A 27ª rodada do Brasileirão promete fortes emoções, com clássicos estaduais, confrontos diretos e brigas intensas tanto por vaga na Libertadores quanto pela permanência na Série A. Destaque para o Flamengo x Fluminense no Maracanã e o Palmeiras x Santos no Allianz Parque.
+Veja a tabela completa da Série A
Serão dois jogos no sábado (17), sete no domingo (18) e um na segunda-feira (19). Fiquem de olho nas escalações dos times antes das partidas e vamos aos palpites da rodada!
Você é cartoleiro? Então acesse o blog Dicas do Cartola FC e veja dicas, informações, escalações e tire todas as dúvidas sobre o game do Brasileirão!
Vamos aos palpites da 27ª rodada do Brasileirão 2022:
Sábado – 17/09
16h30 – Avaí x Atlético-MG – Placar: 1×1
Os clubes abrem a rodada em busca de uma vitória por objetivos distintos. O Avaí, 18º colocado, precisa vencer para se aproximar da saída da zona de rebaixamento. E o Atlético-MG, na sétima posição, quer acabar com a oscilação para colar no G6. O Leão da Ilha, porém, não vence há nove rodadas. Já o Galo defende a segunda melhor campanha como visitante, com cinco vitórias, seis empates e apenas duas derrotas.
19h – Botafogo x Coritiba – Placar: 1×1
As equipes fazem um confronto direto. O Botafogo é o 12º, com 31 pontos. E o Coritiba é o 16º, com 28 pontos. Se vencer, o Coxa deixa a zona de rebaixamento e ultrapassa o clube carioca. O jogo coloca frente a frente o segundo pior mandante e o pior visitante. O Bota tem três vitórias, quatro empates e seis derrotas em casa (33% de aproveitamento). E o Coxa tem dois empates e 10 derrotas fora (5%). O Coritiba terá desfalques importantes.
Domingo, 18/09
11h – Bragantino x Goiás – Placar: 2×1
Bragantino e Goiás fazem mais um confronto direto na 27ª rodada. Os paulistas estão na 11ª posição, com 33 pontos. E os goianos, no nono lugar, com 36 pontos. Apesar da pequena distância na tabela, as fases são distintas. O Bragantino não vence há seis rodadas. E o Goiás não perde há cinco partidas. O Esmeraldino, porém, não terá os atacantes titulares Dadá Belmonte e Vinícius. No primeiro turno, empate por 1 a 1 em Goiânia.
16h – Flamengo x Fluminense – Placar: 2×0
O Flamengo tem se mostrado um time imbatível. São 19 jogos de invencibilidade, com 15 vitórias e quatro empates. Assim, o Fla – que já é finalista da Copa do Brasil e da Libertadores – tenta encurtar a distância para o líder Palmeiras no Brasileirão. Já o Fluminense tem oscilado. São três vitórias, três empates e três derrotas nos últimos nove jogos, com a eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil. Apesar de ser clássico, o Fla carrega um claro favoritismo.
16h – Ceará x São Paulo – Placar: 2×1
Os clubes têm campanhas praticamente idênticas: seis vitórias, 13 empates e sete derrotas. O time paulista fica logo à frente, na 13ª posição, pelo saldo de gols (2 a 0). O Vozão não perde há quatro rodadas, mas tem a terceira pior campanha como mandante, com três vitórias em 13 jogos. O Tricolor tem vivido altos e baixos. Na Sul-Americana, é finalista. Na Copa do Brasil, vem de uma eliminação para o Fla. E, no Brasileirão, não vence há quatro rodadas.
18h – América-MG x Corinthians – Placar: 1×2
O América-MG ocupa o oitavo lugar e tenta manter o embalo para se firmar na parte de cima da tabela. O Coelho não perde há oito rodadas. O desafio do clube mineiro, porém, é grande. O Corinthians é o quinto colocado e chega embalado por uma vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense na semifinal da Copa do Brasil. Quem vencer ficará mais perto de uma vaga na Libertadores, até porque o atual G6 deve virar G8 e pode virar até um G9.
18h – Juventude x Fortaleza – Placar: 0x1
O Juventude tem 18 pontos e 98% de risco de rebaixamento. Precisaria vencer nove dos últimos 12 jogos para se salvar. Para piorar, o Juventude tem apenas duas vitórias em 13 jogos no Alfredo Jaconi. O Fortaleza – que já esteve na lanterna – vem de derrotas para Botafogo e Fluminense, mas, antes, somava cinco vitórias seguidas. O objetivo do Leão é retomar a boa fase para se afastar da ZR e entrar na zona de classificação da Sul-Americana.
18h30 – Palmeiras x Santos – Placar: 3×1
O Palmeiras tenta embalar após ter vencido o Juventude na rodada passada. Antes, o clube vinha de uma eliminação na Libertadores e de três empates seguidos no Brasileirão. Apesar dessa turbulência, o Verdão não perde há 13 rodadas na competição de pontos corridos e ostenta a quarta melhor campanha como mandante. Já o Santos tem apenas duas vitórias nas últimas 10 rodadas e vem de duas derrotas seguidas, causando a demissão do técnico Lisca.
19h – Athletico x Cuiabá – Placar: 2×0
O Athletico ostenta números positivos em casa. São sete vitórias, quatro empates e só uma derrota em 12 jogos na Baixada (69%). O Furacão ocupa o sexto lugar, com 43 pontos, e pode até alcançar a vice-liderança com uma combinação de resultados. Já o Cuiabá não ganha há quatro rodadas e precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento. O clube mato-grossense está na 17ª posição, com 26 pontos – o Coritiba, primeiro time acima da ZR, tem 28.
Segunda-feira, 19/09
20h – Atlético-GO 1×1 Internacional
O Atlético-GO vive uma queda livre, com três derrotas seguidas e só uma vitória nos últimos 13 jogos. Com isso, o Dragão já soma 11 rodadas dentro da zona de rebaixamento. E a distância para a saída da ZR já é de seis pontos. O Internacional, por sua vez, é o vice-líder e busca se firmar no G4 e se aproximar do Palmeiras. Para isso, o Colorado tenta manter a força como visitante – são quatro vitórias, seis empates e três derrotas fora (46%).