Foto de perfil de Cristian Toledo

Cristian Toledo

Ver mais
Despedida

Foi um privilégio ter estado com vocês

“O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa).
“O real não está no início nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa).| Foto: Pixabay
  • PorCristian Toledo
  • 28/01/2021 22:26

Uso, sem pedir permissão, a frase do Carneiro Neto para iniciar esse texto de despedida e de agradecimento. É minha última postagem aqui no UmDois Esportes, a minha casa nos últimos meses. Também me despeço da Tribuna do Paraná, minha casa por 17 anos em duas passagens. A partir de agora, vou me dedicar exclusivamente à RPC.

Lembro que, em dezembro de 2010, quando deixei a Tribuna para entrar no GRPCOM, então na 98FM, o ex-governador Paulo Pimentel, então dono do jornal, me disse que eu ainda voltaria. Ele acertou. Foram exatos sete anos, desde 2014, um período riquíssimo e inesquecível.

Tinha uma tarefa pedida pelo Rafael Tavares de Mello, meu colega na reportagem quando entrei no jornal, em 2000, e diretor de redação que me trouxe de volta. A Tribuna tinha que voltar a ser relevante.

Graças ao trabalho de excelentes jornalistas - Rafael Nascimento, Irapitan Costa, Luiz Ferraz, Daniel Piva, Miguel Locatelli, Rodrigo Sell, Eduardo Luiz, Edílson Pereira, Thais Skodowski, Gisele Rech, Jorge Luiz da Silva, Gustavo Marques, Roberson Januzzi, Roger Pereira, Francine Lopes, Carlos Bório, Ricardo Brejinski, Diogo Souza, Guilherme Moreira, Luciano Balarotti e Juliana Fontes (e os saudosos Nelson Comel e Levi Mulford) - chegamos lá.

Fizemos a travessia para o ambiente online - naquele longínquo 2014, nosso foco era apenas a edição impressa. Voltamos a viajar, acompanhamos Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, UFC, rodamos o País e o continente. Piramos com o podcast De Letra. E depois partimos para outra jornada, a junção de esforços com a equipe da Gazeta do Povo, formando um só time aqui no UmDois.

Deixo esse projeto com a certeza de que ele tem tudo para durar. Bem conduzido, com ótimos profissionais e abrindo horizontes, o UmDois Esportes seguirá firme e cada vez mais forte.

Futuro

Parto para outro desafio, como editor-chefe do Globo Esporte, a partir desta segunda-feira (1). É uma honra enorme e também uma responsabilidade enorme a de suceder caras como Paulinho Rosa, Cadu Guimarães e Rogério Tavares. Sei que tenho ao meu lado um time de primeiríssima, com Janaína Castilho, Nadja Mauad, Raphaella Potter, Thiago Ribeiro, Lucas Kotovicz, Rafael Les, Guilherme Gouveia e a nossa Juliana Fontes, que em breve se junta à gente na RPC.

Eles é que são as principais figuras. Aos poucos, vou submergindo, aparecendo menos, porque meu papel é criar condições para que cada um deles produza tudo que a capacidade deles permite. Acredito demais neles, no jornalismo esportivo e no conteúdo local (às vezes 'localizado', dando nosso olhar para o mundo).

Obrigado

Precisaria de muito mais espaço para agradecer a todas as pessoas que me ajudaram desde que comecei essa estrada há 25 anos até chegar aqui. Minha família, minha segurança. Meus amigos mais próximos, meus parceiros de Tribuna e De Letra, vocês sabem quem são e sabem como sou grato.

Agradeço também a quem me comandou, porque dos exemplos e das lições de cada um deles me moldei: Capitão Hidalgo, Osires Nadal, Armindo Berri, Carlos Roberto Tavares (Charles), Mussa José Assis, Francisco José Zerbeto Assis, Altair Santos, Ivete Azzolini, Valdir Cruz, Carlos Delgado, Alexandre Zraik, Marcelo Dias Lopes, Marçal Dias Jordan, Wilson Serra, Luciana Marangoni, Cadu Guimarães, André Pugliesi e Rogério Tavares.

E em especial a quatro deles: Luiz Augusto Xavier, que apostou que o repórter de rádio podia escrever em jornal; Marcelo Ortiz, que acreditou no apresentador para ser comentarista; Rafael Tavares, que confiou no comentarista para ser gestor; e Eduardo Abilhoa, que me incumbe de cuidar do Globo Esporte.

Pra você, que me acompanhou nesse tempo todo, muito obrigado. Continuo na área - inclusive domingo tem futebol na RPC - e vamos juntos!

Participe da conversa!
0

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.