensa até mesmo em deixar sua marca no esporte.
“Espero poder ser o primeiro brasileiro campeão do meio-médio, é o único cinturão que a gente nunca teve. Acho que posso chegar. Tem muita coisa para correr ainda, mas que seja eu o primeiro”, disse.
Onde assistir o The Ultimate Fighter
A 33ª edição do The Ultimate Fighter terá transmissão exclusiva no UFC Fight Pass; a assinatura custa a partir de R$ 29,90 mensais e tem também um plano anual. Novos episódios serão exibidos todas as terças, começando hoje (27), a partir das 23h15 (horário de Brasília).